quarta-feira, 21 de março de 2012

Pedido de Classificação como Árvores de Interesse Público


No âmbito das comemorações do Dia da Árvore decidiu a Direcção da APFP - Associação de Produtores Florestais de Pombal solicitar a classificação como Árvores de Interesse Público de duas oliveiras (Olea europaea L.) centenárias existentes na Serra do Sicó em Pousadas Vedras na Freguesia da Redinha, Concelho de Pombal.
 Estas árvores distinguem-se pela sua idade. Este processo de classificação solicitado à Autoridade Florestal Nacional visa iniciar o processo de cadastro e datação da idade das espécies.
A classificação é, no entender desta associação, um importante contributo para a sensibilização para uma conservação cuidada das espécies e para a sua protecção uma vez que qualquer intervenção em árvores classificadas requer supervisão da Autoridade Florestal Nacional(AFN).
 Segundo o site da AFN, actualmente no concelho de Pombal, existem  4 árvores classificadas como árvores de interesse público: dois Pinheiro-Bravos na Mata do Urso, um Plátano no Louriçal e um Carvalho Português em Avelar, Freguesia de Santiago de Litém.


Do site da AFN:
“Árvores de Interesse Público são árvores que pelo seu porte, desenho, idade e raridade se distinguem dos outros exemplares. Também os motivos históricos ou culturais são factores a ter em conta.”
A classificação de "Interesse Público" atribui ao arvoredo um estatuto similar ao do património construído classificado.
Desta forma, as árvores e os maciços arbóreos classificados de interesse público constituem um património de elevadíssimo valor ecológico, paisagístico, cultural e histórico, em grande medida desconhecido da população portuguesa.
Nenhuma Árvore de Interesse Público poderá ser cortada ou desramada sem autorização prévia da Autoridade Florestal Nacional, sendo todos os trabalhos efectuados sob sua orientação técnica.
Pelo Decreto-Lei n.º 28468, de 15 de Fevereiro de 1938, a Autoridade Florestal Nacional classifica árvores que merecem a designação de "Interesse Público" com publicação no portal desta entidade.
Devido ao clima propício, existem em Portugal árvores que se distinguem doutras das suas espécies pelo porte, desenho, idade, raridade, interesse histórico ou paisagístico e são estas árvores que a Autoridade Florestal Nacional considera como “Monumentais”, classificando-as de Interesse Público.
Estas árvores apresentam um valor patrimonial elevado, tendo algumas delas ligação directa com a nossa história e cultura. Tratam-se de exemplares que se encontram isolados ou em conjunto, localizados muitas vezes em jardins públicos, no meio urbano e em diversos locais emblemáticos, tais como igrejas, ermidas, fontes, etc.”

Sem outro assunto de momento,

Cumprimentos

A Direcção da APFP

--
APFP - Associação de Produtores Florestais de Pombal

Estação Central de Camionagem - Loja 9
3100-556 POMBAL

Telef.:236 210 580
e-mail: geral.apfp@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário