quinta-feira, 8 de março de 2012

Comunicado | Quercus e SelPlus iniciam, a 10 de março, criação de bosque na Serra da Carregueira em Belas – Sintra‏


   logo quercus

10 de março

Quercus e SelPlus iniciam criação de bosque na Serra da Carregueira em Belas – Sintra


A Quercus e a SelPlus vão, no próximo dia 10 de março, dar início à criação de um carvalhal com carvalhos-cerquinhos, em terrenos do Centro de Tropas em plena Serra da Carregueira, na freguesia de Belas do concelho de Sintra.

Esta plantação será efetuada com a participação dos colaboradores da SelPlus e contará com o apoio, da Associação Verde Foi Meu Nascimento e do Centro de Tropas Comandos. Este bosque será constituido por 2.100 carvalhos-cerquinhos (Quercus faginea), numa área de 2 hectares. Neste dia serão plantadas apenas algunas das árvores, devido às atuais condições de seca, sendo estas regadas com regularidade. Esta ação pretende servir como um fator motivador para a reflorestação da Serra da Carregueira.

A plantação de carvalhos-cerquinhos nesta zona da Serra da Carregueira ajudará a criar, no futuro, uma barreira ao avanço de incêndios. De destacar que a criação de áreas florestais com espécies autóctones, como o carvalho, com caraterísticas de resistência ao fogo, é uma das estratégias recomendadas para a proteção contra os fogos florestais nas zonas Norte e Centro de Portugal, que apresentam maior incidência de incêndios. Tendo ocorrido no dia 7 de fevereiro já deste ano um incêndio nesta área.  A acrescentar ainda nas funções desempenhadas por este tipo de floresta, a mitigação de CO2 no combate às alterações climáticas e a regulação do ciclo da água.

O apoio da SelPlus ao projeto “Floresta Comum” insere-se no Programa de Sustentabilidade da Empresa, que desde 2009 tem reduzido e compensado as suas emissões, relativamente ao transporte efetuado em viaturas de serviço por todos os colaboradores da empresa, com a plantação de árvores de espécies autóctones com a Quercus. A SelPlus apoia a plantação de 4.250 árvores com o Floresta Comum da Quercus durante o ano 2012, compensando as suas emissões de CO2 com os transportes de colaboradores efetuados durante o ano 2011.

A Quercus pretende com o projeto Floresta Comum incentivar a reflorestação com a floresta autóctone portuguesa. O objetivo é fomentar e incentivar a criação de uma floresta com altos índices de biodiversidade e de produção de serviços ecológicos, fazendo chegar os conhecimentos e as árvores às pessoas e instituições que têm disponibilidade e vontade de intervir.

Esta iniciativa do Centro de Tropas Comandos insere-se no programa das comemorações do 50.º aniversário dos Comandos e do 10.º aniversário da reativação da especialidade “Comando”.

Lisboa, 8 de março de 2012

A Direção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza


Para mais informações contatar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário