quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Investigadores da UTAD lançam tecnologia que identifica plantas através de um telemóvel


Investigadores da UTAD lançam tecnologia que identifica plantas através de um telemóvel
Dois investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Raul Morais e António Crespi, desenvolveram uma tecnologia que identifica as plantas através de um simples telemóvel.
A tecnologia, que identifica a planta tanto em distâncias curtas como longas, permite ainda, neste último caso, sugerir uma rota para lá chegar.
“[Foi um projecto] feito para curiosos, para não ter custos e ser fácil de utilizar”, explicou hoje ao jornal de Notícias Raul Morais.
O ponto de partida do projecto foi o jardim botânico da UTAD, que conta com 860 espécies. Hoje, a tecnologia identifica apenas 50 destas plantas, na área das resinosas, através de um QR-code. Ao apontar para este código, um telemóvel com a aplicação adequada consegue saber – se tiver ligação à internet – toda a informação sobre a planta.
A próxima área a ser catalogada será a das aromáticas e medicinais, que tem 180 espécies.
O projecto está também a ser promovido na Escola Secundária Morgado de Mateus, em Vila Real, através do professor de informática Miguel Candeias. O objectivo passa por “mostrar aos jovens que o telemóvel serve para mais coisas que aquelas a que estão habituados”. Continua no Grensavers

Nenhum comentário:

Postar um comentário