segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Nota de Imprensa | Quercus e SANEST promoveme esta 4ª feira, 1 de Fevereiro, a 
conservação da flora na Serra de Sintra‏



Quercus e SANEST promovem 
conservação da flora na Serra de Sintra

No dia 1 de Fevereiro, pelas 15 horas, será assinado um protocolo de cooperação entre a Quercus – ANCN e a SANEST - Saneamento da Costa do Estoril S. A., com vista ao desenvolvimento de actividades de conservação e recuperação da flora e vegetação na Peninha, área situada no Parque Natural de Sintra-Cascais.

 
A apresentação do projecto e assinatura do protocolo terá lugar nas instalações do ICNB – Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, situadas na Peninha (ao norte da Malveira da Serra), decorrendo depois uma breve visita ao local das intervenções.
(Ver mapa em anexo).
 
Micro-reserva biológica da Peninha
A micro-reserva biológica da Penina insere-se na rede de micro-reservas que a Quercus gere a nível nacional e corresponde a uma parte da herdade da Peninha, situada no Parque Natural de Sintra-Cascais, propriedade do ICNB - Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, entidade com a qual temos um memorando de entendimento com vista à execução de diversas medidas de conservação desta área.
 
A SANEST S. A.
A SANEST – Saneamento da Costa do Estoril, S.A. é uma empresa regional, gestora do sistema de saneamento da Costa do Estoril (SSCE), responsável pela recolha, tratamento e rejeição das águas residuais provenientes dos municípios da Amadora, Cascais, Oeiras e Sintra, servindo um aglomerado populacional de cerca de 800.000 e.p. (equivalente populacional), abrangendo uma área de 220km2 .
 

Lisboa, 30 de Janeiro de 2012
 
A Direcção Nacional da

Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

domingo, 29 de janeiro de 2012

Nota de Imprensa | Quercus e Corticeira Amorim iniciaram ontem a criação de bosque em Vila Pouca de Aguiar‏



  

28 de Janeiro

Quercus e Corticeira Amorim criam bosque em Vila Pouca de Aguiar

A Quercus e a Corticeira Amorim vão deu inicio ontem, 28 de Janeiro, à criação de um bosque de sobro na aldeia histórica de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar.

 
Esta plantação contará com a participação dos colaboradores da Corticeira Amorim e dos residentes da aldeia de Tresminas, para além do apoio da Quercus, da Aguiar Floresta, do Munícipio de Vila Pouca de Aguiar e da Autoridade Florestal Nacional. Este bosque será constituído por 3400 sobreiros, numa área com cerca de 4 hectares, localizada num baldio próximo do parque arqueológico de Tresminas.
 
A plantação de sobreiros nesta zona de Vila Pouca de Aguiar ajudará a criar, no futuro, uma barreira ao avanço de incêndios. De destacar que a criação de áreas florestais com espécies autóctones, como o sobreiro, com características de resistência ao fogo, é uma das estratégias recomendadas para a protecção contra os fogos florestais nas zonas Norte e Centro de Portugal, que apresentam maior incidência de incêndios. A acrescentar ainda nas funções desempenhadas por este tipo de floresta, a mitigação de CO2 no combate às alterações climáticas e a regulação do ciclo da água. De notar também que o sobreiro, no passado, e como espécie autóctone, cobria vastas extensões do país, e foi considerado recentemente a Árvore Nacional de Portugal.


O apoio da Corticeira Amorim ao projecto “Floresta Comum” insere-se no Programa de Sustentabilidade da Empresa, denominado Escolha Natural, sendo este apoio materializado com a reciclagem de rolhas de cortiça pelo projecto “Green Cork”.

Lisboa, 27 de Janeiro de 2012


A Direcção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza


Para mais informações contactar: 
Pedro Sousa, e-mail: greencork@quercusancn.pt, telm:             931 954 432      
 
Sobre a CORTICEIRA AMORIM, SGPS, S.A.:

Tendo iniciado a sua actividade no século XIX, a CORTICEIRA AMORIM tornou-se na maior empresa transformadora de produtos de cortiça do mundo, gerando um volume de negócios superior a 450 milhões de euros em 103 países. A CORTICEIRA AMORIM e as suas subsidiárias fazem parte de um esforço concertado para a conservação e preservação de milhões de sobreiros espalhados pela bacia do Mediterrâneo. A empresa tem orgulho da sua contribuição na correcta utilização desta importante floresta que desempenha um papel fundamental na fixação de CO2, na preservação da biodiversidade e no combate à desertificação. Para saber mais informação convidamo-lo a visitar os websites informativos em www.amorim.com e www.corkfacts.com

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Seminário CEF/CEABN


The landscape
as an asset in Southern European
fragile agricultural systems:
do farmers consider it in their management?


Centro de Estudos Florestais/Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves
do Instituto Superior de Agronomia

Apresentação

-        Teresa Pinto-Correia (ICAAM, DPAO da Universidade de Évora)

Local e data

-        Auditório Florestal – ISA, Lisboa

-        Amanhã, quarta-feira 25 de janeiro de 2012, entre as 12h30 e as 13h30


Informação disponibilizada por CEABN

domingo, 22 de janeiro de 2012

Curso sobre "Comportamento Extremo do Fogo", 9 de Março de 2012, Coimbra


No âmbito das acções de formação avançada sobre temas relacionados com a
gestão dos Incêndios Florestais, que o Centro de Estudos sobre Incêndios
Florestais da ADAI tem vindo a realizar, informamos que iremos promover a
realização de um 

Curso sobre “Comportamento Extremo do Fogo”, no dia 9 de Março de 2012, em
Coimbra. 

Mais informações em www.adai.pt em “Cursos e Formações”.

Eng. Agronomo, Florestal


FitoNovo
Técnico de Zona - Lisboa
Zona Lisboa Empresa: Fitonovo, Lda
Categoria Agricultura / Florestas / Pescas Tipo: Tempo Inteiro
Referencia # 1399058 Data: 19-1-2012
Anúncio:

Gostaríamos de ser contactados por candidatos com o seguinte perfil:
• Formação na área de Jardinagem, Florestal, Agrícola, Civil ou Agronómica;
• Residência na Zona de Lisboa;
• Carta de condução;

• Disponibilidade para deslocações;
• Bons conhecimentos de informática (Word, Excel e Outlook);
• Experiência em chefia de equipas e em Trabalhos de Manutenção e
Requalificação de Áreas Verdes e Espaços Urbanos de pelo menos 2 anos
(preferencial).
Tarefas a desempenhar:
• Coordenação de Equipas de Controlo de Vegetação;
• Gestão de obras;
• Reporta ao Director Técnico
O Horário é das 9-18h de 2ª a 6ª Feira
Solicitamos aos interessados que enviem o CV para:
avieira@fitonovoportugal.com
indicando a Referência Técnico de Zona Lisboa.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Tafibra e Quercus recuperam Bosque na Serra do Alvão


 logo quercus         logo tafibra



 
Com o apoio da Tafibra, a Quercus vai recuperar um bosque na Serra do Alvão, concelho de Vila Pouca de Aguiar, numa área com cerca de 2,6 hectares do Sítio de Importância Comunitária Alvão/ Marão onde existem de forma dispersa pequenos carvalhais de carvalho-negral (Quercus pyrenaica). 
Dos trabalhos de intervenção, a realizar até Março de 2012, destacam-se o controlo selectivo da vegetação herbácea/ arbustiva, a realização de podas, a remoção de exemplares mortos, doentes ou dominados, a plantação de espécies autóctones nas clareiras para revitalização do espaço e promoção da biodiversidade, tendo sido seleccionadas doze espécies autóctones num total de 780 árvores/ arbustos, entre outros trabalhos que vão permitir conservar este bosque na Serra do Alvão.
 
A recuperação deste bosque na Serra do Alvão dá assim continuidade ao trabalho de parceria realizado entre a Quercus e a Tafibra, o qual teve início em Setembro de 2010 com a preservação de um bosquete de carvalhos e azevinhos na Serra do Caramulo.
 
O apoio Tafibra ao projecto “Criar Bosques” está directamente relacionado com a política da Sonae Indústria de sensibilização para a gestão sustentável das florestas e para a importância da madeira enquanto recurso eco-eficiente.
 
Pedro Figueira, Director de Marketing Tafibra, refere que «o projecto “Criar Bosques”, na sua vertente conservação, assume especial importância para a nossa empresa porque nos permite sensibilizar para a importância de conservar as nossas florestas e, simultaneamente, reforçar a necessidade de reciclar os produtos e materiais à base de madeira enquanto prática que potencia a preservação das florestas e o combate às alterações climáticas».
 
Segundo José Paulo Martins, da Quercus, «estas iniciativas são importantes para a conservação e  recuperação da nossa floresta autóctone e, no caso presente, correspondem também a medidas activas para ajudar à gestão da rede natura 2000 onde a Serra do Alvão se inclui».

A Serra do Alvão

Situada no norte de Portugal, este maciço essencialmente granítico possui nas suas zonas mais elevadas, carvalhais que se associam ao vidoeiro (Betula celtibérica), junto às linhas de água, mas também aveleiras (Corylus avellana), azevinhos (Ilex aquifolium, castanheiros (Castanea sativa), e loureiros (Laurus nobilis), formando pequenos bosques de folhosos. O projecto “Criar Bosques”, desenvolvido pela Quercus pretende levar a todo o país iniciativas de florestação com vista ao incremento das áreas de floresta autóctone recorrendo a espécies nativas algumas delas já raras e ameaçadas.
 
Sobre a Tafibra

A Tafibra é a marca comercial da Sonae Indústria. A Sonae Indústria é uma das maiores empresas industriais, a nível mundial, produtora de derivados de madeira. Com presença em oito países, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Canadá, Holanda e e África do Sul, a empresa totaliza 28 unidades industriais, empregando cerca de 5.000 colaboradores.
A gama de produtos da Sonae Indústria inclui aglomerado de partículas de madeira, aglomerados de fibras de madeira (MDF), OSB (Oriented Strand Board) e laminados decorativos, entre outros, materiais com larga utilização nos sectores de produção de mobiliário, da decoração de interiores e da construção.
 
Lisboa, 19 de Janeiro de 2012

A Direcção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

A Tafibra

Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural


Fonte: Município de Almeida 


A 11 e 12 de fevereiro vai decorrer em Vilar Formoso, a IV Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural.
A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal da Almeida, conta com expositores de vertente de caça e pesca, pontos de venda de produtos tradicionais, como o fumeiro, queijo, licores, compotas, entre outros. A Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural. continua na Guarda.pt

Eng. Florestal


Landfound – Levantamentos Cadastrais,Lda

Zona Braga
Local: Fafe
Empresa: Landfound – Levantamentos Cadastrais,Lda
Categoria: Cartografia e Topografia
Tipo: Tempo 3 meses
A Landfound – Levantamentos Cadastrais, pretende recrutar:
Eng.º Florestal ou Agrónomo para executar trabalhos de Fotointerpretação
Função a Desempenhar:
Serviços de fotointerpretação em Gabinete
Requisitos:
i. Habilitações literárias: Licenciatura em Engenharia Florestal ou Agronómica;
ii. Experiência em trabalhos de Fotointerpretação
iii. Residência próxima do Concelho de Fafe
v. Domínio de ferramentas informáticas na óptica do utilizador Microsoft Office;
vi. Maturidade, Capacidade de Iniciativa, Espírito de equipa,
Profissionalismo e Proactividade.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

II Concurso Fotográfico da Passagem Secreta


O II Concurso de Fotografia, com o tema “A Floresta da Serra da Estrela”, é um concurso integrado no Plano Anual de Actividades da Associação e está aberto à participação de todos os interessados.
Tem como objectivos sensibilizar a comunidade, de forma a mobilizar os seus sentidos para a capacidade de observação e valorização das riquezas que a Serra da Estrela nos oferece, podendo assim apresenta-las através da fotografia.

Neste sentido estamos a lançar o II Concurso Fotográfico e com o objectivo de lhe dar cada vez mais notabilidade e interesse.
Para tal contamos nesta edição do concurso com prestigiadas entidades que se uniram a nós nesta iniciativa, possibilitando assim melhorar os prémios assim com o experiente fotógrafo, do nosso concelho, o Sr. Carlos Moura no nosso Júri.

As inscrições estão abertas até o dia 15 de Fevereiro e podem ser enviadas para o email:
passagem.secreta.acr@gmail.com

Os prémios são:
1ª Classificada – Pass Montanhas - Voucher p/ cinco actividades da Empresa Trilhos de Ideias - Manteigas
2ª Classificada – Cheque-oferta no valor de 20€ da empresaHusse - na Guarda
3ª Classificada – Vale de desconto p/ duas pessoas numa das actividades + T´shirt da Associação Transcudânia – Sabugal

Consultem aqui o Regulamento do Concurso. 

Curso ArcGIS em Fevereiro - 60horas - NERGA‏


Investigadores da UTAD lançam tecnologia que identifica plantas através de um telemóvel


Investigadores da UTAD lançam tecnologia que identifica plantas através de um telemóvel
Dois investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Raul Morais e António Crespi, desenvolveram uma tecnologia que identifica as plantas através de um simples telemóvel.
A tecnologia, que identifica a planta tanto em distâncias curtas como longas, permite ainda, neste último caso, sugerir uma rota para lá chegar.
“[Foi um projecto] feito para curiosos, para não ter custos e ser fácil de utilizar”, explicou hoje ao jornal de Notícias Raul Morais.
O ponto de partida do projecto foi o jardim botânico da UTAD, que conta com 860 espécies. Hoje, a tecnologia identifica apenas 50 destas plantas, na área das resinosas, através de um QR-code. Ao apontar para este código, um telemóvel com a aplicação adequada consegue saber – se tiver ligação à internet – toda a informação sobre a planta.
A próxima área a ser catalogada será a das aromáticas e medicinais, que tem 180 espécies.
O projecto está também a ser promovido na Escola Secundária Morgado de Mateus, em Vila Real, através do professor de informática Miguel Candeias. O objectivo passa por “mostrar aos jovens que o telemóvel serve para mais coisas que aquelas a que estão habituados”. Continua no Grensavers

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

I Jornadas Internacionais de Apicultura


http://jornadasdeapicultura.blogspot.com/

A Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ) juntamente com a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP) vai organizar as I Jornadas Internacionais de Apicultura entre 10 e 12 de Fevereiro de 2012 na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real.

Sessão de Divulgação "Modelos de Redes de Cooperação - Negócios, Jogos e Estratégias Modelos de Compras e de Vendas em Rede para Combater a Crise" - 20 de Janeiro 2012‏

Cascais World Forum 2012 in in Bioengineering, Ecology and Sustainability‏

Cascais World Forum 2012 in in Bioengineering, Ecology and Sustainability 

http://www.cascaisnatura.org/About.aspx?ID=4769 

Sementeira, Plantação de carvalhos, Sab.21jan-Dom.22jan


1 - SEMENTEIRA  de CARVALHOS-Cerquinhos em Viveiro - Fonte da Telha
Sábado, 21 de Janeiro, 9h50-14h00
 
2 - PLANTAÇÃO de CARVALHOS-Cerquinhos na SERRA de MONTEJUNTO
Domingo, 22 de Janeiro, 9h00-18h15
 
Mais detalhes embaixo.
 
INFORMAÇÃO :  Acção de protesto contra Parque Eólico em Montejunto.
 
Decorreu no passado domingo, 15 de Janeiro, em Montejunto uma acção de protesto organizada por diversas associações ambientalistas para evitar a instalação de um parque eólico em plena Área Protegida da Serra de Montejunto. São 17 aerogeradores e 15 km de estradas de acesso a implantar numa área de 600 hectares, totalmente incluída na referida Área de Paisagem Protegida.
Os efeitos serão devastadores para a flora e para alguma fauna (aves, morcegos), além de descaracterizar a paisagem supostamente protegida.
 
Veja as fotos da acção aqui:
Está a correr uma petição pública - ver aqui:    
 
Foi criado também um blog da campanha:
 
Assinem e divulguem, por favor.
 
--------------------------
CAMPANHA "Vamos Plantar Árvores Nativas"
O FAPAS organiza há vários anos sementeiras e plantações de árvores e arbustos nativos em diversas áreas naturais de Portugal. 
Veja uma pequena reportagem sobre algumas das acções realizadas pelo Núcleo de Lisboa no ambito desta campanha:
 
 
1 - SEMENTEIRA  de CARVALHOS-Cerquinhos em Viveiro - Fonte da Telha
Sábado, 21 de Janeiro, 9h50-13h30
 
Vamos fazer uma sementeira de Carvalhos-cerquinhos em viveiro, para futura plantação no próximo ano.  A actividade consiste em colocar as sementes (bolotas) em recipientes com terra, tapar e guardar.  Acessível a todos com mais de 4 anos de idade. O FAPAS acompanha os participantes na ida em transportes públicos desde Lisboa (Cais do Sodré) até à Fonte da Telha:  barco da Transtejo até Cacilhas, depois autocarro dos TST até Fonte da Telha.
 
Horário e Pontos de Encontro:
1 - Lisboa  - Terminal Fluvial do Cais do Sodré, junto à partida para Cacilhas, às 9h50 (o barco parte às 10h00).  Custo do bilhete (pode ser Zapping): 1,05 eur.
 
2 - Cacilhas - Paragem da carreira 127 dos TST, às 10h30 (o autocarro parte às 10h40).  Custo do bilhete pré-comprado: 1,61 eur (módulo 4). O FAPAS pode fornecer os bilhetes pré-comprados.
 
3 - Fonte da Telha (Mata dos Medos)- no parque de estacionamento junto ao Centro de Interpretação do ICNB (ao lado do quartel da GNR, antes da descida para a praia)  às 11h30.  Ver localização aqui: 
 
A actividade termina pelas 13h30, pode aproveitar para uma descida à praia da Fonte da Telha, ou para um passeio pela Mata dos Medos.  Regresso em transportes públicos: autocarros TST para Cacilhas de 40 em 40 minutos, barcos de Cacilhas para o Cais do Sodré de 20 em 20 minutos.
 
Material aconselhado: luvas de protecção (de cozinha ou jardinagem). Água. Merenda (facultativo).
 
Para se inscrever nas actividades, ou pedir informações :
Envie uma mensagem para nucleolisboa@fapas.pt, deixando o seu nome e contacto (email e se possível telemóvel), ou ligue para o telemóvel 93 8491355.
Indique qual  a data, a actividade, o ponto de encontro, o meio de transporte e o número de pessoas.
É importante que deixe uma forma de contacto (preferencialmente telemóvel) para ser informado de eventuais alterações de programa.
 
---------
 
2 - PLANTAÇÃO de CARVALHOS Cerquinhos na SERRA de MONTEJUNTO
 
DOMINGO, 22 de JANEIRO de 2012,     9h-18h15
 
Pode consultar aqui as fotos da plantação em Montejunto em 17 de janeiro de 2010:
Descrição da actividade (gratuita):
Plantação e sementeira de Carvalho-cerquinho na Serra de Montejunto, próximo da aldeia de Cabanas de Torres (Alenquer).  A actividade é gratuita, o transporte é por conta dos participantes. Partida de Lisboa (Terminal Rodoviário do Campo Grande) às 9h15, deslocação em transportes públicos (autocarro da companhia Boa Viagem) até perto de Cabanas de Torres, pequena aldeia nas faldas da serra de Montejunto. Caminhada de 2 km a pé (subida com desnível de cerca de 200 metros) até ao local de plantação. Início de actividade na serra pelas 12h00, regresso a Cabanas de Torres pelas 16h. Chegada a Lisboa (Campo Grande) às 18h15.
 
Para se inscrever na actividade, ou pedir informações :
Envie uma mensagem para nucleolisboa@fapas.pt, deixando o seu nome e contacto (email e se possível telemóvel), ou ligue para o telemóvel 93 8491355.
Indique qual  a data, o ponto de encontro (ver embaixo), o meio de transporte e o número de pessoas.
É importante que deixe uma forma de contacto (preferencialmente telemóvel) para ser informado de eventuais alterações de programa.
 
 
Grau de dificuldade: A actividade não apresenta dificuldades de maior, excepto as que eventualmente decorram das condições meteorológicas. Inclui uma caminhada de 2 km em estrada de terra batida com um desnível de 200 metros.  Aconselhado para crianças a partir dos 8 anos de idade.

Material aconselhado: Vestuário adaptado às condições meteorológicas, calçado confortável e resistente, mochila ou saco para transportar as plantas e sementes, água e farnel para piquenique na serra. Enxada ou sacho de jardinagem (se não tiver utiliza os do FAPAS), luvas de protecção.
 
Meios de transporte:
De transportes públicos (comboio e autocarro), ou em viatura própria.
 
O FAPAS acompanha as deslocações em transportes públicos desde Lisboa até Cabanas de Torres (Montejunto), e o regresso a Lisboa.
 
Horário, pontos de encontro, custos dos transportes:
 
1- Em LISBOA, às 9h00 no  Terminal Rodoviário do Campo Grande (junto da estação do Metro), na paragem da carreira da Boa Viagem para Alenquer. O autocarro parte às 9h15.  
 
2 - Em ALENQUER, no terminal rodoviário situado no Largo Rainha Santa Isabel, às 10h30.
 
3- Na aldeia de CABANAS de TORRES (Alenquer), no Café São João, às 11h30. Pode ver aqui a localização:
 
Final da actividade:
- na Serra, pelas 16h00;  Regresso a Cabanas de Torres (16h30), partida para Alenquer, chegada a Lisboa (Campo Grande) pelas 18h15.
 
Custo do Bilhete de autocarro Lisboa - Montejunto: 7,15 euros (só ida).
 
Para se inscrever na actividade, ou pedir informações:
Envie uma mensagem para nucleolisboa@fapas.pt, deixando o seu nome e contacto (email e telemóvel),
ou ligue para o telemóvel 93 8491355.
Indique qual a ,actividade, a data, o ponto de encontro, o meio de transporte e o número de pessoas.
É importante que deixe uma forma de contacto (preferencialmente telemóvel) para ser informado de eventuais alterações de programa.
 
----------------------------------------
 
Colabore connosco na Conservação da Natureza:  Ajude o FAPAS a divulgar estas iniciativas.  
  
O FAPAS é uma Associação fundada em 1990, com uma vasta actividade na defesa e estudo da Natureza e Vida Selvagem em Portugal.
Sede: Rua Alexandre Herculano, 371-4º Dtº, 4000-055 PORTO (telef.22 200 2472).
Publicações: o FAPAS edita trimestralmente a revista Tribuna da Natureza, e publicou, entre outros, uma série de Guias de Campo de fauna e flora: Aves de Portugal e Europa, Mamíferos de Portugal e Europa, Árvores de Portugal e Europa, Anfíbios e Répteis de Portugal, Fauna e Flora do Litoral. 
Para ser sócio do FAPAS: consulte www.fapas.pt , ou contacte-nos por email ou telefone
Quotas anuais - adultos: 10,00 Euros;   Jovens, Estudantes ou Desempregados: 5,00 Euros
--------------------------
 
Saudações Ecologistas
 
FAPAS - Lisboa 
tm: 93 849 1355

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Eng. Florestal




Empresa com actuação no sector florestal pretende recrutar um Técnico
Florestal para responsável de Operações Florestais na zona Norte.
Funções a Desempenhar:
- Responsável de operações da zona norte;
- Coordenação das equipas de encarregados;
- Realização de visitas e acompanhamento de obras de exploração florestal;
- Prevenção dos riscos profissionais;
- Planeamento de acções preventivas e correctivas.
Requisitos:
- Formação/Experiência no sector florestal (FACTOR ELIMINATÓRIO);
- Conhecimentos de higiene e segurança no trabalho;
- CAP de formador (FACTOR PREFERENCIAL)
- Experiência/capacidade na área comercial;
- Disponibilidade para residir na zona Norte;
- Responsabilidade e capacidade de resolução de problemas;
- Conhecimentos de informática (óptica do utilizador).
A resposta a este anuncio deve ser encaminhada para: florestalhsst@sapo.pt

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

reportagem TSF: O País da Cortiça - 12jan12



Barack Obama tem uma gravata feita de cortiça portuguesa, Angela Merkel e Madonna têm malas, e Lady Gaga já usou um vestido feito de casca de sobreiro, a árvore a que o parlamento atribuiu recentemente o estatuto de símbolo nacional. Esta semana, a Reportagem TSF leva-nos a conhecer melhor um sector que está em expansão. Portugal é o maior produtor mundial de cortiça, exporta rolhas para os melhores vinhos e champanhes mundiais, e reforçou a aposta na utilização da cortiça em novos materiais de design e construção. «O País da Cortiça» é uma grande reportagem de Maria Augusta Casaca, com sonoplastia de Luís Borges. Para ouvir esta quinta-feira, depois das 19h00, na antena da TSF.