segunda-feira, 30 de março de 2009
Morfologia e Processos Fluviais: o papel dos detritos lenhosos
Resumo em Português: A vegetação ripária, devido às condições fisiológicas de seus indivíduos, acaba por fornecer uma grande quantidade de material vegetal aos cursos fluviais. Diferentes autores têm proposto a utilização da expressão detritos lenhosos (wood debris) a todo o material de ori...
Autor: Andrey L. Binda & Adalto G. Lima
Ano: 2008
Idiomas do Documento: Português | Inglês
Link
domingo, 29 de março de 2009
Organização e Gestão - Engenheira(o) - Ocasião
Engenheira(o), Para admissão imediata, licenciado em engenharia agrónoma ou florestal, com experiência em avaliação e negociação de processos de aquisição de terrenos, constituição de servidão e expropriações. Boa apresentação, disponibilidade para viajar, conhecimentos de informática. Enviar CV com foto para email, Loures
Concelho Loures
DR 59 SÉRIE I de 2009-03-25
Assembleia da República
Estabelece o regime contra-ordenacional do Regulamento de Segurança de Barragens, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 344/2007, de 15 de Outubro
Portaria n.º 308/2009
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
Limita a pesca na albufeira do Alto Rabagão ou Pisões, no ano de 2009, à pesca apeada a partir da margem, estabelecendo medidas de protecção de captura de truta arco-íris em virtude dos danos causados pelo temporal que assolou a região de Montalegre a 23 de Janeiro de 2009 nas redes das estruturas flutuantes da truticultura em jangadas, autorizada à Quinta do Salmão, Comércio de Peixe, Lda.
sexta-feira, 27 de março de 2009
calendário venatório para 2009-2010
Define o calendário venatório para 2009-201
Homenagem a grande viatura
Petição para salvar milhares de Sobreiros.
Para ver e assinar petição;
http://www.peticao.com.pt/sobreiros
Colabore com a tentativa de preservação de milhares de sobreiros na Herdade dos Gagos em Paço dos Negros - Almeirim.
Há inúmeros lugares onde um estabelecimento prisional pode ser construído. Não há necessidade de abater milhares de sobreiros em 67Ha.
Assine e divulgue a petição. Todos somos poucos para defender o montado de sobro. A única actividade económica sustentável.
Semana da Floresta Mais um ano… Mais 900 crianças sensibilizadas para as questões ambientais
O núcleo regional da Quercus de Castelo Branco, em parceria com a Escola Superior Agrária de Castelo Branco, organizou entre os dias 16 e 20 de Março mais uma edição da “Semana da Floresta”.
Esta iniciativa contou com a participação de mais de 900 crianças de escolas dos Concelhos de Castelo Branco, Fundão e Oleiros, envolvendo ainda, na sua organização, dezenas de jovens: alunos do curso profissional de Gestão de Ambiente da Escola Secundária Nuno Álvares, do Instituto Politécnico de Castelo Branco (dos cursos de Eng.ª de Recursos Naturais e Ambiente e de Enfermagem Veterinária, da Escola Superior Agrária e do curso de Animação Cultural da Escola Superior de Educação), tendo contado também com a colaboração de docentes da ESA-CB e colaboradores da Quercus.
Esta acção decorreu, uma vez mais, no Parque Botânico da Escola Superior Agrária, espaço emblemático com cerca de 22 hectares, que resultou da recuperação de uma zona altamente degradada utilizada durante muitos anos como lixeira municipal, onde foram plantadas cerca de 6000 árvores e arbustos, englobando perto de 90 espécies diferentes, sendo hoje um agradável espaço de lazer aberto ao público.
Novas actividades aprovadas pelos participantes
Apostando na realização de actividades que têm sido casos de sucesso nas edições anteriores, tais como, o Atelier de Anfíbios, durante o qual se promoveu a desmistificação de todas as lendas relacionadas com estes animais, se deu a conhecer estas espécies, para além de se apresentarem formas de as proteger, e do Jogo dos Sentidos, que permitiu às crianças sentir o Parque recorrendo apenas ao tacto, à audição e ao olfacto, foram desenvolvidas novas actividades, promovidas em colaboração com diversas entidades, nomeadamente:
- O Grupo de Teatro Váatão, que brindaram as crianças com um atelier envolto de magia - “O Espírito da Floresta” - atelier de expressão dramática através do qual cada criança recriou e interpretou através de sons e gestos um elemento da floresta;
- Os Bombeiros Voluntários e o Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR (SEPNA) que alertaram para as situações que colocam a floresta em risco e de que forma podemos contribuir para a proteger.
- A Associação Pinus Verde, que organizou um jogo no terreno que permitiu avaliar os conhecimentos das crianças sobre os usos múltiplos da floresta
A Semana da Floresta em números
O objectivo desta actividade foi sensibilizar os alunos para a importância da floresta, promover atitudes e modificar comportamentos no uso dos recursos naturais, fortalecer a relação entre as crianças e o meio natural e alertar para a importância da gestão da floresta para salvaguardar a biodiversidade.
Para isso contamos com:
- 22 monitores que proporcionaram 86 horas de sensibilização ambiental;
- 40 guias que acompanharam as diferentes turmas ao longo da sua estadia no Parque Botânico;
- 900 alunos de 50 turmas de 21 escolas distintas.
Exposição “Semana da Floresta”
Deste evento resultou ainda a exposição “Semana da Floresta”, a decorrer no átrio da Biblioteca Municipal de Castelo Branco, composta pelos trabalhos dos alunos que participaram neste evento, assim como, por algumas fotos das actividades realizadas. Esta exposição ficará na Biblioteca até ao próximo dia 27 de Março e posteriormente estará no Instituto Português da Juventude em Castelo Branco.
Castelo Branco, 26 de Março de 2009
Quercus- Associação Nacional de Conservação da Natureza
Para mais esclarecimentos contactar:
Madalena Martins 966 484 942 do Núcleo Regional de Castelo Branco
cancro resinoso do pinheiro informação disponibilizada no site da afn
A Autoridade Florestal Nacional (AFN) disponibiliza informação na sua página alertando os Fornecedores de Materiais Florestais de Reprodução para para a existência de uma nova doença, o cancro resinoso do pinheiro, que é provocada por um fungo, a Gibberella circinata.
Com o objectivo de controlar e erradicar a doença, evitando assim a sua dispersão, a AFN esclarece sobre os procedimentos a adoptar, apresentando também algumas medidas preventivas.
Para mais informações na página da AFN clique aqui.
quinta-feira, 26 de março de 2009
O floresta do Interior no Biosfera
Fica o link e os parabéns ao biosfera pela publicidade, que continue a fazer bons programas como tem feito até ao momento.
http://arquivo.faroldeideias.com/arquivo_farol/index.php?programa=Biosfera&id=511
segunda-feira, 23 de março de 2009
Corticeira Amorim reconhecida como uma das empresas internacionais mais influentes a nível ambiental
A Corticeira Amorim é a única empresa portuguesa e a única produtora de vedantes a integrar o "Top 50 - Green List" da revista The Drinks Business, a mais prestigiada publicação profissional do sector vinícola e de bebidas do Reino Unido.
A publicação britânica reconheceu o compromisso da Corticeira Amorim na preservação dos montados de sobro e da biodiversidade, assim como pelo trabalho desenvolvido em matéria de pegada ambiental das rolhas, posicionando o líder mundial da cortiça como a 25º empresa mais influente de todo o sector vinícola a nível mundial.
A capacidade de influência das empresas seleccionadas junto dos consumidores internacionais, no que diz respeito a questões ecológicas e de sustentabilidade, foi o critério para a inclusão na contagem de The Drinks Business.
Foram também argumentos de relevo para a eleição a campanha "Save Miguel", o Relatório de Sustentabilidade, a actuação da Corticeira Amorim na promoção dos benefícios sustentáveis e ecológicos da cortiça e o trabalho desenvolvido em prol da Certificação Florestal.
"The Drinks Business" destacou particularmente a participação de centenas de milhares de consumidores na campanha internacional '"Save Miguel", promovida pela Corticeira Amorim e a adopção virtual de milhares de sobreiros pelos cibernautas, em resultado da promoção da campanha através da Internet.
A cadeia norte-americana Whole Foods Supermakets, a maior a nível mundial na venda de produtos orgânicos/health food, parceira da Corticeira Amorim na reciclagem de rolhas, também marcou presença na Green List.
A Corticeira Amorim apresentou o primeiro Relatório de Sustentabilidade do sector, em 2006, que foi distinguido pela Corporate Register como um dos três melhores do mundo na categoria "Openness & Honesty".
Um novo Portal ao serviço da Engenharia Florestal
Ordem dos Engenheiros lançou o seu Portal, procurando desta forma contribuir
para a discussão e debate dos temas de interesse para os profissionais do
sector. www.colegio-
<http://www.colegio-
Entre outras componentes o Portal apresenta o “Clipping” das notícias
diárias sobre assuntos de interesse para os florestais, brevemente teremos
também a componente de noticias próprias relativas a assuntos que mais
interesse despertam aos profissionais deste sector. Desta forma pede-se a
todos que colaborem com o envio de noticias e sugestões para melhorar os
serviços prestados através desta plataforma.
Saudações Florestais,
Conselho Regional de Engenharia Florestal – Região Sul
Ordem dos Engenheiros
Carlos Machado
Paula Soares
Paula dias
nemátodo da madeira de pinho tratamento de casca isolada de conífera
Na página da Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) estão disponíveis os requisitos técnicos para o tratamento térmico da casca isolada de coníferas para circulação intracomunitária, exportação para países terceiros e expedição para os Açores e Madeira.
Os operadores económicos em condições de cumprir com os requisitos técnicos deverão proceder ao pedido de inscrição no registo oficial.
Para mais informações na página da DGADR clique aqui.
Três percursos pedestres na Mata do Desterro
Pelo CISE, para assinalar o Dia Mundial da Floresta
Imprimir | Contacte-nos
O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) apresenta ao público um conjunto de três itinerários pedestres, criados na Mata do Desterro,
Os três percursos pedestres, com diferentes níveis de dificuldades, foram pensados para que os seus utilizadores possam apreciar a fauna e a flora do local. Além da apresentação dos itinerários, o CISE organiza no mesmo dia uma caminhada por um deles, com plantação e sementeira de árvores, e inaugura uma exposição de fotografia de ambiente. Patente no posto de turismo, a mostra é subordinada ao tema "Espaços Naturais da Região Centro". Já na véspera, as actividades são direccionadas para o público escolar, estando previsto um percurso pedestre com 250 crianças dos jardins-de-infância e da escola do 1º ciclo do ensino básico de S. Romão. Estes alunos, bem como todos os do concelho a frequentar os mesmos níveis de escolaridade, vão receber árvores e material didáctico oferecido pela Câmara. A ideia é sensibilizá-los para as questões ambientais e ainda dar-lhes a conhecer os principais habitats da Serra da Estrela. In o Interior
sábado, 21 de março de 2009
Nova Sondagem- Conhece o Forum Florestal
Sondagem- Vai a Expo Florestal
Parece que a organização tem que apostar um pouco mais na divulgação uma vez que ainda está empatadado quem desconhece o certame de quem afirma ir com 5 votos, 1 dizendo que não vai e 2 para a localização.
Se entra-sem no site iriam logo a ficar a saber onde ficava.
Em breve lançaremos outra sondagem.
VIVACI Guarda assinala o Dia Mundial da Floresta
sexta-feira, 20 de março de 2009
Feliz dia da árvore
Ministério impõe silêncio no abate dos pinheiros com infecções
Ana Fernandes
Os protocolos que foram assinados em Dezembro com as associações florestais para a marcação e eliminação de pinheiros-bravos, no âmbito do programa de acção de luta contra o nemátodo, inclui uma cláusula de sigilo sobre os dados.
O assunto foi revelado pelo PSD, que considera que a exigência é "inaceitável." O Ministério da Agricultura diz que esta é "uma norma habitual em processos de contratação em que estejam em causa questões sanitárias".
No texto do protocolo assinado entre o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, Autoridade Florestal Nacional (AFN) e associações, a cláusula quinta refere que "os dados resultantes da acção de erradicação são pertença do segundo outorgante [AFN], não podendo ser utilizados para qualquer outro fim que não o relato dos resultados à mesma, a não ser mediante solicitação e respectiva autorização escrita do mesmo segundo outorgante". Acrescenta ainda que "o segundo outorgante é também responsável pela apresentação pública e divulgação de resultados e metodologias, os quais não poderão ser apresentados ou divulgados sem que haja a aprovação".
As associações ficam impedidas de divulgar quantas árvores apresentam sintomas de declínio nas propriedades dos seus sócios nem quantas foram abatidas. A mesma cláusula constava nos protocolos estabelecidos com as federações florestais, mas estas contestaram e a disposição foi retirada.
Uma associação contactada pelo PÚBLICO não se tinha apercebido de que estava impedida de divulgar dados, mas disse-se mais preocupada com o facto de os planos de acção, que são apresentados pelas associações à AFN para aprovação, ainda não tenham sido validados pelo Estado.
Estes protocolos inserem no programa de acção nacional para o controlo do nemátodo da madeira do pinheiro. Recorde-se que a presença deste organismo foi pela primeira vez detectado na península de Setúbal em 1999 e, apesar das iniciativas que desde aí foram levadas a cabo, o problema espalhou-se para outras zonas do país, o que levou o Governo a declarar todo o território como infectado.
Através destes protocolos, assinados no início de Dezembro, as associações são apoiadas pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, através do Fundo Florestal Permanente, para que marquem todas as coníferas secas ou em declínio. As árvores com sintomas de declínio não têm necessariamente nemátodo mas são um foco para que este se espalhe, pelo que têm de ser abatidas e removidas. Estão abrangidas, além do pinheiro, abetos, cedros, tsugas, entre outras.
Paulo Rangel, do PSD, afirmou ao PÚBLICO que o seu partido irá entregar hoje um requerimento no Parlamento para pedir ao Governo esclarecimento sobre as razões deste sigilo. "É uma espécie de lei da rolha agrícola", critica o líder parlamentar.
"Não é compreensível que estejamos a tentar esconder o sol com uma peneira", adiantou Rangel. "É preferível assumir o que se passa do que tentar ocultar a verdade."
O social-democrata adiantou que houve algumas associações que não assinaram o protocolo por não concordarem com a cláusula. "Então só quem mantém o segredo é que é apoiado nesta luta", questionou. Ecosfera
Município de Coruche pede apoios urgentes para evitar o colapso do sector corticeiro
Concelho é o mais extenso do Ribatejo, com mais de 1100 quilómetros quadrados de área, e simultaneamente
o maior produtor mundial de cortiça
A Câmara Municipal de Coruche pede ao Governo que tome medidas urgentes para evitar o colapso do sector da cortiça, frisando que, se não forem auxiliadas pelo menos as pequenas e médias empresas, milhares de trabalhadores poderão ficar no desemprego. O presidente da edilidade sublinha que outros sectores da economia nacional sem o peso da cortiça foram ajudados nos últimos meses e que, por isso, será de toda a justiça que o Governo "dê a mão" às empresas, antes que fechem as portas.
Dionísio Mendes, eleito do PS, sustenta que a crise que afecta a indústria corticeira "atinge a montante os produtores, que não conseguem escoar a produção. Corre-se o risco de muitos nem sequer executarem a tiragem no próximo Verão, ou então que a cortiça continue por vender no mato, como já aconteceu em 2008", avisa o presidente, afirmando que, se não forem tomadas medidas rapidamente, "a fileira da cortiça entra em colapso".
O concelho de Coruche - o mais extenso do Ribatejo, com cerca de 1120 quilómetros quadrados - é o maior produtor mundial de cortiça e possui também algumas das maiores unidades industriais do sector, com capacidade para produzir mais de 10 milhões de rolhas por dia. A concorrência cada vez mais apertada de outros materiais e a crise económica generalizada têm afectado gravemente o sector, com parte dos produtores a sentirem enormes dificuldades para vender a cortiça em 2008 e os preços a registarem fortes quebras.
Cortiça por vender
A Câmara Municipal de Coruche, que, no final de Maio, vai lançar a 1.ª Feira Internacional da Cortiça (Ficor) e está a construir o Observatório do Sobreiro e da Cortiça, mostra-se muito preocupada com a situação, referindo que muitos produtores "continuam com cortiça empilhada no campo por vender, os trabalhadores rurais que executam a tirada da cortiça vêem o seu rendimento comprometido, os empresários têm dificuldades em vender e os contratos de trabalho não são renovados". Apesar de tudo, o município tem dos melhores registos regionais de evolução do número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e da Formação Profissional - contava com 1102 inscrições no final de Janeiro, mas as 139 novas inscrições de desempregados verificadas no primeiro mês do ano foram compensadas por 136 novas colocações.
"É imperativo publicitar a cortiça, através de uma boa campanha mundial, e vulgarizar a cortiça em diferentes utilizações, que podem ir da moda ao mobiliário", sustenta Dionísio Mendes, considerando que Portugal tem que definir uma estratégia multidisciplinar e concertada, "tendo sempre presente que a rolha é a principal mais-valia e todas as outras utilizações vêm por arrasto. O marketing e promoção devem ter isto em consideração e atacar em força os principais mercados internacionais vitivínicolas".
PÚBLICO.PT
Ministério do Ambiente quis classificar o eucalipto como espécie invasora
PÚBLICO
O Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) preparou uma proposta para classificar o eucalipto, que hoje ocupa mais de um quarto da floresta portuguesa, como espécie invasora. No entanto, há cerca de um mês abandonou a proposta sem revelar os motivos, noticia hoje a TSF.
A proposta de decreto-lei do ICNB, a que a rádio teve acesso, propunha a classificação do eucalipto, árvore originária da Austrália, como espécie invasora ou com risco ecológico e impunha várias restrições ao seu uso.
Fonte oficial do ICNB ouvida pela TSF confirmou a existência da proposta mas garantiu já ter sido abandonada. Não foram dadas justificações para esta decisão.
Actualmente, o eucalipto ocupa 830 mil hectares, ou seja, 26 por cento da floresta portuguesa, segundo um estudo feito pela Liga para a Protecção da Natureza (LPN) a pedido da Autoridade Florestal Nacional. A área ocupada é já superior à área do pinheiro-bravo ou do sobreiro. Joaquim Sande Silva, da Escola Superior Agrária de Coimbra e coordenador do estudo, considera que esta é uma situação “preocupante e vergonhosa”. O especialista salienta que esta árvore, originária “do outro lado do mundo”, “nada tem a ver com as paisagens, tradições, natureza e ecossistemas locais”.Ecosfera
Celebre o DIA DA ÁRVORE e envie uma árvore ao seu amigo
O Dia da Árvore é um dia simbólico para a Floresta!
Ajude na divulgação do papel e importância da protecção da nossa floresta!
Envie uma árvore a um amigo!
Veja como em http://www.forumflorestal.com/cartoes
Susana Brígido
Coordenação Técnica
FÓRUM FLORESTAL - Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa
susana.brigido@
Tlm.: +351 968 627 755
No Dia da Árvore, Quercus Selplus associam-se para plantar cerca de 4.400 plantas autóctones
A QUERCUS e a SELPLUS pretendem, através deste apoio à plantação de espécies autóctones, contribuir para a adopção de atitudes e comportamentos ambientalmente adequados, tendo em vista a preservação e valorização da floresta.
Esta iniciativa insere-se no programa "Criar Bosques, Conservar a Biodiversidade", da Quercus, que visa criar e cuidar de bosques de espécies autóctones (árvores e arbustos originais da flora portuguesa). A SELPLUS, ao associar-se ao estes programa, pretende fomentar a plantação de várias espécies autóctones, e iniciar um processo de redução e compensação da sua pégada ecológica através de uma colaboração activa com a Quercus.
A plantação, aberta à participação de voluntários, decorrerá, principlamente na Azambuja, num antigo Viveiro Florestal que passará a partir de agora a ser uma área florestal. Este acção, envolverá colaboradores da Quercus e colaboradores, fornecedores e clientes da Selplus, bem como alguns escuteiros do CNE, que se quiseram associar a iniciativa.
São parceiros deste , a AFN, Autoridade Florestal Nacional, o ICNB – Instituto de Conservação da Natureza, o Corpo Nacional de Escutas, e tem o Alto Patrocínio de sua Exa. o Presidente da Républica.
Assim, no dia 21 de Março, o principal decerca de 4.400 árvores e arbustos autóctones, a qual está igualmente prevista para outros http://www.condominiodaterra.org/criarbosques/plantacoes.html
As espécies a plantar são: sobreiro (Quercus suber),freixo (Fraxinus angustifolia)
Lisboa, 21 de Março de 2009
1° Congresso Brasileiro sobre Florestas Energéticas
O prazo para envio de trabalhos a serem apresentados como contribuição oral ou pôster foi prorrogado para 30 de março.
As normas para submissão estão disponíveis no site: www.florestasenerge
Não perca a oportunidade de enviar o seu trabalho. Inscrições com desconto também até o dia 30 de março.
Informações:
www.florestasenerge
florestasenergetica
(43)3025-5223
A FNAPF na ExpoFlorestal nos dias 20, 21 e 22 de Março
O programa pode ser consultado em http://groups.
Agradecemos desde já a Vossa atenção.
www.expoflorestal.
Com os melhores cumprimentos,
--
FNAPF - Federação Nacional das Associações de Proprietários Florestais
Avenida do Colégio Militar, Lote 1786 - 5.º Andar
1549-012 Lisboa
Tel: (+351) 217 100 031
Fax: (+351) 217 100 074
e-mail: fnapf.geral@
quinta-feira, 19 de março de 2009
*Centro Ciência Viva de Bragança* | 19 de Março de 2009
Dia 21 de Março, o Centro Ciência Viva vai comemorar o Dia Mundial da
Floresta, propomos-lhe que venha ter connosco e juntos daremos oportunidade
a uma árvore crescer.
*Local:* Edifício principal do Centro Ciência Viva de Bragança
*Hora:* 16:00h Plantação de árvores nas imediações do Centro
Visite este espaço e oferecemos-lhe uma árvore. Dia Mundial da Poesia
Dia 21 de Março é o Dia Mundial da Poesia e pretendemos celebrá-lo
organizando uma projecção de poemas onde se faz a ligação entre a poesia e a
ciência. Os autores homenageados são António Gedeão e Regina Gouveia, entre
outros autores de ciência na poesia.
Apareça no Edifício Principal do Centro Ciência Viva de Bragança, tome um
café e aprecie a leitura. A projecção decorre nos dias 21 e 22 de Março, das
11:00h às 19:00h. Casulo das Histórias
As histórias com ciência regressam ao Centro Ciência Viva de Bragança. Um
Casulo se abre para de lá saírem as histórias repletas de personagens
cativantes.
Sendo o mundo das crianças, um mundo repleto de fantasia, vamos colori-lo um
pouco mais com fascinantes pinceladas de conteúdo científico.
*Título:* "A árvore generosa" de Shel Silverstein
Uma história sobre o amor incondicional de uma árvore por um pequeno
rapaz...
Uma história para relembrar a importância da natureza e o egoísmo e
consumismo do Homem...
Uma história para reflectir o que é realmente importante ao longo da Vida...
*O quê?* Histórias infantis com ciência.
*Onde?* Auditório da Casa da Seda
*Quando?* 21 de Março.
*A que horas?* 15:00h no Auditório da Casa da Seda
*Quem?* Crianças dos 4 aos 12 anos.
*A participação nesta actividade não está sujeita a inscrição.
A Entrada é Livre. *
Mais informações em:
Centro Ciência Viva de Bragança
Rua do Beato Nicolao Dinis
5300-130 Bragança
Telefone: 273 313 169/273 382 207
Fax: 21 351 66 03
E-mail: info@braganca.
Documentário da BBC sobre Montados de Sobro em Portugal
ACÇÃO DE FORMAÇÃO Nemátodo da Madeira do Pinheiro e Insecto Vector
As inscrições estão abertas até dia 17 de Abril e são limitadas a 50 participantes.
CARGA HORÁRIA
Regime laboral de 8 horas (das 9:00h às 18:00h):
6 horas em sala
2 horas em visita de campo e laboratório
O programa, a ficha de inscrição e outras informações podem ser consultadas em http://fnapf.
OBJECTIVOS:
Esta acção de formação tem como objectivo geral a aquisição ou reciclagem de conhecimentos relacionados com o Nemátodo da Madeira do Pinheiro (NMP), o seu insecto vector (Longicórnio do Pinheiro) e a doença do NMP.
Os participantes irão ainda:
• Conhecer os riscos e consequências da doença do NMP em Portugal;
• Observar e identificar material infectado pela doença do Nemátodo da Madeira do Pinheiro;
• Conhecer o Método de identificação e quantificação do NMP utilizando anticorpos monoclonais;
• Conhecer os mecanismos e as estratégias disponíveis para o controlo do NMP e do Longicórnio do Pinheiro.
DESTINATÁRIOS
Profissionais e estudantes que pretendem adquirir ou aprofundar conhecimentos sobre:
• O Nemátodo da Madeira do Pinheiro;
• O seu Insecto Vector, Longicórnio do Pinheiro;
• A doença do NMP;
• Os métodos de amostragem e identificação;
• As estratégias de combate e controlo da doença.
Técnicos de Organizações de Produtores e Proprietários Florestais, de Gabinetes Técnicos Florestais e de outras entidades relacionadas, Públicas ou Privadas.
FORMADORES
Prof.ª Doutora Isabel Abrantes
(IMAR-CIC, Dep. Zoologia, U. Coimbra)
Doutor Edmundo Sousa (INRB, ex-EFN)
Doutor Pedro Naves (INRB, ex-EFN)
Prof.ª Doutora Teresa Vasconcelos
(Dep. Ciências Exactas e do Ambiente, ESAC)
Prof.ª Doutora Paula Morais
(Instituto do Ambiente e Vida, U. Coimbra)
Doutor Luís Fonseca
(IMAR-CIC, Dep. Zoologia, U. Coimbra)
__
FNAPF - Federação Nacional das Associações de Proprietários Florestais
Av. do Colégio Militar, Lote 1786 - 5.º
1549-012 Lisboa
Tel. 217 100 031
Fax 217 100 074
fnapf.geral@
Percurso pedestre em Benavila - Avis, 22 de Março de 2009
O Núcleo Regional de Portalegre da Quercus vai organizar em Benavila, concelho de Avis, no próximo dia 22 de Março, um percurso pedestre que visará observação e a compreensão do património natural da zona.
Esta actividade, integrada no projecto “Avis – Um concelho a caminhar” e nas celebrações do “Dia Mundial da Floresta e da Árvore” pretende sensibilizar os participantes para a valorização e conservação dos valores ambientais e paisagísticos, promovendo de igual forma, práticas activas de usufruto sustentável dos mesmos.
Ao longo deste percurso pedestre poderemos tomar contacto com a beleza e diversidade das paisagens existentes nesta zona, assim como identificar um pouco da fauna e flora existentes no local.
O percurso, com uma extensão de cerca de 7 km (dificuldade média/baixa), terá o seu início às 9.00h, e decorrerá na zona de Benavila/Valongo (Sítio de Cabeção – Rede Natura 2000). Durante o mesmo serão abordadas diversas temáticas relacionadas com a fauna e a flora, assim como outras questões de cariz ambiental.
Durante toda a actividade existirá uma presença permanente de elementos da organização, estando o programa sujeito às condições meteorológicas existentes no local. As inscrições, gratuitas, serão abertas a todos os interessados e deverão ser feitas até ao próximo dia 19/03/09.
Para efectivar as inscrições ou solicitar informações adicionais, agradecemos o contacto através dos e-mails “portalegre@quercus.pt” ou “quercus.portalegre@gmail.com”, telfs.: 96 010 70 80 // 96 020 70 80.
Apoio: Município de Avis
Passeio e visita de estudo à zona florestal de Entre Douro e Sousa - 21 de Março
Para comemorar o dia da Floresta, a Campo Aberto e a Zona de intervenção Florestal
(ZIF) de Entre Douro e Sousa realizam no dia 21 de Março um passeio e visita de
estudo nas freguesias de Lagares e Capela, concelho de Penafiel. Estas freguesias,
integradas na sua quase totalidade na ZIF, apresentam uma grande mancha
florestal onde, embora predomine a floresta de produção, se encontram ainda
valores naturais (faunísticos e florísticos) interessantes e dignos de serem visitados
e protegidos.
O passeio inclui actividades para adultos e crianças.
PROGRAMA (dia 21 de Março)
8:00 – Encontro junto ao café Velasquez, na Praça Francisco Sá Carneiro
(vulgo Praça Velasquez), no Porto
9:30 – Chegada ao parque de merendas de Capela (onde se pode estacionar)
e início das actividades.
10:00 – Caminhada circular, guiada, com cerca de 4 km de extensão. Em simultâneo
decorrem as actividades para as crianças (incluem o pedipaper “Amiguitos da Floresta”).
12:30 – Almoço pic-nic no parque de merendas de Capela (a cargo dos participantes).
14:00 – Visita ao museu da Broa (moinhos) com demonstração, ao vivo, da
actividade de moagem do cereal e confecção da boroa.
16:00 – Retorno ao parque de merendas onde será servido lanche regional
(a cargo da organização).
INFORMAÇÕES GERAIS
A deslocação (35 km, para quem partir do Porto) será efectuada em
viaturas particulares em regime de boleias partilhadas. No acto da
inscrição indique se pode dar boleia e a quantas pessoas ou,
em alternativa, se precisa de boleia. O almoço será em regime
de picnic a cargo dos participantes.
CUSTOS
Sócios da Campo Aberto - 5€
Não-sócios - 10€
INSCRIÇÕES
Inscrições para ca.margarida.coelho@gmail.com até ao dia 18 de Março (referir 1º e último nome e contacto telefónico)
Coca-Cola colabora en la recuperación del río Guadiana
Internacional |
http://www.ambientum.com/boletino/noticias/Coca-Cola-colabora-en-la-recuperacion-del-rio-Guadiana.asp
Coca-Cola España y WWF España, en colaboración con el Programa Mediterráneo de WWF en Portugal, han anunciado la puesta en marcha de un proyecto para recuperar la cuenca hidrográfica del río de Guadiana.
La iniciativa se desarrolla en una de las zonas más importantes de España y Portugal por su biodiversidad y por su extensión, ya que recorre cerca de 67.000 km2 de ambos países, lo que supone el 12% de la superficie de la Península Ibérica. Sin embargo, a nivel europeo, se trata de una de las cuencas con menor disponibilidad de agua y con un mayor índice de amenazas, que ponen en entredicho su conservación.
Intervención sobre 30 hectáreas
El proyecto de recuperación del Guadiana, que se inició el pasado año con el análisis de las zonas más devastadas, se desarrollará en tres tramos: río Ruecas, en el entorno del Parque Natural de las Villuercas en Cáceres; el río Murtiga, en el entorno del Parque Natural de la Sierra de Aracena en Huelva; y el río Vascão, en el Parque Natural Vale do Guadiana en Portugal. En total, WWF intervendrá de forma directa sobre una superficie aproximada de 30 hectáreas.
Problemas
Cabe destacar que, la intensiva extracción de aguas subterráneas para usos agrícolas, la ocupación de las llanuras de inundación, la regulación de caudales, la contaminación de las aguas y la eliminación de los bosques de ribera son algunos de los problemas a los que se enfrenta la cuenca hidrográfica.
Reforestación con 25.000 plantones
Parte del proyecto de recuperación de este área incluirá la reforestación en las inmediaciones del cauce de más de 25.000 plantones de diferentes especies, como alcornoques, encinas, madroños y enebros, que potencian la biodiversidad de las zonas de intervención, a la vez que sirven como hábitat y alimento a la fauna silvestre. Con esta acción, más de 65.000 personas de las 3 comarcas se verán beneficiadas directamente con agua de más calidad y con una mejora de su entorno natural.
Para Juan Carlos del Olmo, Secretario General de WWF España, “A pesar del actual nivel de degradación de ríos y arroyos, sólo un 2% de estos ecosistemas está declarado como reserva fluvial. Conservar y restaurar las reservas naturales de este recurso debe ser una prioridad para toda la sociedad, si queremos disponer de agua suficiente y de calidad en el futuro”.
El danubio, el Mekong y el Bravo serán los próximos ríos a recuperar
El proyecto de recuperación de la cuenca del río Guadiana se enmarca dentro del acuerdo internacional alcanzado por ambas entidades durante 2007, con el objetivo de mejorar las reservas naturales de agua en todo el mundo. Ríos como el Danubio, en Europa, el Mekong, en Asia o el Bravo, en América, serán tres de las siete cuencas hidrográficas que se recuperarán durante los próximos años.
Coca-cola con el medio ambiente
“La sostenibilidad del medio ambiente es una premisa para una compañía como Coca-Cola, que trata de contribuir al desarrollo de las zonas donde opera. Nuestra meta es trabajar conjuntamente con las diferentes organizaciones para concienciar a la sociedad sobre la importancia de conservar y recuperar nuestros ríos y bosques”, afirmó Pedro Antonio García, Director de Relaciones Institucionales y de Comunicación de Coca-Cola España.
Otros de los objetivos marcados por el proyecto para 2009 son: recuperar bosques más resistentes a futuros impactos; contribuir a potenciar el corredor ecológico que conecte la cuenca del río Guadiana en su conjunto; mejorar el hábitat de especies tan emblemáticas como la nutria o el saramugo; divulgar a las poblaciones la importancia de proteger, conservar y nuestros ríos; y ayudar al conocimiento técnico y científico sobre la recuperación de ecosistemas.
Fuente: Ambientum.com
quarta-feira, 18 de março de 2009
GIS/RS Project Manager based in Kinshasa
- Employer:
- Observatoire Satellital des Forêts d’Afrique Centrale
- Website:
- http://osfac.net
- Location:
- Kinshasa, Democratic Republic of Congo
- Posted:
- March 05, 2009
- Expires:
- March 22, 2009
- Jobs by tag(s):
- Requisition number:
- None
Alerta da FAO: florestas perdem 200 quilómetros quadrados por dia em todo o mundo
16.03.2009
Lusa
A Organização da ONU para a Agricultura e a Alimentação (FAO, na sigla em inglês) alertou hoje que diariamente são destruídos 200 quilómetros quadrados de floresta em todo o Mundo e que a desflorestação na América do Sul vai continuar nos próximos anos.
Estas são algumas das conclusões do relatório “Situação das Florestas no Mundo 2009”, hoje apresentado por ocasião da Semana Florestal Mundial, que se comemora esta semana na sede da Organização da ONU para a Agricultura e a Alimentação (FAO), em Roma.
De acordo com o levantamento feito pela organização, “200 quilómetros quadrados de florestas são dizimados diariamente em todo o Mundo”, sendo que, entre 2000 e 2005, foram destruídos aproximadamente “7,3 milhões de hectares de floresta no planeta”.
No relatório, a FAO considera também “pouco provável” que o aumento do ritmo na plantação de árvores na América Latina seja “suficiente para inverter a desflorestação na região nos próximos anos, apesar da baixa densidade da população do continente”.
“Os altos preços dos alimentos e do combustível favorecem o corte das florestas para dedicar o terreno à criação de gado e aos cultivos comerciais destinados a alimentos e biocombustíveis”, destaca o documento.
Pedida gestão adaptada à nova conjuntura económica
O organismo da Organização das Nações Unidas (ONU) refere ainda que a queda do sector imobiliário nos países mais ricos, devido à crise económica e financeira mundial, está a ter um forte impacto nas florestas, nomeadamente na queda de procura de madeira.
Uma situação que, adverte a FAO, pode levar a uma queda de investimentos, que poderá afectar os esforços da gestão de reservas e de áreas de madeira certificada.
Segundo a FAO, alguns dos receios são que os Governos reduzam os investimentos no sector da energia limpa e que a contracção dos sectores económicos formais abra caminho para o crescimento do sector informal, o que pode levar a um aumento do abate ilegal de florestas em todo o Mundo.
Nesse sentido, a FAO pede à comunidade internacional que melhore a gestão do sector florestal perante a nova conjuntura económica e fenómeno das alterações climáticas.Ecosfera
Ecossistemas "valem" 33 triliões de dólares/ano
Ontem
O Condomínio da Terra, um projecto global de preservação do planeta, assenta na gestão comum dos serviços prestados pelos ecossistemas existentes na biosfera, cujo valor económico foi estimado em 33 triliões de dólares por ano.
Este valor, quase o mesmo que o produto interno bruto mundial, resultou de um trabalho desenvolvido por 12 economistas e ecologistas, que dividiram a superfície do planeta em 16 biomas (de florestas tropicais a recifes de corais) e definiram 17 categorias de serviços.
Estas contas pretenderam atribuir um valor económico aos serviços ambientais prestados pelos ecossistemas, que são essenciais para a vida no planeta.
A concepção do Condomínio da Terra prevê que a manutenção dos ecossistemas seja entendida como uma actividade económica, acabando com a perspectiva actual de só atribuir valor à natureza depois de a destruir ou transformar.
"As árvores têm que valer mais vivas do que em madeira e, neste momento, uma árvore só tem rentabilidade económica quando é transformada em madeira", frisou o ambientalista Paulo Magalhães, referindo-se à importância das florestas.
Para inverter este quadro, tornou-se necessário atribuir um valor aos serviços prestados pelos ecossistemas, para permitir contabilizar o que cada um tem a pagar ou a receber pelo seu uso ou pela sua conservação e manutenção.
"O nosso sistema de valoração é a economia, que tem que dar valor ao que nós mais precisamos e, neste momento, precisamos mais dos serviços prestados pelas florestas do que de telemóveis de quarta ou quinta geração", salientou o principal impulsionador do Condomínio da Terra.
Nas contas da equipa liderada por Robert Costanza, o serviço ecológico mais 'valioso' prestado pela biosfera é a reciclagem de minerais, em especial carbono, nitrogénio e fósforo, que foi avaliada em 17 triliões de dólares anuais
O tratamento de resíduos e filtragem de produtos tóxicos (2,28 triliões), o controlo de distúrbios climáticos (1,78), o armazenamento de água em bacias hidrográficas, reservatórios e aquíferos (1,69) e a produção de alimentos (1,39) são outros serviços cujo valor foi estimado.
Nesta lista incluem-se ainda serviços ambientais como a regulação dos níveis de gases atmosféricos poluentes (1,34), as fontes de matérias-primas (0,72), o controlo biológico de pragas e doenças (0,42) ou a protecção de habitats utilizados na reprodução e migração das espécies (0,12).
O estudo permitiu concluir, sem sombra para dúvidas, que os ecossistemas do planeta prestam serviços cujo valor económico é muito superior aos lucros gerados pela exploração tradicional dos seus recursos.
O desafio colocado pelo Condomínio da Terra é a criação de um modelo que promova a produção e manutenção dos bens vitais do planeta e, ao mesmo tempo, faça repercutir os custos de produção dos bens não essenciais que contribuem para a destruição das condições sustentáveis da biosfera.
Com este sistema, esperam os promotores do projecto que os países procurem danificar o menos possível as partes comuns do planeta e cuidem delas da melhor forma.
"Num planeta limitado, é insustentável ter uma economia basea
da numa produção ilimitada", defendeu Paulo Magalhães.
Nesse sentido, salientou a necessidade de "criar, ao lado da economia de produção, uma economia de manutenção das partes comuns".
"Tem que haver pessoas, empresas, países, cujo trabalho é cuidar das florestas, limpar as águas, garantir o funcionamento dos ecossistemas", frisou. JN
Acreditação de Organizações de Produtores Florestais
Vimos por este meio informar que já se encontra disponível no site da AFN e no site do Forum Florestal http://www.forumflo
Relembramos que esta acreditação irá regular financiamentos futuros para a produção Florestal.
Aproveitamos para informar que o Fórum Florestal - Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa, já têm 40 associadas, em mais de 50% do Distritos de Portugal, sendo actualmente a maior Estrutura Federativa a Nível Nacional enquadrada como OPF de âmbito Nacional pela Portaria n.º 118-A/2009 de 29 de Janeiro.
Para mais informações, contactar o Forum Florestal, para Catarina Brandão (catarina.brandao@
Os melhores cumprimentos,
Susana Brígido
Coordenação Técnica
FÓRUM FLORESTAL - Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa
susana.brigido@
Tlm.: +351 968 627 755
segunda-feira, 16 de março de 2009
III Fórum Florestal _ NF/AE ESAC
Este Núcleo faz parte integrante da Associação de Estudantes da ESAC, promovendo actividades ligadas ao sector florestal (Seminários, Workshops, Cursos de Formação, entre outros).
Será a 3.ª edição do Fórum Florestal, sendo este de âmbito Nacional.
Srs. Produtores e Proprietários Florestais, OPF´s, outras instituições de ensino, participem porque a nossa floresta necessita do nosso contributo para colmatar ou pelo menos antever os factores que mais destroem as florestas nacionais.
É um problema de todos...
Vamos ajudar a nossa floresta...
Programa:
9:00 Recepção dos Participantes
9:30 Sessão de Abertura
Prof. Dr. Dias Ferreira-
Presidente do Concelho Directivo
Prof. Dr.ª Pedroso Lima-
Presidente do Departamento Florestal
Presidente da AE ESAC
Presidente Núcleo Florestal
Moderador: Prof. Dr. Fernando Páscoa (ESAC)
9:45 Prof. Dr. Joaquim Sande Silva (ESAC)
" Os Efeitos dos fogos nas Florestas
Nacionais"
10:15 Engenheiro Pedro Carrilho (TNM)
" Como se encontra organizado o plano
de DFCI da TNM"
10:45 Pausa para café
11:15 Eng. Pedro Carrilho ( FÓRUM FLORESTAL )
"Apresentação da Estrutura Federativa da
Floresta Portuguesa - FÓRUM FLORESTAL"
11:45 Eng. António Patrão (AFN)
" Fogos Florestais em Portugal"
12:15 Debate
12:30 Almoço
14:00 Dr. Edmundo Sousa (EFN)
"Pragas e Doenças em Montado e os seu
declínio"
14:30 Eng. Nuno Santos (Caule)
" O Nemátodo da Madeira do Pinheiro"
15:00 Pausa para Café
15:45 Eng. Hugo Jóia ( FÓRUM FLORESTAL)
"O Nemátodo da Madeira do Pinheiro"
16:15 Eng. Carla Santos (APFCArganil)
"O Nemátodo da Madeira do Pinheiro no
Concelho de Arganil"
16:45 Debate
17:15 Sessão de Encerramento
Prof. Dr. Fernando Páscoa (ESAC)
Inscrição
Estudantes - 5 €
Não Estudante - 10 €
( Os interessados podem efectuar a inscrição até ao dia do III Fórum Florestal.)
Sem mais assunto de momento,
Saudações Florestais,
A Direcção do Núcleo Florestal da AE ESAC.
domingo, 15 de março de 2009
Incêndios Florestais - Prevenção
Autor: Autoridade Nacional de Protecção Civil
Ano: 2008
Idiomas do Documento: Português
Link de acesso
In Pluridoc.com
MUDAS DE ESPÉCIES ARBÓREAS INOCULADAS COM BACTÉRIAS SOLUBILIZADORAS DE FOSFATO E FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES
Autor: Edson Luiz Souchie*, Eduardo Francia Carneiro Campello**, Orivaldo José Saggin-Júnior***, Eliane M. Ribeiro da Silva****
Ano: 2005
Idiomas do Documento: Português | Inglês
Link de acesso
In pluridoc.com
Curso Exotica Naturalia - Museu do Oriente
Outras informações sobre o curso podem ser obtidas, em breve, através do site www.museudooriente.pt.
Se possível, agradeço a divulgação deste curso junto dos colaboradores da QUERCUS ou, eventualmente, no mailing list.
Muito obrigado.
Com os melhores cumprimentos,
Luis Mendonça de Carvalho
Notas sobre o curso
Durante o curso Exotica Naturalia estudar-se-ão as principais matérias-primas trazidas para a Europa durante e após o período da expansão renascentista, com especial atenção para os produtos vegetais, animais e minerais vindos do Oriente (especiarias, chá, sândalo, ébano, ruibarbo, cânfora, cocos-do-mar, índigo, algodão, pau-de-águila, mirra, incenso, gamboge, assa-fétida, goma-arábica, benjoim-do-Sião, benjoim-da-Samatra, sangue-de-dragão-de-Socotorá, laca-da-China, laca-do-Japão, púrpura, seda, âmbar-cinzento, tartaruga, pérolas, madrepérola, corno de rinoceronte e de unicórnio, marfim (olifante, mamute), avestruz, náutilus, almíscar, pedra-bezoar, lacre, lápis-lazúli, safiras, rubis, diamantes, etc.)
Apresentar-se-ão imagens e amostras de todos os produtos estudos, distribuir-se-á bibliografia e outros materiais de apoio.
O curso decorre em três sessões (4horas/mês, ao sábado), podendo os interessados escolher entre dois cursos (4 de Abril, 9 de Maio e 6 de Junho ou 18 de Abril, 23 de Maio e 20 de Junho).
Outras informações sobre o curso podem ser obtidas consultando o site www.museudooriente.pt
sábado, 14 de março de 2009
Sítio sobre Cartografia
Desde 2001 que coloco ao vosso dispor, o "Sítio sobre Cartografia", cujo endereço é http://mapas.no.sapo.pt
Ao longo dos anos, o referido sítio tem sido sujeito a diversas reformulações, no sentido de ir ao encontro das necessidades dos utilizadores.
Esta semana, foi disponibilizada mais uma reformulação e, uma das mais importantes, consiste no desenvolvimento de um espaço (clicar em CARTOGRAFIA - PORTUGAL) que vai reunir os links dos websig disponibilizados pelas Camaras Minicipais.
Este espaço ainda está em construção e pretende ser actualizado diariamente. A todos aqueles que queiram ajudar a construir e completar este espaço, agradeço que me disponibilizem os links dos municipios cuja ligação ainda não está activada. Para isso, basta entrarem no site, onde podem encontrar forma de me poderam contactar.
Espero que apreciem esta nova versão do "Sítio sobre Cartografia"
Por :J.Seixas
Formação SIG // Viseu // Março e Abril 2009 - novas datas
Encontram-se abertas inscrições para dois cursos na área dos Sistemas de Informação Geográfica
SIG - Iniciação - 30 de Março a 2 de Abril
Análise Espacial Vectorial - 13 a 15 de Abril
Horário Pós -laboral - 19.00-22.30
;
Descobre ou aprofunda os teus conhecimentos!
Domina uma ferramenta aplicável a várias áreas: Engenharias, Marketing, Planeamento, Turismo
Base de Dados online "Plants for a future"
aplicações do reino plantae na nossa vida.
Espero que gostem.Pfaf
O link tambem está na Secção Biodiversidade
Jornada SEO y WWF Futuro de la PAC. 30 de Marzo de 2009
que presentaremos nuestra propuesta para una nueva Política Rural más allá
de 2013.
Se celebrará el próximo 30 de Marzo en el salón de actos del Ministerio de
Medio Ambiente y Medio Rural y Marino, en la plaza de San Juan de la Cruz.
Se adjunta agenda, pidiéndote que le des la máxima difusión entre los
miembros de tu organización y demás personas que pudieran estar interesadas.
Se ruego confirmación de asistencia al correo agricultura@
aforo es limitado.
Para cualquier comentario o sugerencia no dudes en contactar con nosotros.
Un saludo,
Celsa Peiteado Morales
Programa de Aguas Continentales
WWF España
Gran Vía de San Francisco, 8. Esc. D
28005, Madrid
Tel. 91 354 05 78
Fax. 91 365 63 36
Si amas algo, déjalo libre. Si vuelve, es tuyo. Si no vuelve, nunca lo fue.
DR 51 SÉRIE I de 2009-03-13
Declaração de Rectificação n.º 20/2009
Presidência do Conselho de Ministros - Centro Jurídico
Rectifica o Decreto-Lei n.º 17/2009, de 14 de Janeiro, do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, que procede à segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 124/2006, de 28 de Junho, que estabelece as medidas e acções a desenvolver no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios, e revoga a Lei n.º 14/2004, de 8 de Maio, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 9, de 14 de Janeiro de 2009
Acção - Dia da Floresta
Convocam-se Pequenos Florestadores a comemorarem o Dia Mundial da
Floresta, com a remoção de plantas invasoras como o Chorão e Acácia e a
plantação de árvores e arbustos produzidas no Viveiro de Plantas
Autóctones do Grupo Flamingo.
A acção será desenvolvida na Mata dos Medos da Paisagem Protegida da
Arriba Fóssil da Costa de Caparica
Ponto de Encontro: Parque de Merendas da Brigada Fiscal da GNR da Fonte da
Telha (Almada) às 9h15
A actividade será das 9h15 às 12h30
Levar lanche e água, tal como roupa e calçado confortável para trabalho de
campo.
O Grupo Flamingo fornecerá luvas e material de jardinagem mas devido a
serem limitados, os participantes poderão levar este tipo material se
assim desejarem.
Inscrições Obrigatórias mas sem custo devido à inexistência de seguro para
os participantes.
Actividade aberta a todas as idades.
Mais informações sobre os Pequenos Florestadores em:
www.grupoflamingo.org
Mais informações sobre a Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de
Caparica em:
www.icnb.pt
Saudações Florestadoras
Hugo Matias