sábado, 7 de janeiro de 2012

Sabe o que é um cão-biólogo? E porque razão ele é importante?


 

Sabe o que é um cão-biólogo? E porque razão ele é importante? Descubra aqui.
Vamos directos à pergunta do título: um cão-biólogo é um cão treinado para encontrar cadáveres de aves ou outros animais, que nos ajuda a analisar a relação destas mortes com a existência de aerogeradores (instalados, por exemplo, em parques naturais), de ferrovias ou rodovias.
É que o ser humano apenas detecta 10% destes cadáveres, enquanto o cão, se for treinado para isso, tem uma taxa média de detectabilidade de 97%, permitindo chegar com mais exactidão aos impactos reais das infra-estruturas criadas pelo homem em habitats naturais.
Fundada em Almada, em 2005, a Bio3 é uma consultora especializada em investigar sistemas de informação na área da biodiversidade. O seu novo projecto é precisamente o cão-biológo. Tem clientes como a EDP Renováveis, Iberwind, REN ou a Galp, empresas que tentam perceber as consequências reais das suas acções na biodiversidade.
“O projecto do cão-biólogo aparece porque nós acreditávamos, e continuamos a acreditar, que o progresso e a preservação da natureza são fenómenos compatíveis”, afirmou ao Diário de Notícias Miguel Mascarenhas, sócio-fundador da Bio3.
“Durante muito tempo analisámos, em Portugal, a morte destes vertebrados voadores recorrendo à observação no local, mas tendo sempre em conta que o ser humano só detecta cerca de 10% dos cadáveres”, continuou o responsável, que explicou ainda que era necessário recorrer a cálculos muito exigentes para conseguir um total aproximado dos indivíduos mortos. Continua aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário