segunda-feira, 19 de março de 2012

Dar a mão à Floresta

Retirado daqui:
Apoio à reflorestação
“Dá a Mão à Floresta” é um projecto que tem como objectivo sensibilizar a população em geral para a preservação da floresta e do ambiente. Dinamizado pelo Grupo Portucel Soporcel, em parceria com autarquias de Norte a Sul do Pais, o projecto baseia-se em acções de apoio à florestação, desenvolvidas no âmbito do Dia da Floresta, durante as quais são oferecidas milhares de plantas acondicionadas em pequenos vasos, as quais são seleccionadas de acordo com as características de cada região.
«Dá a Mão à Floresta» no Dia Mundial da Floresta
O projecto da Portucel Soporcel «Dá a Mão à Floresta» celebra do Dia Mundial da Floresta, que se comemora a 21 de Março, com o objectivo de sensibilizar a população para a importância de cuidar da floresta e preservar os recursos naturais.
De Norte a Sul do país, em parceria com as autarquias que se associam à causa, baseia na oferta de espécies florestais e ornamentais produzidas nos viveiros do Grupo, selecionadas de acordo com as características de cada região. São eucaliptos, pinheiros bravos, carvalhos, freixos, azinheiras, loureiros, alfazemas e medronheiros que apenas precisam “de uma mão” para povoar as nossas florestas.
O sucesso da primeira edição (em 2011) ditou a continuidade da iniciativa que, em 2012, conta com a parceria de 6 municípios, Aveiro - Cacia, Figueira da Foz, Setúbal, Nisa, Monchique e São Pedro do Sul, nos quais será feita a distribuição das espécies a plantar.
Este ano, será ainda reforçada a componente pedagógica da acção através da sensibilização do público infanto-juvenil para a temática da protecção da floresta. Para o efeito, serão distribuídos materiais de comunicação didácticos às escolas visitantes do espaço, bem como um Jogo da Floresta que irá ser dinamizado junto das crianças presentes por monitores profissionais.
O papel activo junto das Comunidades
A Portucel Soporcel, no âmbito da sua actividade e da sua Política de Responsabilidade Social, partilha com as entidades locais a sua missão de sensibilizar a população para importância de proteger a floresta e o meio ambiente. Um compromisso com a geração de riqueza e bem-estar nas regiões em que se insere, promovendo um conjunto de projectos e iniciativas orientadas para a preservação do património natural e da qualidade de vida das comunidades envolventes das suas unidades fabris – Cacia, Figueira da Foz e Setúbal.
Os apoios a instituições que desenvolvem a sua actividade nas regiões onde está presente, são vários e materializam-se em apoio financeiro (cerca de 1,5 milhões de euros nos últimos três anos), doação de papel a escolas e instituições de solidariedade social e apoio a projectos de cariz social, humanitário e educacional.
Na área da preservação ambiental, destaque para a política activa de conservação da biodiversidade através da preservação de habitats e espécies identificadas no património florestal sob sua gestão e para os projectos «Dá a Mão à Natureza» e «Dá a Mão à Floresta», ambos orientados para a sensibilização para a necessidade de protecção da floresta e defesa do meio ambiente, durante as comemorações do Dia Mundial da Floresta. O primeiro é dirigido para a população em idade escolar e baseia-se num vasto programa pedagógico dinamizado na Herdade de Espirra (espaço agro-florestal de 1700 hectares, no concelho de Palmela, vocacionado para a vinha e que possui outras culturas agrícolas, como pomares e pastagens, além de culturas florestais como choupo, sobreiro, eucalipto e pinheiro). Em 2011 o «Dá a Mão à Natureza» contou com a participação de 320 crianças do 1º ciclo de escolas das regiões envolventes às fábricas do Grupo. O segundo, como já referido, é dirigido à população em geral e visa a distribuição de plantas em várias cidades do país.
A Portucel Soporcel em Portugal e no Mundo: O papel que faz crescer a floresta
Haverá poucas pessoas que nunca tenham ouvido falar do Grupo Portucel Soporcel e da sua actividade. Controvérsias e pré-conceitos à parte, o Grupo é um contributo de peso para a economia nacional e está entre os melhores ao nível mundial - é um dos três maiores exportadores em Portugal (representa 3% das exportações nacionais e 9% da movimentação de carga contentorizada convencional exportada pelos portos portugueses), é líder europeu na produção de papéis finos de impressão e escrita não revestidos (UWF) e 6º a nível mundial e líder europeu na produção de pasta branqueada de eucalipto (BEKP) e 4º a nível mundial.
A par do contributo directo para a economia nacional e regional, é um dos principais responsáveis pela dinamização, valorização e promoção da certificação florestal em Portugal, como forma de garantir a competitividade da fileira florestal e dos seus produtos nos mercados internacionais, em particular:
  • Consciente do valor ambiental do património florestal, gere de forma responsável e de acordo com modelos de Gestão Florestal que contribuem para a manutenção e melhoria contínua das funções económicas, ecológicas e sociais dos espaços florestais, quer ao nível do povoamento, quer à escala da paisagem florestal - o modelo de gestão está certificado pelos sistemas internacionais FSC® (Licença nº FSC 10852) e PEFC™ (Licença nº PEFC 13-23-001) - cerca de 120 mil hectares de floresta no território português.
  • Possui investigação própria, desenvolvendo actividades em toda a cadeia de valor, desde a floresta à produção de pasta de celulose, energia e papel.
  • É o principal responsável pela produção e plantação de árvores certificadas em Portugal.
  • Tem uma política activa de conservação da biodiversidade através da preservação de habitats e espécies identificadas no património florestal sob sua gestão.
  • Investe anualmente cerca de 3 milhões de euros em acções de prevenção e apoio no combate aos incêndios florestais (a maior participação privada no contexto nacional de protecção florestal).
  • É o maior produtor nacional de energia a partir de biomassa florestal, representando cerca de 51% do total da energia eléctrica produzida em Portugal a partir desta fonte.
Em suma, como já referido, o seu projecto de desenvolvimento é imagem do seu compromisso com a geração de riqueza e bem-estar nas regiões onde se insere, promovendo o aumento da qualidade de vida e a preservação da floresta e do ambiente, meios de que depende e, sem os quais não existiriam como grupo empresarial.
Mais informações disponíveis em www.portucelsoporcel.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário