terça-feira, 11 de novembro de 2014

Novembro na Floresta: Um mês de acções pela floresta autóctone‏

Novembro na Floresta
8 e 9, 22 e 23 de Nov.: Voluntariado de Recolha de Sementes de Árvores Autóctones
De 24 a 28 de Nov.: Escolas pela Floresta Autóctone
29 e 30 de Nov.: Formação - Criação de Viveiros de Árvores Autóctones
Uma organização da Palombar em parceria com o projecto Floresta Comum da Quercus.
No ano passado, a Palombar deu início a um conjunto de acções que teve como principal objectivo contribuir para a conservação da floresta autóctone, não só através da formação e da disseminação do conhecimento sobre este ecossistema, mas também pelo envolvimento dos participantes em diferentes fases do processo de reflorestação. No sentido de lhes dar continuidade, e visto que a Palombar pretende dar cada vez mais centralidade a esta área de intervenção, os trabalhos serão, pois, retomados, desta feita com um mês inteiro preenchido de actividades. Novembro não foi escolhido ao acaso: além de ser um período rico em sementes e de ser o momento ideal para a plantação, é no dia 23 que se celebra o Dia da Floresta Autóctone.

Os dias , 22 e 23 de Novembro, serão dedicados ao Voluntariado de Recolha de Sementes de Árvores Autóctones nos concelhos de Vimioso, Miranda do Douro e Mogadouro. À semelhança do ano passado, os participantes acompanharão a equipa da Palombar em busca de sementes de freixo, lodão, sobreiro, carvalho, azinheira, zimbro e pilriteiro. Estas serão posteriormente seleccionadas e semeadas, até que germinem as árvores que voltarão ao solo do nordeste transmontano. Toda a ajuda é bem-vinda!


Ao longo da semana de 24 a 28, trabalharemos com escolas dos concelhos de Vinhais, Bragança, Mogadouro, Miranda do Douro e Vimioso, destinando um dia inteiro a cada uma delas. O principal objectivo desta acção – Escolas pela Floresta Autóctone - é envolver cerca de 40 alunos, entre os 12 e os 18 anos, de cada um dos municípios referidos, num conjunto de actividades que, além de os informar sobre estes ecossistemas, assentará na sua participação activa na reflorestação do seu território, dando-lhes assim maior domínio sobre o meio ambiente que os rodeia.


Por fim, para os dias 29 e 30, propomos uma formação que visará a Criação de Viveiros de Árvores Autóctones, a ter lugar no Centro de Interpretação dos Pombais Tradicionais, na aldeia de Uva (concelho de Vimioso). Contaremos, uma vez mais, com a participação do formador Ricardo Nabais que nos falará, entre outros assuntos, do material necessário, dos métodos de armazenamento e extracção de sementes, bem como das diferentes técnicas de sementeira. Aberto a todos!


Saiba mais sobre cada uma destas actividades em www.palombar.pt


* * *


Colaboradores procuram-se


A poucos meses do final do ano, urge começar a planear 2015. Com o volume de trabalho a aumentar, a Palombar vê-se obrigada – e com grande satisfação! – a procurar novos membros para integrar a sua equipa. Ainda que seja certo que as tarefas girarão à volta da gestão e manutenção dos pombais e seus habitats, dando particular enfoque à prevenção de incêndios, todos os “palombeiros” têm de ser flexíveis e, portanto, capazes de desempenhar os mais diversos trabalhos.


Procuramos alguém que:
- Seja de uma das seguintes áreas: engenharia florestal, biologia, engenharia do ambiente;
- Tenha espírito associativo e sentido de autonomia, goste de trabalhar em equipa, seja comunicativo e dinâmico;
- Goste de fazer trabalho de campo;
- Fique entusiasmado com a ideia de viver numa aldeia ou vila do concelho de Vimioso.


Se encaixas neste perfil e se gostarias de trabalhar connosco, por favor envia-nos o teu CV até dia 15 de Novembro para palombar@gmail.com


Caso tenhas alguma dúvida, não hesites em escrever-nos ou em telefonar-nos para: 96 469 55 11 ou 96 469 54 42.

Nenhum comentário:

Postar um comentário