terça-feira, 20 de março de 2012

Semana da Primavera Biológica na Guarda



 
A Câmara Municipal da Guarda  comemora,  de 19 a 24 de Março a SEMANA DA PRIMAVERA BIOLÓGICA. Esta iniciativa pretende promover o bem-estar individual e colectivo, sensibilizando a sociedade para a adopção de estilos de vida mais saudáveis, ecológicos e sustentáveis. Hoje, mais do que nunca, precisamos de reforçar o nosso papel enquanto cidadãos que se preocupam e se responsabilizam por levar a cabo iniciativas de carácter cívico, abraçando princípios e valores que contribuam para o nosso desenvolvimento social e económico.
Na Guarda são diversas as iniciativas programadas por forma a sensibilizar sobretudo as crianças para a sustentabilidade do planeta, evocando nomeadamente o Dia da Árvore e da Floresta e o Dia Mundial da Água.
A Autarquia, através do Espaço Educativo Florestal, vai colocar nas  escolas da Cidade, que não têm espaço, “UMA HORTA DO TAMANHO DA PORTA”. Serão fornecidos, a cada escola, uma floreira do tamanho de uma porta  e um compostor, ambos elaborados em material reutilizado, para que todas as crianças possam participar na sua sementeira, plantação, rega e outros cuidados necessários ao longo do ano. Serão também disponibilizadas as soluções para que as crianças possam reproduzir o projecto em casa, incentivando os pais a criar uma pequena horta.
O Espaço Educativo Florestal  desenvolve também o projecto “A ÁGUA QUE NOS UNE” que pretende salientar a importância vital da água, o seu ciclo na natureza, os problemas e consequências da poluição, os habitats aquáticos, bem como os seres vivos que neles habitam. Este projecto é desenvolvido em diversas escolas do nosso concelho.
No dia 21 de Março assinala-se o DIA MUNDIAL DA ÁRVORE e da FLORESTA com a plantação de uma árvore no Jardim José de Lemos.
“BARCO AO LA(R)GO” é a iniciativa que marca o “DIA MUNDIAL DA ÁGUA” e pretende também sensibilizar as crianças para a correcta utilização da água. O lago do Parque Urbano do Rio Diz vai ser o palco de uma iniciativa diferente, os alunos das diversas escolas  vão construir barcos em papel, onde colocam mensagens alusivas ao dia que se comemora e irão depois lançar os barcos no lago.
No  Parque Urbano do Rio Diz realiza-se uma caminhada denominada “ENTRELINHAS” (7 km, grau dificuldade médio /baixo). Os participantes antes de iniciarem a caminhada podem também fazer uma avaliação da sua condição física e no final da podem participar numa aula de aeróbica.

PROGRAMA

De 19 a 22 de Março
“UMA HORTA DO TAMANHO DA PORTA”
19 Março - 14h30  - EB Adães Bermudes  / 20 Março - 14h30 -  EB Bonfim / 21 Março - 14h30 -  EB Lameirinhas / 22 Março - 14h30 - EB Augusto Gil
De 19 a 23 Março - 9h30 às 11h30
“A ÁGUA QUE NOS UNE”
Espaço Educativo Florestal -Quinta da Maúnça
(atividades a desenvolver com os estabelecimentos de ensino inscritos neste tema)
21 de MarçoDIA MUNDIAL DA ÁRVORE
10H00 - Jardim José de Lemos
Plantação de árvore
22 de MarçoDIA MUNDIAL DA ÁGUA
“BARCO AO LA(R)GO”
Lago do Parque Urbano do Rio Diz
24 de Março Parque Urbano do Rio Diz
15h00 – AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO FÍSICA
PERCURSO  “ENTRELINHAS”
(Caminhada 7 km, grau dificuldade médio /baixo)
16H30 - AULA DE AERÓBICA
Dia 24 de MarçoRasa – Castanheiro Gigante
09h00 - “I MARCHA DIA DA ÁRVORE”
Org. Quercus – Núcleo Regional da Guarda     

Nenhum comentário:

Postar um comentário