Floresta do Interior

Informação sobre a floresta, agenda de eventos.

Páginas

  • Início
  • Floresta do Interior
  • Estudo sobre pelletes
  • Agenda
  • Castanheiro Guilhafonso
  • Ofertas de Emprego

domingo, 30 de novembro de 2014

Fundo Florestal Permanente: candidaturas | 10 nov a 5 dez


Fundo Florestal Permanente: candidaturas | 10 nov a 5 dez
Fundo Florestal Permanente - Abertura de candidaturas
FUNCIONAMENTO DOS GABINETES TÉCNICOS FLORESTAIS
Abertura de candidaturas para o Apoio ao Funcionamento dos Gabinetes Técnicos Florestais de 03/11/2014 a 07/11/2014
VER DETALHES AQUI

CERTIFICAÇÃO DA GESTÃO FLORESTAL
Abertura de período para apresentação de candidaturas para o Apoio à Implementação de Sistemas Gestão Florestal Sustentável, de Grupo e Regional, de 10/11/2014 a 05/12/2014VER DETALHES AQUI

 
 
APOIO À ELABORAÇÃO DOS ELEMENTOS ESTRUTURANTES DAS ZONAS DE INTERVENÇÃO FLORESTAL
Abertura de período para apresentação de candidaturas para o Apoio à Elaboração dos Elementos Estruturantes das Zonas de Intervenção Florestal , de 10/11/2014 a 05/12/2014
VER DETALHES AQUI
Publicada por Ricardo Nabais à(s) 23:26 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Etiquetas: Fundo Florestal Permanente: candidaturas | 10 nov a 5 dez

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Notícias PEFC Portugal - Novembro 2014‏

Is this email not displaying correctly? View it in your browser.

Abertura das Candidaturas ao PEFC Collaboration Fund 2015

24 Nov 2014 - Encontra-se aberto o período de candidaturas ao Collaboration Fund 2015 do PEFC. O lançamento oficial deste Fundo aconteceu durante a PEFC Forest Week que decorreu na semana passada em...

Inquérito promovido pelo PEFC revela que os consumidores confiam nos rótulos de certificação

24 Nov 2014 - De acordo com o primeiro Inquérito aos Consumidores promovido pelo PEFC, mais de 80 % dos consumidores querem que as empresas, que adquirem material certificado proveniente de florestas...

Forest Week 2014 a decorrer

20 Nov 2014 - Está a decorrer durante esta semana, em Paris, a Forest Certification Week 2014 do PEFC. Enquadrada na agenda deste evento, realizou-se ontem a 19ª Assembleia Geral do PEFC Council, que...

Abertas as candidaturas ao Fundo Florestal Permanente

11 Nov 2014 - Encontra-se aberto, entre 10 de novembro e 5 de dezembro de 2014, o período de apresentação de candidaturas ao Fundo Florestal Permanente (FFP). O apoio a atribuir destina-se a suportar, total ou...

PEFC reconhecido pela norma BREEAM

27 Oct 2014 - O PEFC foi reconhecido pelo BREEAM pela sua capacidade de permitir que a indústria da construção utilize produtos florestais de uma forma responsável. O sistema BREEAM é um método de avaliação da...
Publicada por Florestaemrede à(s) 18:47 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Etiquetas: Notícias PEFC Portugal - Novembro 2014‏

SPEA lança novo portal sobre birdwatching

SPEA lança novo portal sobre birdwatching

BIODIVERSIDADE


Publicado em 27 de Novembro de 2014.
A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) lançou esta semana um novo portal dedicado à observação de aves em Portugal. O site disponibiliza informação pormenorizada sobre alguns dos locais mais indicados para a observação de aves no continente português, Açores e Madeira, principais espécies-alvo dos observadores e sugestões de roteiros.
O site, que se encontra em português e inglês, possui ainda algumas outras informações e características úteis para quem pretende observar aves em Portugal, como mapas e ligações às Áreas Importantes para as Aves (IBAs) associadas aos locais de observação.
O projecto foi desenvolvido no âmbito do Mediteraves (IPOT-International Project of Ornithology Tourism), avança a SPEA em comunicado, e financiando pelo programa Leonardo da Vinci.
Foto: Natesh Ramasamy / Creative Commons
In Greensavers
Publicada por Ricardo Nabais à(s) 10:30 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Etiquetas: SPEA lança novo portal sobre birdwatching

Investigadores da UC mostram o valor da floresta mediterrânica com filme de animação


2014-11-24
Anabela Marisa Azul
Anabela Marisa Azul
Investigadores do Centro de Ecologia Funcional (CEF), da Universidade de Coimbra (UC), esclarecem o valor da biodiversidade e dos chamados serviços do ecossistema, através do filme de animação “O Montado: Enquanto vivermos juntos”, lançado, hoje, no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia.

O filme de animação documenta a biodiversidade e as dinâmicas da floresta mediterrânica e do montado em particular.

A investigadora Anabela Marisa Azul sublinha: «O sobreiro encontra-se em declínio desde há vários anos. Os incêndios frequentes e a exploração intensiva comprometem os serviços do solo, como a reciclagem de nutrientes e a nutrição mineral, e a saúde do sobreiro. O montado com exploração multifuncional, criado pelo homem, contribui para acrescentar valor económico, conservar a biodiversidade e os serviços do ecossistema».

MONTADO: ENQUANTO VIVERMOS JUNTOSO filme, realizado no âmbito do projecto “O Montado: da biodiversidade aos serviços do ecossistema”, financiado por fundos nacionais através da Ciência Viva e Programa COMPETE, reúne resultados de investigação pela equipa do CEF.

O projecto tem como parceiros o Centro Ciência Viva de Estremoz, a Escola de Ciências e Tecnologias da Universidade de Évora e o LIRIO, o Conservatório de Música de Coimbra, Jardim de Infância dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra, a Escola B1 de Figueiró do Campo, do Agrupamento de Escolas Martinho Árias – Soure.
In ciência Hoje
Publicada por Ricardo Nabais à(s) 02:11 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Etiquetas: Investigadores da UC mostram o valor da floresta mediterrânica com filme de animação

Rabab Fayad em Lisboa

É com muito gosto que o BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, vos vem convidar a assistir a uma intervenção de Rabab Fayad, Diretora da Rede Global do WBCSD - World Business Council for Sustainable Development, sobre o tema do capital natural, a decorrer na conferência “Portugal, Capital Natural – agricultura, mar e florestas”, no próximo dia 1 de Dezembro.

Rabab Fayad é a keynote speaker do evento que tem como objetivo fomentar o debate sobre o papel do capital natural para a competitividade da economia nacional. Rabab Fayad vem falar do valor do capital natural para as empresas e para os negócios, vem explicar como o WBCSD está a apoiar as empresas a reconhecer o capital natural como parte integrante dos negócios e abordar os desafios da sustentabilidade para as empresas, nomeadamente no que toca às alterações climáticas. Ao longo do dia, há também espaço para partilha de boas práticas de empresas que integram o capital natural nas suas estratégias de negócio.

Rabab Fayad está no WBCSD desde 2013 e dirige a rede global da instituição, que inclui 66 organizações parceiras em todo o mundo, à semelhança do BCSD Portugal. Anteriormente foi diretora de relações governamentais e organizações internacionais e diretora do Médio Oriente no World Economic Forum, integrou o grupo de trabalho de diplomacia na campanha do candidato a presidenteObama for America e foi coordenadora do Saban Center for Middle East Policy, centro de investigação do think tank americanoBrookings Institution. Iniciou o seu percurso profissional como advogada na Crowell & Moring LLP. Rabab Fayad é licenciada em relações internacionais e em direito e especialista em relações governamentais e institucionais, comunicação estratégica, cooperação internacional e envolvimento de stakeholders.

A conferência “Portugal, Capital Natural – agricultura, mar e florestas” (programa em anexo) é uma parceria entre o Green Project Awards, a EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva e o BCSD Portugal. Realiza-se no próximo dia 1 de Dezembro, das 9h15 às 18h45, no Grande Auditório do edifício 2 do ISCTE, em Lisboa. As inscrições deverão ser feitas até 27 de Novembro, aqui, ou através do email - mfernandes@gci.pt – ou telefone - 21 358 8020.

Publicada por Ricardo Nabais à(s) 01:28 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Etiquetas: Rabab Fayad em Lisboa

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

OFICINA DE IDENTIFICAÇÃO DE COGUMELOS SILVESTRES - 29/11/2014, às 10h no Parque da Cidade do Porto‏



https://scontent-b-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/v/t1.0-9/983823_10203292657984338_5565242377415522660_n.jpg?oh=4b4d9dc311c0e394033d346e0cfa1290&oe=54D5BCFC
OFICINA DE IDENTIFICAÇÃO DE COGUMELOS SILVESTRES
29 de Novembro de 2014
Nesta Oficina de 3 horas, haverá uma hora de teoria sobre o mundo dos cogumelos (o que são, onde se encontram, como se reproduzem e se alimentam, como se identificam, entre outros assuntos), uma hora para colheita de exemplares no campo e outra hora para identificação em sala com recurso a bibliografia.
Os objetivos desta Oficina são:
1. Sensibilizar os participantes para a biodiversidade, importância ecológica e preservação dos cogumelos silvestres;
2.Transmitir aos participante as regras para a colheita de cogumelos silvestres de modo sustentável;
3.Dotar os participantes de noções sobre a identificação de cogumelos silvestres de forma segura.
Serão fornecidas aos participante fotocópias com informação relevante.
Aviso: Deverá levar roupa e calçado confortáveis e adequados às condições climatéricas.
Preço: 4 €
Público: geral, a partir dos 8 anos
Ponto de encontro: Centro de Educação Ambiental do Núcleo Rural do Parque da Cidade do Porto
Horário: 10h - 13h
Inscrições: Quem quiser participar nesta Oficina, deve enviar um email para cortex06@gmail.com (incluir nome e o contacto telefónico, por favor) ou no próprio CEA do Núcleo Rural
Publicada por Ricardo Nabais à(s) 02:04 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Etiquetas: às 10h no Parque da Cidade do Porto‏, OFICINA DE IDENTIFICAÇÃO DE COGUMELOS SILVESTRES - 29/11/2014

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

1.º concurso de cozinhas solares Quercus/IPG

Estão abertas as inscrições para Escolas do 3.º ciclo e secundárias do distrito da Guarda para o 1.º concurso de cozinhas solares Quercus/IPG.

As inscrições podem ser feitas através do blog do concurso ou através dos contatos habituais guarda@quercus.pt ou 931 104 568. 
http://cozinha-solar-quercus.blogspot.pt/
Continue a acompanhar as novidades deste concurso.


Publicada por Ricardo Nabais à(s) 18:36 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Etiquetas: 1.º concurso de cozinhas solares Quercus/IPG

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Candidaturas às ajudas animais 2015


Candidaturas às ajudas animais 2015
No âmbito da reforma da PAC (Política Agrícola Comum) 2015-2020, está previsto manter ajudas à produção de carne de bovino, ovino e caprino. Contudo, este apoio será atribuído após submissão de uma candidatura anual, acabando o regime de direitos, existente no último quadro de apoio.

Informam-se que todos os agricultores que tenham intenção de realizar candidatura às ajudas animais no próximo ano, isto é, ao Prémio Vacas Aleitantes, Prémio Ovinos e Caprinos e Prémio Vacas Leiteiras, têm de formalizar uma intenção de candidatura através da área reservada do portal do IFAP emwww.ifap.pt ou através das entidades recetoras de candidaturas, até 31 de dezembro de 2014.

 Mais informação em: www.ifap.pt
Publicada por Ricardo Nabais à(s) 12:18 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Etiquetas: Candidaturas às ajudas animais 2015

Seminário Novas metodologias de estudo científico dos acidentes rodoviários

O Comando Territorial da Guarda da GNR organiza a 29 de novembro, no Teatro Municipal da Guarda, das 14h30 às 18h00, no âmbito das comemorações do Centenário da implementação da GNR na cidade da Guarda, um Seminário Internacional sobre "Novas metodologias de estudo científico dos acidentes rodoviários: o caso dos tratores agrícolas". 

Participe!
Município de Fornos de Algodres
 implementação da GNR na cidade da Guarda, um Seminário Internacional sobre "Novas metodologias de estudo científico dos acidentes rodoviários: o caso dos tratores agrícolas".
Publicada por Florestaemrede à(s) 00:24 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Etiquetas: Novas metodologias de estudo científico dos acidentes rodoviários

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Plano Estratégico do Sabugal _ Sessão pública de apresentação

 Município do Sabugal na pessoa do Sr. Presidente, Eng. António Robalo, convida V.Ex.ª a estar presente na sessão pública de apresentação do Plano Estratégico do Sabugal – 2025,  titulado

" Do Diagnostico ao Modelo de Intervenção Estratégico e Operacional"

O evento ocorrerá no dia 27 de Novembro, quinta-feira, às 15 horas, no Auditório Municipal.

Os documentos do  Plano Estratégico do Sabugal encontram-se disponíveis em http://www.cm-sabugal.pt/index.php/noticias/284-plano-estrategico-do-sabugal

Agradecemos desde já a Vossa melhor atenção para o assunto.

Contamos Convosco.

"Sabugal Surpreenda os Sentidos"
Publicada por Ricardo Nabais à(s) 21:22 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Etiquetas: Plano Estratégico do Sabugal _ Sessão pública de apresentação

Eventos Bosque das Ideias‏



Publicada por Ricardo Nabais à(s) 21:22 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Etiquetas: Eventos Bosques das Ideias

Seminário sobre Cadastro Predial e Gestão Municipal do Território, 11 de Dezembro, Lisboa‏

Diapositivo1.PNG





Este Seminário, é orientado para eleitos, dirigentes e técnicos com funções e competências ligadas à temática do cadastro predial e da gestão territorial, e servirá de plataforma de apresentação e divulgação da iniciativa projecto-piloto, do e-GEO (Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional da UNL), denominada, cadastro predial multiutilitário.

Esta iniciativa propõe-se, sensibilizar os municípios para um projeto-piloto aplicado ao cadastro predial georreferenciado, com vista à capacitação das várias entidades envolvidas.

Local: Fundação Cidade de Lisboa (Campo Grande nº380)
Descarregue o programa do seminário aqui.
Faça a sua inscrição aqui.
Publicada por Florestaemrede à(s) 00:19 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Etiquetas: 11 de Dezembro, Lisboa‏, Seminário sobre Cadastro Predial e Gestão Municipal do Território

Estudo de Mercado de Pellets

Publicada por Florestaemrede à(s) 00:18 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Etiquetas: Estudo de Mercado de Pellets

domingo, 23 de novembro de 2014

Ministra Assunção Cristas anuncia fiscalidade florestal

A ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, anunciou hoje que os pequenos proprietários florestais vão ter benefícios fiscais no âmbito da reforma da fiscalidade verde.

"A reforma da fiscalidade verde inclui medidas positivas para dar um impulso também ao investimento na floresta", disse Assunção Cristas durante a cerimónia de avaliação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) de 2014.










Segundo a ministra, a reforma da fiscalidade florestal vai incluir oito medidas, nomeadamente ao nível do IRS, Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e Imposto Selo. Cotinua Aqui:
Assunção Cristas adiantou que há cerca de 400 mil pequenos proprietários florestais no país que, muitas vezes, não têm os recursos necessários para fazer os investimentos e cumprir com todas as suas obrigações, além de não se sentirem compensados com os investimentos florestais.
Publicada por Ricardo Nabais à(s) 22:37 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Etiquetas: Ministra Assunção Cristas anuncia fiscalidade florestal

ABERTURA DO BALCÃO 2020

O Balcão 2020 constitui o ponto de acesso aos Programas Operacionais financiados pelos FEEI (Fundos Europeus Estruturais e de Investimento) para todas as entidades que pretendam candidatar a financiamento os seus projetos.

É aqui que encontra informação sobre os financiamentos disponíveis no período 2014-2020 e tudo o que deve saber sobre a apresentação da sua candidatura e o acompanhamento do seu projeto nas suas diversas fases.


O acesso ao Balcão 2020 é simples e fácil!

O registo e autenticação no Balcão 2020 deve ser apenas efetuado se pretende apresentar candidaturas.
Nesse caso é criada a sua área reservada, na qual poderá contar com um conjunto de funcionalidades, independentemente da natureza do projeto, a Região ou o Programa Operacional a que pretende candidatar-se, com destaque para:

• Submissão de candidaturas
• Registo de contratos e procedimentos de contratação pública
• Pedidos de pagamento/adiantamento ou reembolso
• Pedidos de reprogramação
• Conta-corrente dos projetos

Fique a par de todas as novidades, incluindo a abertura de candidaturas, consulte regularmente o Portal Portugal 2020 e subscreva a NewsPT2020.
           
Para saber mais, consulte o Portal Portugal 2020 em:

http://www.pt-2020.pt
Publicada por Ricardo Nabais à(s) 17:42 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Etiquetas: ABERTURA DO BALCÃO 2020

á tem o seu Kit 'Vale uma Árvore'?‏

Não deixe escapar o KIT 'VALE UMA ÁRVORE'! 

arvore recortada 160 Dia da Floresta Autóctone, adquira o KIT 'Vale uma Árvore', disponível em 210 lojas dos CTT.
Porquê? 
Esta parceria QUERCUS/CTT vai florestar com espécies autóctones algumas zonas do país mais afetadas pelos incêndios.

Como? Por cada KIT comprado, o projeto Criar Bosques da Quercus irá plantar uma árvore, antes da Primavera de 2015.

E depois? Com o código presente no KIT, pode registar a sua árvore no site da campanha e acompanhar o seu crescimento.

Não tem nenhuma loja CTT perto de si? Faça o seu pedido para loja@quercus.pt.
ONDE COMPRAR?  JÁ COMPROU? REGISTE A SUA ÁRVORE!   O CRIAR BOSQUES

Publicada por Ricardo Nabais à(s) 17:39 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Etiquetas: á tem o seu Kit 'Vale uma Árvore'?‏

Eng. Agronomo, Eng. Florestal


IRMC, Lda

Empresa de formação e concultoria encontra-se neste momento a recrutar 1 formador(a) que reúna os requisitos para assegurar a formação em "Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos":

- Licenciatura na área Agrícola ou Florestal
- CCP
- Formação Profissional na Área da "Distribuição e Comercialização de Produtos Fitofarmacêuticos"
- Formação profissional específica na área da mecanização agrícola

O(a) formador(a) deverá estar disponível para deslocações pelo Centro do país.

Os(as) interessados(as) deverão enviar o CV e documentos comprovativos dos critérios acima mencionados para

Publicada por Ricardo Nabais à(s) 17:35 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Etiquetas: Eng. Agronomo, Eng. Florestal

II Jornadas técnicas sobre Carvalhos


Publicada por Ricardo Nabais à(s) 11:55 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Etiquetas: II Jornadas técnicas sobre Carvalhos

4º Encontro REDECOR: O montado de sobro e a fileira da cortiça em Portugal e Espanha. Oeiras (Portugal)





Auditório do Centro de Atualização Propedêutica (CAP) do INIAV

- Quinta do Marquês, Oeiras -

Programa:
9:30 – 10:00 Receção dos participantes e entrega de documentação
10:00 – 10:15 Sessão de Abertura:
Presidente do INIAV - Nuno Canada
Diretor do INIA Espanha - Manuel Lainez
Gestor da REDECOR - Luís Gil
Responsável do INIAV no projeto - Miguel Pestana

Painel I: A INDÚSTRIA CORTICEIRA EM PORTUGAL E ESPANHA
10:15 – 10:45 Estrangulamentos e Perspetivas Futuras Moderadores: Isabel Cañellas (INIA) e João Posser de Andrade (ROBCORK SA)
Portugal: A Indústria da Cortiça - Perspectivas de crescimento no mercado global - Pedro Borges Ferreira (APCOR)
Espanha: Limitaciones y perspectivas del sector corchero en España - Jose Ramon Gonzalez Adrados (UPM)
10:45 – 11:00 Debate
11:00 – 11:15 Pausa para café
11:15 – 12:15 Gestão dos Montados de Sobro Moderadores: Isabel Cañellas (INIA) e Miguel Pestana (INIAV)
Portugal: Conhecer o solo, princípio essencial par a gestão sustentável dos montados e povoamentos de sobreiro - Alberto Azevedo Gomes (INIAV)
Estado de fertilidade do solo em áreas de montado de sobro - José Casimiro (INIAV)
Influência do descortiçamento e do clima no crescimento do sobreiro e da cortiça - Augusta Costa (INIAV)
Metodologia para avaliação do grau de coberto de copas - Irene Cadima (INIAV)
Espanha: Retos en la modelización de la producción de corcho - Mariola Sanchez (INIA)
Repoblaciones con Alcornoque en Extremadura: Estrategias de futuro - Ramon Santiago (CICYTEX)
12:15 – 12:30 Debate
12:30 – 14:00 Almoço livre (refeitórios do INIAV e do IQTB)
14:00 – 14:40 Fitossanidade dos montados de sobro
Moderadores: António Gonçalves Ferreira (UNAC) e Teresa Soares David (INIAV)
Portugal: Gestão integrada do montado contra o Platypus cylindrus – Novas perspectivas - Luis Bonifácio (INIAV)
Montado de Sobro: contribuição para o estudo de organismos fitopatogénicos e micoflora da cortiça - Helena Bragança (INIAV) O envolvimento da Phytophthora cinnamomi no declínio dos montados - Ana Cristina Moreira (INIAV)
Diversidade do carvão do entrecasco no sobreiro - Joana Henriques (INIAV)
14:40 – 15:30 Ecofisiologia e Melhoramento dos montados de sobro Moderadores: António Gonçalves Ferreira (UNAC) e Nuno Ribeiro (Universidade de Évora)
Portugal: Vigor, regeneração e variabilidade genética da Quercus suber - Carolina Varela (INIAV)
Estudo do transcritoma associado à produção e desenvolvimento da cortiça - Filomena Nóbrega (INIAV)
Importância dos microorganismos do solo em montados de sobro - Isabel Videira e Castro (INIAV)
Resposta de plantas jovens de sobreiro à secura - Carla Nóbrega (INIAV)
Estratégias de uso de água em sobreiros adultos: relevância para a gestão - Teresa Soares David (INIAV)
15:30 – 15:45 Pausa para café
15:45 – 16:45 Bens e Serviços dos montados de sobro Moderadores: Nuno Ribeiro (Universidade de Évora) e Teresa Soares David (INIAV)
Portugal: Produtos não lenhosos do montado de sobro - Ricardo Paiva (INIAV)
Serviços do ecossistema em montados de sobro: perspetivas recentes da investigação agrária em produções não suberosas de Quercus suber em Portugal - Jorge Capelo (INIAV)
Zonagem qualitativa da cortiça: ZQCork, base de dados - Abel Rodrigues (INIAV)
Micosilvicultura, Micoturismo e redes de serviços micológicos - Helena Machado (INIAV)
Espanha: Valoración de la renta total social del uso múltiple de los alcornocales de Andalucia - Pablo Campos Palacín (CSIC) 16:45 – 17:15 Debate e conclusões
17:15 – 17:30 Sessão de Encerramento: Diretora da Unidade Estratégica SAFSV do INIAV,I.P. - Amélia Maria Lopes SubDirectora General de Investigación y Tecnologia do INIA Espanha - Isabel Cañellas
Promotor da REDECOR - Alzira Quintanilha (CTCOR)

•Inscrições - redecor@iniav.pt (data limite para inscrições: 23 de Novembro 2014)
Publicada por Ricardo Nabais à(s) 11:35 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Etiquetas: 4º Encontro REDECOR: O montado de sobro e a fileira da cortiça em Portugal e Espanha. Oeiras (Portugal)

sábado, 22 de novembro de 2014

seminario FIREglobulus - 15 dez - UTAD‏

A GIFF - Gestão Integrada de Fogos Florestais S.A. e a UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, organizam o Seminário "Investigação & Desenvolvimento de Fogo Controlado em Eucaliptal" no dia 15 de Dezembro, às 14h30, no Auditório de Ciências Florestais da UTAD. 

Neste Seminário será apresentado o Guia de Fogo Controlado em Eucaliptal, resultado do projeto FIREglobulus, desenvolvido em co-promoção pela GIFF S.A. e pela UTAD, co-financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Regional de Norte.

As inscrições devem ser efetuadas pelo email fireglobulus@gmail.com, com indicação de nome, instituição e se é credenciado em fogo controlado
Publicada por Ricardo Nabais à(s) 21:10 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Etiquetas: seminario FIREglobulus - 15 dez - UTAD‏

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Proposta unidade de recolha e transformação de cogumelos da Serra da Estrela

A Associação Florestal da Encosta da Serra da Estrela (Urze), com sede em Gouveia, está a liderar um projeto de constituição de uma unidade de recolha e transformação de recursos micológicos naquela região.
Segundo José Mota, presidente da Urze, a ideia, que pretende valorizar os cogumelos de toda a área do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), será apresentada na sexta-feira, em Seia, nos “Encontros Micológicos da Serra da Estrela” organizados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Durante o encontro, o responsável irá divulgar o projeto que permitirá colmatar a “grande falha” que existe na região relacionada com “a inexistência de entidades que procurem a recolha, a concentração e a transformação” dos produtos micológicos.
O dirigente da Urze disse hoje à agência Lusa que propõe a constituição da Cooperativa Micológica da Serra da Estrela para “promover e valorizar um produto endógeno, associado à questão fundamental que tem a ver com o desenvolvimento rural”.
Com a criação de uma unidade de recolha, transformação e comercialização de recursos micológicos será criada a possibilidade de as mais-valias associadas a estes produtos ficarem na região, pois segundo José Mota, atualmente “levam-nos para outros lados e os produtores florestais e as populações rurais não ganham nada com isso”.
“Chegou o momento de fazer alguma coisa por este setor e por este produto, tanto interna como externamente”, disse, sublinhando que os cogumelos produzidos na área do PNSE têm características únicas, devido ao solo e às diferenças de altitude.
A localização da futura unidade ainda não está decidida, mas o dirigente da Urze considera que, pelo facto de o processo estar a ser liderado por aquela associação, com sede em Gouveia e um núcleo em Seia, a mesma possa ser instalada em um daqueles concelhos.
O projeto, que ainda não tem custos definidos, deverá ser candidatado aos fundos comunitários do novo quadro de apoio, indicou.
A Urze adianta que irá envolver no processo as autarquias, os baldios e as associações florestais da área do PNSE.
Para além da constituição da cooperativa que irá gerir o projeto da futura unidade de recolha, transformação e comercialização de recursos micológicos, o responsável também defende que seja formada uma rede de “coletores de cogumelos” na área do PNSE.
José Mota alertou ainda para a necessidade de ser criada legislação para regulamentação do setor da micologia, lembrando que existiu um código florestal que previa normas para a recolha de cogumelos, que foi suspenso.
Durante os “Encontros Micológicos da Serra da Estrela” do ICNF, a realizar em Seia, será ainda feita a “Apresentação do observatório regional de micologia das Beiras e Serra da Estrela” (Manuela Silva) e abordados temas como “Promoção dos recursos micológicos” (Helena Vicente) e “As boas práticas de colheita e consumo de cogumelos silvestres” (Carlos Sequeira).
Fonte: Porto Canal
- See more at: http://obloguedosmanteigas.com/#sthash.7JK3oWzy.dpuf
Publicada por Ricardo Nabais à(s) 09:36 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Etiquetas: Proposta unidade de recolha e transformação de cogumelos da Serra da Estrela

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Workshop “Conservação de Sementes”


Escrito por Rotiv
NOV11
Fonte: C.I.S.E. Centro de Interpretação da Serra da Estrela

Publicada por Ricardo Nabais à(s) 09:33 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Etiquetas: Workshop “Conservação de Sementes”

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Sementes de Portugal

Há cerca de um ano publicámos o nosso primeiro catálogo de sementes de flora autóctone. De então para cá procurámos estender a nossa oferta incluindo mais espécies da nossa vegetação espontânea e representativas das diversas regiões de Portugal continental.

O presente catálgo 2014-2015, que ainda esperamos enriquecer até ao final do presente ano, disponibiliza sementes de 180 espécies. Quase o dobro de há um ano atrás! Introduzimos as secções de Árvores ( 27 espécies), de Alhos e Bolbos (8 espécies, após confirmarmos a sua boa germinação) aumentámos a secção de arbustos e sub-arbustos (de 25 para 42 espécies) , bem como a de herbáceas, anuais e plurianuais, de 63 para para 92 espécies.

Face ao catálogo do ano passado e considerando o feed-back recebido, optámos este ano por incluir fotos das espécies bem como a região de origem das sementes. Esperamos com isso facilitar o processo de reconhecimento das diferentes espécies.

Incluímos também 8 espécies exóticas que ao longo das últimas décadas/séculos foram introduzidas no nosso território e que se assilvestraram com sucesso sem, contudo, demonstrarem um comportamento invasivo. As capuchinhas, os acantos, os ciprestes ou a árvore-da-castidade são algumas dessas. Em todos os casos pensamos que longe de confundirem ou desvirtuarem o catálogo contribuem para o seu enriquecimento. São plantas que fazem hoje parte das nossas paisagens e em muitos casos já culturalmente apropriadas por nós.

Este catálogo poderá ser descarregado directamente clicando no mesmo, na barra do lado direito desta página, ou então AQUI !
Publicada por Ricardo Nabais à(s) 09:14 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Etiquetas: Sementes de Portugal

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Workshop de Cogumelos Silvestres + Trekking‏

 A Bioinvitro, em parceria com a Borealis On Trekking, tem o prazer de o convidar a descobrir o mundo dos cogumelos silvestres! Acompanhe-nos nesta aventura pela Serra da Cabreira e surpreenda-se com um trekking em perfeita simbiose com saberes, sabores e natureza.

    Mais informações e inscrições em http://www.borealis.pt/workshop-de-cogumelos-silvestres-e-mini-trekking-serra-da-cabreira

info@bioinvitro.com | +351 252 615 709
www.bioinvitro.com
Publicada por Ricardo Nabais à(s) 22:02 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Etiquetas: Workshop de Cogumelos Silvestres + Trekking‏
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Houseclick Imobiliária

Houseclick Imobiliária
Imobiliária no interior.

.

.

Floresta do Interior é um projeto da Rotas e Raizes

Floresta do Interior é um projeto da Rotas e Raizes

Serviços e Produtos

Anúncios Grátis
A carregar

2leep

Subscreva a Floresta do Interior

Escreva o seu email:

Colaboradores

  • Florestaemrede
  • Ricardo Nabais
  • Rotas e Raizes
  • Unknown
  • Unknown

Floresta do Interior Apoia/Participa

Floresta do Interior Apoia/Participa

Gesterra


Árvores de Portugal

Árvores de Portugal

Consultor Imobiliário

Consultor Imobiliário
Houseclick Imobiliária

Pesquisar no blog

Floresta do Interior

Carregando...

Projectos

  • Agricultura de Laboratório
  • Biodiversity4all
  • Criar Bosques
  • Cumprir Quioto
  • De olhos nas Estradas
  • EcoSanto
  • EcosolPortugal
  • Ecossistemas
  • EEFOREST
  • Floresta do Minho
  • Fundacion + Arboles
  • Gigantes da Floresta
  • Green Cork
  • Iberiachange
  • Mapas
  • Meiamazonianão

Inscrever-se

Postagens
Atom
Postagens
Comentários
Atom
Comentários

Total de visualizações de página

Crachá do Facebook

Ricardo Nabais

Cria o teu cartão de visita

Floresta do Interior no Mundo

natureza e ambiente
Follow this blog

Cinzas

  • ►  2025 (19)
    • ►  mai. 2025 (6)
    • ►  abr. 2025 (10)
    • ►  jan. 2025 (3)
  • ►  2024 (34)
    • ►  dez. 2024 (1)
    • ►  nov. 2024 (4)
    • ►  out. 2024 (5)
    • ►  jul. 2024 (7)
    • ►  jun. 2024 (12)
    • ►  mai. 2024 (5)
  • ►  2023 (19)
    • ►  dez. 2023 (1)
    • ►  nov. 2023 (3)
    • ►  out. 2023 (4)
    • ►  set. 2023 (1)
    • ►  jun. 2023 (1)
    • ►  mai. 2023 (1)
    • ►  mar. 2023 (1)
    • ►  fev. 2023 (4)
    • ►  jan. 2023 (3)
  • ►  2022 (22)
    • ►  dez. 2022 (3)
    • ►  nov. 2022 (2)
    • ►  out. 2022 (6)
    • ►  set. 2022 (4)
    • ►  ago. 2022 (4)
    • ►  abr. 2022 (1)
    • ►  mar. 2022 (1)
    • ►  jan. 2022 (1)
  • ►  2021 (19)
    • ►  dez. 2021 (1)
    • ►  out. 2021 (1)
    • ►  set. 2021 (3)
    • ►  ago. 2021 (2)
    • ►  jun. 2021 (1)
    • ►  mai. 2021 (1)
    • ►  abr. 2021 (1)
    • ►  mar. 2021 (5)
    • ►  fev. 2021 (3)
    • ►  jan. 2021 (1)
  • ►  2020 (48)
    • ►  dez. 2020 (5)
    • ►  set. 2020 (2)
    • ►  jul. 2020 (6)
    • ►  jun. 2020 (2)
    • ►  mai. 2020 (1)
    • ►  abr. 2020 (6)
    • ►  mar. 2020 (9)
    • ►  fev. 2020 (10)
    • ►  jan. 2020 (7)
  • ►  2019 (13)
    • ►  nov. 2019 (2)
    • ►  out. 2019 (1)
    • ►  jul. 2019 (1)
    • ►  jun. 2019 (1)
    • ►  abr. 2019 (2)
    • ►  mar. 2019 (1)
    • ►  fev. 2019 (2)
    • ►  jan. 2019 (3)
  • ►  2018 (90)
    • ►  nov. 2018 (1)
    • ►  out. 2018 (2)
    • ►  jul. 2018 (4)
    • ►  jun. 2018 (3)
    • ►  mai. 2018 (12)
    • ►  abr. 2018 (8)
    • ►  mar. 2018 (19)
    • ►  fev. 2018 (16)
    • ►  jan. 2018 (25)
  • ►  2017 (214)
    • ►  dez. 2017 (9)
    • ►  nov. 2017 (26)
    • ►  out. 2017 (23)
    • ►  set. 2017 (4)
    • ►  ago. 2017 (1)
    • ►  jul. 2017 (12)
    • ►  jun. 2017 (9)
    • ►  mai. 2017 (12)
    • ►  abr. 2017 (28)
    • ►  mar. 2017 (36)
    • ►  fev. 2017 (17)
    • ►  jan. 2017 (37)
  • ►  2016 (583)
    • ►  dez. 2016 (30)
    • ►  nov. 2016 (85)
    • ►  out. 2016 (84)
    • ►  set. 2016 (49)
    • ►  ago. 2016 (16)
    • ►  jul. 2016 (37)
    • ►  jun. 2016 (43)
    • ►  mai. 2016 (52)
    • ►  abr. 2016 (65)
    • ►  mar. 2016 (41)
    • ►  fev. 2016 (39)
    • ►  jan. 2016 (42)
  • ►  2015 (259)
    • ►  dez. 2015 (33)
    • ►  nov. 2015 (21)
    • ►  out. 2015 (17)
    • ►  set. 2015 (13)
    • ►  ago. 2015 (12)
    • ►  jul. 2015 (11)
    • ►  jun. 2015 (13)
    • ►  mai. 2015 (32)
    • ►  abr. 2015 (26)
    • ►  mar. 2015 (7)
    • ►  fev. 2015 (18)
    • ►  jan. 2015 (56)
  • ▼  2014 (440)
    • ►  dez. 2014 (13)
    • ▼  nov. 2014 (84)
      • Fundo Florestal Permanente: candidaturas | 10 nov ...
      • Notícias PEFC Portugal - Novembro 2014‏
      • SPEA lança novo portal sobre birdwatching
      • Investigadores da UC mostram o valor da floresta ...
      • Rabab Fayad em Lisboa
      • OFICINA DE IDENTIFICAÇÃO DE COGUMELOS SILVESTRES -...
      • 1.º concurso de cozinhas solares Quercus/IPG
      • Candidaturas às ajudas animais 2015
      • Seminário Novas metodologias de estudo científico ...
      • Plano Estratégico do Sabugal _ Sessão pública de a...
      • Eventos Bosque das Ideias‏
      • Seminário sobre Cadastro Predial e Gestão Municipa...
      • Estudo de Mercado de Pellets
      • Ministra Assunção Cristas anuncia fiscalidade flor...
      • ABERTURA DO BALCÃO 2020
      • á tem o seu Kit 'Vale uma Árvore'?‏
      • Eng. Agronomo, Eng. Florestal
      • II Jornadas técnicas sobre Carvalhos
      • 4º Encontro REDECOR: O montado de sobro e a fileir...
      • seminario FIREglobulus - 15 dez - UTAD‏
      • Proposta unidade de recolha e transformação de cog...
      • Workshop “Conservação de Sementes”
      • Sementes de Portugal
      • Workshop de Cogumelos Silvestres + Trekking‏
      • E QUE TAL SERMOS DONOS DISTO TUDO?
      • Reflorestar Barcelos
      • Florestar Braga 2014‏
      • II Jornadas Técnicas sobre os Carvalhos | 5 e 6 de...
      • FLORESTAR PORTUGAL 2014 - 22 de Novembro‏
      • Semana da Floresta Autóctone – Exposição no Serra ...
      • Call for local schools: Programa Escolar BioCôa - ...
      • Workshop de Poda e Plantação de Árvores e Propagaç...
      • Curso de Avaliação de Propriedades Rústicas - 3ª e...
      • Conversa sobre Ambiente "Qual a responsabilidade d...
      • VI Jornadas do Ambiente, Energias e Alterações Cli...
      • Campanha em marcha: "Diga NÃO aos passarinhos na g...
      • Plantar uma Árvore - Comemorações do Dia da Flores...
      • rectificação Lei dos Baldios D.R. do dia 29-out-2014
      • Transplante de Floresta Autóctone
      • Primeiras candidaturas ao Portugal 2020
      • Congresso Política Agrícola Horizonete 2020
      • V Conferência GPA “Portugal, Capital Natural – agr...
      • Nova plataforma da Rede INOVAR‏
      • Prémio Ribacôa 2014-2015
      • Uma Árvore pela floresta
      • Já conhece as nossas Autarquias sem Glifosato?
      • I Workshop - Orientar visitas turísticas na Reserv...
      • Observacao de Aves: passeio de barco no estuario d...
      • Vem Aprender a Cultivar Cogumelos! (Porto)‏
      • Restruturação do Sector Florestal permite um maior...
      • Ação de formação para professores "Charcos com vid...
      • Publicação de portaria PDR para medida 3 do PDR
      • Novembro na Floresta: Um mês de acções pela flores...
      • Balcão da Conta Florestal - 12 de novembro de 2014‏
      • Olimpíadas Portuguesas de Biologia 2015 - Inscriçõ...
      • Curso - Peixes dos Ecossistemas Fluviais
      • Eng. Agronomo, Eng. Florestal
      • Campanha de Crowdfunding da Bio Poli
      • workshop "Licenciamento de pequenos negócios"
      • Workshop sobre os "milhentos" produtos do sabugueiro
      • Gerir o que a floresta nos dá
      • FLORESTAR PORTUGAL 2014 - 22 de Novembro
      • Já está a decorrer o concurso “Candeeiros com cort...
      • Nova campanha de (re)arborização
      • Abertura da época de recolha de sementes
      • SilvaPlus - Biomassa florestal: Criar valor com re...
      • Green Cork ofereceu 3.700 rolhas de cortiça ao pro...
      • BIC para Mestre no ISA: preparação, medição e anál...
      • Vote neste projeto Dar asas ao Património
      • Concurso de Fotografia digital Cogumelos Silvestre...
      • Workshop "Produção de Cogumelos" - a realizar no d...
      • Montado de Sobro
      • Apelo - Voluntários para acção de controlo de infe...
      • FEIRA da CASTANHA- TRANCOSO
      • Green Cork/Floresta Comum | Publicação nº 2 | nove...
      • Há vida na Mata Nacional do Buçaco - #40
      • Como o FSC incentiva às boas práticas de gestão fl...
      • Passeio micológico - 8 de Novembro - Quinta Pedagó...
      • Manual Técnico de Engenharia Natural
      • II Encontro Micológico da APF Montemuro e Paiva‏
      • A IAAS- UTAD realiza no próximo dia 14 de Novembr...
      • II Seminário o Castanheiro no novo plano estratégico
      • Floresta Comum já distribuiu 200 mil árvores autóc...
      • CONFERÊNCIA DE LANÇAMENTO DO PROGRAMA “EMPREENDEDO...
    • ►  out. 2014 (36)
    • ►  set. 2014 (27)
    • ►  ago. 2014 (1)
    • ►  jul. 2014 (9)
    • ►  jun. 2014 (21)
    • ►  mai. 2014 (45)
    • ►  abr. 2014 (54)
    • ►  mar. 2014 (66)
    • ►  fev. 2014 (33)
    • ►  jan. 2014 (51)
  • ►  2013 (253)
    • ►  dez. 2013 (30)
    • ►  nov. 2013 (12)
    • ►  out. 2013 (19)
    • ►  set. 2013 (14)
    • ►  ago. 2013 (8)
    • ►  jul. 2013 (17)
    • ►  jun. 2013 (16)
    • ►  mai. 2013 (27)
    • ►  abr. 2013 (29)
    • ►  mar. 2013 (35)
    • ►  fev. 2013 (23)
    • ►  jan. 2013 (23)
  • ►  2012 (473)
    • ►  dez. 2012 (16)
    • ►  nov. 2012 (27)
    • ►  out. 2012 (55)
    • ►  set. 2012 (37)
    • ►  ago. 2012 (17)
    • ►  jul. 2012 (37)
    • ►  jun. 2012 (32)
    • ►  mai. 2012 (38)
    • ►  abr. 2012 (58)
    • ►  mar. 2012 (76)
    • ►  fev. 2012 (27)
    • ►  jan. 2012 (53)
  • ►  2011 (693)
    • ►  dez. 2011 (33)
    • ►  nov. 2011 (60)
    • ►  out. 2011 (47)
    • ►  set. 2011 (47)
    • ►  ago. 2011 (14)
    • ►  jul. 2011 (32)
    • ►  jun. 2011 (65)
    • ►  mai. 2011 (80)
    • ►  abr. 2011 (51)
    • ►  mar. 2011 (91)
    • ►  fev. 2011 (76)
    • ►  jan. 2011 (97)
  • ►  2010 (407)
    • ►  dez. 2010 (42)
    • ►  nov. 2010 (49)
    • ►  out. 2010 (31)
    • ►  set. 2010 (22)
    • ►  ago. 2010 (18)
    • ►  jul. 2010 (15)
    • ►  jun. 2010 (17)
    • ►  mai. 2010 (25)
    • ►  abr. 2010 (26)
    • ►  mar. 2010 (55)
    • ►  fev. 2010 (60)
    • ►  jan. 2010 (47)
  • ►  2009 (557)
    • ►  dez. 2009 (21)
    • ►  nov. 2009 (40)
    • ►  out. 2009 (66)
    • ►  set. 2009 (58)
    • ►  ago. 2009 (65)
    • ►  jul. 2009 (32)
    • ►  jun. 2009 (43)
    • ►  mai. 2009 (46)
    • ►  abr. 2009 (49)
    • ►  mar. 2009 (64)
    • ►  fev. 2009 (62)
    • ►  jan. 2009 (11)
  • ►  2008 (305)
    • ►  dez. 2008 (38)
    • ►  nov. 2008 (41)
    • ►  out. 2008 (36)
    • ►  set. 2008 (25)
    • ►  ago. 2008 (31)
    • ►  jul. 2008 (10)
    • ►  jun. 2008 (16)
    • ►  mai. 2008 (50)
    • ►  abr. 2008 (35)
    • ►  mar. 2008 (13)
    • ►  fev. 2008 (5)
    • ►  jan. 2008 (5)
  • ►  2007 (44)
    • ►  dez. 2007 (6)
    • ►  nov. 2007 (16)
    • ►  out. 2007 (4)
    • ►  set. 2007 (1)
    • ►  ago. 2007 (8)
    • ►  jul. 2007 (7)
    • ►  jun. 2007 (2)
Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Tema Simples. Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.