sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Investigadores da UC mostram o valor da floresta mediterrânica com filme de animação


2014-11-24
Anabela Marisa Azul
Anabela Marisa Azul
Investigadores do Centro de Ecologia Funcional (CEF), da Universidade de Coimbra (UC), esclarecem o valor da biodiversidade e dos chamados serviços do ecossistema, através do filme de animação “O Montado: Enquanto vivermos juntos”, lançado, hoje, no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia.

O filme de animação documenta a biodiversidade e as dinâmicas da floresta mediterrânica e do montado em particular.

A investigadora Anabela Marisa Azul sublinha: «O sobreiro encontra-se em declínio desde há vários anos. Os incêndios frequentes e a exploração intensiva comprometem os serviços do solo, como a reciclagem de nutrientes e a nutrição mineral, e a saúde do sobreiro. O montado com exploração multifuncional, criado pelo homem, contribui para acrescentar valor económico, conservar a biodiversidade e os serviços do ecossistema».

MONTADO: ENQUANTO VIVERMOS JUNTOSO filme, realizado no âmbito do projecto “O Montado: da biodiversidade aos serviços do ecossistema”, financiado por fundos nacionais através da Ciência Viva e Programa COMPETE, reúne resultados de investigação pela equipa do CEF.

O projecto tem como parceiros o Centro Ciência Viva de Estremoz, a Escola de Ciências e Tecnologias da Universidade de Évora e o LIRIO, o Conservatório de Música de Coimbra, Jardim de Infância dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra, a Escola B1 de Figueiró do Campo, do Agrupamento de Escolas Martinho Árias – Soure.
In ciência Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário