domingo, 29 de janeiro de 2012

Nota de Imprensa | Quercus e Corticeira Amorim iniciaram ontem a criação de bosque em Vila Pouca de Aguiar‏



  

28 de Janeiro

Quercus e Corticeira Amorim criam bosque em Vila Pouca de Aguiar

A Quercus e a Corticeira Amorim vão deu inicio ontem, 28 de Janeiro, à criação de um bosque de sobro na aldeia histórica de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar.

 
Esta plantação contará com a participação dos colaboradores da Corticeira Amorim e dos residentes da aldeia de Tresminas, para além do apoio da Quercus, da Aguiar Floresta, do Munícipio de Vila Pouca de Aguiar e da Autoridade Florestal Nacional. Este bosque será constituído por 3400 sobreiros, numa área com cerca de 4 hectares, localizada num baldio próximo do parque arqueológico de Tresminas.
 
A plantação de sobreiros nesta zona de Vila Pouca de Aguiar ajudará a criar, no futuro, uma barreira ao avanço de incêndios. De destacar que a criação de áreas florestais com espécies autóctones, como o sobreiro, com características de resistência ao fogo, é uma das estratégias recomendadas para a protecção contra os fogos florestais nas zonas Norte e Centro de Portugal, que apresentam maior incidência de incêndios. A acrescentar ainda nas funções desempenhadas por este tipo de floresta, a mitigação de CO2 no combate às alterações climáticas e a regulação do ciclo da água. De notar também que o sobreiro, no passado, e como espécie autóctone, cobria vastas extensões do país, e foi considerado recentemente a Árvore Nacional de Portugal.


O apoio da Corticeira Amorim ao projecto “Floresta Comum” insere-se no Programa de Sustentabilidade da Empresa, denominado Escolha Natural, sendo este apoio materializado com a reciclagem de rolhas de cortiça pelo projecto “Green Cork”.

Lisboa, 27 de Janeiro de 2012


A Direcção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza


Para mais informações contactar: 
Pedro Sousa, e-mail: greencork@quercusancn.pt, telm:             931 954 432      
 
Sobre a CORTICEIRA AMORIM, SGPS, S.A.:

Tendo iniciado a sua actividade no século XIX, a CORTICEIRA AMORIM tornou-se na maior empresa transformadora de produtos de cortiça do mundo, gerando um volume de negócios superior a 450 milhões de euros em 103 países. A CORTICEIRA AMORIM e as suas subsidiárias fazem parte de um esforço concertado para a conservação e preservação de milhões de sobreiros espalhados pela bacia do Mediterrâneo. A empresa tem orgulho da sua contribuição na correcta utilização desta importante floresta que desempenha um papel fundamental na fixação de CO2, na preservação da biodiversidade e no combate à desertificação. Para saber mais informação convidamo-lo a visitar os websites informativos em www.amorim.com e www.corkfacts.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário