quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Sementes de Portugal

Há cerca de um ano publicámos o nosso primeiro catálogo de sementes de flora autóctone. De então para cá procurámos estender a nossa oferta incluindo mais espécies da nossa vegetação espontânea e representativas das diversas regiões de Portugal continental.

O presente catálgo 2014-2015, que ainda esperamos enriquecer até ao final do presente ano, disponibiliza sementes de 180 espécies. Quase o dobro de há um ano atrás! Introduzimos as secções de Árvores ( 27 espécies), de Alhos e Bolbos (8 espécies, após confirmarmos a sua boa germinação) aumentámos a secção de arbustos e sub-arbustos (de 25 para 42 espécies) , bem como a de herbáceas, anuais e plurianuais, de 63 para para 92 espécies.

Face ao catálogo do ano passado e considerando o feed-back recebido, optámos este ano por incluir fotos das espécies bem como a região de origem das sementes. Esperamos com isso facilitar o processo de reconhecimento das diferentes espécies.

Incluímos também 8 espécies exóticas que ao longo das últimas décadas/séculos foram introduzidas no nosso território e que se assilvestraram com sucesso sem, contudo, demonstrarem um comportamento invasivo. As capuchinhas, os acantos, os ciprestes ou a árvore-da-castidade são algumas dessas. Em todos os casos pensamos que longe de confundirem ou desvirtuarem o catálogo contribuem para o seu enriquecimento. São plantas que fazem hoje parte das nossas paisagens e em muitos casos já culturalmente apropriadas por nós.

Este catálogo poderá ser descarregado directamente clicando no mesmo, na barra do lado direito desta página, ou então AQUI !

Nenhum comentário:

Postar um comentário