quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Semana "Póvoa de Lanhoso e a Biodiversidade"‏

Assinalando-se em 2011 o “Ano Internacional das Florestas”, com o tema “Floresta para Todos”, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, atenta à sustentabilidade do Concelho, propõe a semana “Póvoa de Lanhoso e a Biodiversidade” de 21 a 26 de Novembro. É uma semana cheia de actividades, que visa sensibilizar a população para a preservação da sua biodiversidade e dar a conhecer a realidade local ao nível, sobretudo, das boas práticas ambientais.

Neste sentido, aliando as comemorações do “Dia da Floresta Autóctone” (através do Movimento Plantar Portugal) à VI Semana Bio (promovida pela Interbio em termos nacionais), a Câmara Municipal promove a referida Semana, tendo como destinatários a população, em geral, e a população escolar, em particular.

Aderindo ao Plantar Portugal, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai dar continuidade à reflorestação de áreas ardidas e à realização de sementeiras de espécies autóctones com o objectivo de continuar o Banco de Árvores e que irão ser utilizadas futuramente nas reflorestações. As plantações serão dinamizadas nos dias 22, 23 e 25 de Novembro e, em conjunto com as sementeiras, são actividades comemorativas do “Dia da Floresta Autóctone”, contando com a colaboração das equipas Eco – Escolas, dos Clubes da Floresta e de alguns alunos que colaboraram no Projeto “As árvores são Nossas Amigas” dinamizado pelos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas do Ave. Ao nível do Movimento Plantar Portugal, há que salientar ainda que não tem fins lucrativos e que visa contribuir para a conservação da natureza, biodiversidade e uso racional dos recursos naturais, para o benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.

No que se refere à Semana Bio, este é o 6º ano consecutivo que a Câmara Municipal adere à iniciativa. Trata-se de uma actividade promovida no nosso país pela Interbio (Associação Interprofissional para a Agricultura Biológica), com o objectivo de promover acções de esclarecimento, sensibilização e promoção da Agricultura Biológica a nível nacional. No nosso concelho, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, consciente do seu papel educativo nesta área, promove esta Semana Bio, com diversas propostas.

De 21 a 25 de Novembro, realiza-se a actividade designada “Vamos Fazer Hortas Bio”, entre as 9h00 e as 12h00, nas hortas biológicas, em Calvos, sendo que quem quiser participar poderá sachar, semear, distribuir composto, ver como se cultivam os legumes em Agricultura Biológica. Não é necessária marcação prévia, basta comparecer.

Haverá ainda a possibilidade de provar chás e infusões bio. Assim, de 21 a 25 de Novembro, entre as 14h00 e as 17h30, haverá oferta de Infusões Bio no Bar Biológico, que existe no Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos; e, no dia 24 de Novembro, haverá a oferta de infusões de plantas aromáticas e medicinais biológicas para quem se dirigir à Praça Eng.º Armando Rodrigues, na Vila, entre as 9h00 e as 12h00. Esta proposta chama-se “Chá Bio É Para Todos”.

A semana propõe ainda o workshop “Vamos Podar As PAM”, no dia 26 de Novembro, das 14h30 às 17h30, junto ao Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos. Os participantes aprenderão algumas técnicas de poda de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM), assim como técnicas de multiplicação de algumas dessas mesmas plantas. Para além de poderem colaborar ativamente nas podas do canteiro das PAM, no final, poderão ainda levar estacas de várias espécies para poderem transplantar. A participação é gratuita, mas tem inscrição obrigatória para centro.ambiental@mun-planhoso.ptEste endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou gabio@mun-planhoso.ptEste endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou ainda através do telefone 253 632 790. Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário