quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

40 hectares comprados com a venda de azeite Faia Brava, um contributo para a conservação da natureza Na Faia Brava




Na rede complexa do biótopo da Reserva da Faia Brava, o olival e o amendoal são habitats característicos e fulcrais para a manutenção do mosaico agro-florestal e da biodiversidade. Através da manutenção destes pomares tradicionais é garantida também uma diversidade interessante de espécies vegetais e uma disponibilidade de frutos maduros na época fria, garantindo assim disponibilidade alimentar para a fauna frugívora.

POMARES DA FAIA BRAVA
A ATN possui aproximadamente 20 ha de olival e amendoal tradicional, a maioria dos quais tinham já sido abandonados, por se encontrarem em zonas afastadas das aldeias, em terrenos íngremes e difíceis de trabalhar.
Para a ATN estes são os terrenos mais interessantes, devido à proximidade das zonas rochosas dos vales, e onde é possível implementar uma gestão de cultivos que resulte numa maior tranquilidade para as aves rupícolas. Estes terrenos têm sido recuperados, através de acções de poda de recuperação e mobilização superficial do solo, sideração e estrumação dos solos, técnicas pouco agressivas e que aumentam a produtividade destes cultivos.
A aquisição de propriedades pela ATN tem sido possível principalmente através da CAMPANHA FAIA BRAVA. Esta campanha de angariação de fundos, alia a venda do azeite biológico à conservação de zonas importantes para as aves rupícolas produzido pela ATN nos seus olivais certificados.


MODO DE PRODUÇÃO BIOLÓGICO
Na Reserva da Faia Brava existem aproximadamente 20 ha de olival biológico, estando as restantes parcelas em fase de conversão. A ATN pretende converter todas as parcelas de cultura permanente para modo de produção biológico.









COLHEITA DE AZEITONA E PRODUÇÃO DE AZEITE

Todos os anos, em Novembro, é iniciada a colheita de azeitona na Reserva da Faia Brava. A definição do início da colheita depende do estado de maturação das azeitonas. As azeitonas são recolhidas em pequenas caixas e o azeite, primeira pressão a frio, é feito nesse mesmo dia no lagar da CARM. Os olivais e o azeite são certificados pela SATIVA.

CAMPANHA FAIA BRAVA - resultados

Desde o início da CAMPANHA FAIA BRAVA, lançada em 2006, foram vendidas 8000 garrafas de azeite, que contribuíram para a aquisição de 40 hectares de terrenos no vale do Côa, aumentando assim a área natural gerida pela ATN para a conservação da natureza. Parte da área foi classificada como área protegida privada, a primeira do país.



APOIE ESTA INICIATIVA - compre 50 m2 de terreno na Faia Brava
Esta campanha continua activa, tendo sido produzidas 1600 novas garrafas de aziete Faia Brava, que estão à venda na ATN, na loja online e em vários pontos do país. Dê o seu contributo para a aquisição de mais espaços para a natureza na Faia Brava.
Neste momento, a ATN necessita de angariar 10 000 euros para terminar o pagamento de uma propriedade com 200 ha na Faia Brava (Quinta do Ervideiro - Cidadelhe). A compra de cada garrafa de azeite é importante para atingir esta meta. Participe!


SEXTA-FEIRA, 23 DE DEZEMBRO DE 2011

Sobreiro já é Árvore Nacional

Após a petição iniciada em 2010 pela Associação Transumância e Natureza e a Associação Árvores de Portugal ter conseguido mais de 2000 assinaturas, foi aprovado por unanimidade na Assembleia da República a resolução que determina o Sobreiro (Quercus suber) símbolo nacional.

Com esta resolução pretende-se obter uma protecção acrescida as sobreiros e ao ecossistema de montado, assim como a consciencialização da importância deste habitat para a biodiversidade.

A ATN agradece a todos que assinaram esta petição e que acreditam que juntos podemos fazer mais pela conservação da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário