terça-feira, 6 de março de 2012

Comunicado: Destruição de sobreiros continua na Mata do Duque em Santo Estêvão‏




A Quercus vem denunciar mais uma intervenção destrutiva com abate de sobreiros, na área de montado da Mata do Duque II, em Santo Estêvão, no concelho de Benavente.

No seguimento de uma denúncia, a Quercus deslocou-se recentemente ao local para confirmar o abate de sobreiros e intervenção danosa no montado se sobro, e detetou troncos verdes cortados com folhagem ainda verde, troncos e ramos partidos reveladores de infrações à regulamentação legal. A Mata do Duque II, é promovida pela Benim – Sociedade Imobiliária, SA, na freguesia de Santo Estêvão, em Benavente, tendo já ocorrido em novembro de 2010, uma infração com abates de sobreiros verdes sem autorização, sobre a qual existiu um processo de contraordenação com recurso, tendo ocorrido ontem o Julgamento no Tribunal Judicial de Benavente.

Devido a esta nova situação que configura uma reincidência, a Quercus alertou o SEPNA da GNR, durante a semana passada, e efetuou diligências junto dos serviços da Autoridade Florestal Nacional, sem resultados até ao momento.
No terreno continuam os trabalhos de um empreiteiro florestal (Woodser – Industria de Madeira, Lda), tendo sido escondidos vestígios de sobreiros verdes abatidos, com estilha de pinheiro-manso.

Quercus exige responsabilização da empresa promotora

A Quercus exige que os serviços da Autoridade Florestal Nacional, juntamente com o SEPNA da GNR, atuem em conformidade para salvaguardar o povoamento de sobreiros ainda existente, para que a empresa proprietária Benin - Sociedade Imobiliária, SA, seja responsabilizada por não acompanhar devidamente os trabalhos no terreno no sentido de evitar uma gestão danosa do montado.
Caso a situação persista, a Quercus recorrerá à via judicial para tentar acautelar a conservação do montado de sobreiros existente.

Lisboa, 6 de março de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário