sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Campo de erosão da Escola Superior Agrária de Castelo Branco foi recuperado.


Foi recuperado o campo de erosão localizado num Regosol (IUSS-FAO, 2006) com material originário granito, no âmbito do projecto “Fitodisponibilidade e riscos ambientais do fósforo aplicado por via de chorumes de pecuária intensiva em solos portugueses”, com a referência PTDC/AGR-PRO/112127/2009, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC).
Objectivo do projecto:
Avaliar o comportamento do fósforo (P) em solos sujeitos à aplicação de correctivos orgânicos de origem animal e obter conhecimentos científicos necessários à criação de ferramentas que permitam a identificação do risco de perdas de P destes solos para os cursos de água. Ver [+]





Caracterização dos campos de erosão: (fotos >)
Os campos de ensaio de erosão da Escola Superior Agrária de Castelo Branco foram instalados em 1990 em dois tipos de solo: um em solos derivados de Xisto (próximo do santuário da Senhora de Mércules) e outro em solos derivados de Granito (próximo da barragem da Escola). Destinavam-se a avaliar a perda de solo por erosão hídrica. Cada campo é constituído por um conjunto de 18 talhões experimentais, com as dimensões de 22,1 m por 1,90 m com um declive de 9%, obedecendo assim às dimensões definidas por Wischmeiyer e Smith. Em cada campo foram utilizadas as seguintes modalidades:
·                  Talhão testemunha – talhão mantido com o solo nu, mobilizado sempre que se desenvolve vegetação espontânea.
·                  Monocultura de aveia (xisto) e centeio (granito)
·                  Rotação de 3 anos de Aveia – Tremocilha – Tremocilha
Este ensaio esteve em funcionamento desde o ano 1991-1992 até 2005-2006 altura em que ficou desactivado. Durante o seu funcionamento, serviu de trabalho de base para a realização de 3 trabalhos de fim de curso de Bacharelato, três de licenciatura e um de mestrado.
Actualmente encontra-se já instalado o ensaio de campo para avaliação das perdas de solo e de P em solos sujeitos à aplicação de chorumes de pecuária intensiva. ver [+]


Retirado daqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário