domingo, 16 de novembro de 2014

Call for local schools: Programa Escolar BioCôa - Parceria ATN e Parque Arqueológico do Vale do Côa | School program BioCôa



Até ao final do ano de 2014, oParque Arqueológico do Vale do Côa e a Associação Transumância e Natureza (ATN) organizam o programa BioCôa, um programa educativo cujo objectivo é aproximar os estudantes do património natural existente na região sensibilizá-los para a importância da conservação da flora e fauna autóctones.

Os agrupamentos de Escolas dos concelhos que integram o  (PAVC) - Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Vila Nova de Foz Côa e Mêda - vão ter a oportunidade de participar em actividades que visam promover o envolvimento com a natureza.


Cada Agrupamento de Escolas poderá organizar 5 sessões teóricas na escola e 2 trazer duas turmas à Reserva da faia Brava. 

As sessões teóricas são especialmente desenhadas para celebrar o Mês da Floresta Autóctone (cujo dia se celebra a 23 de Novembro), e incluem uma sessão teórica sobre a fauna e flora do Vale do Côa e uma oficina de plantação de árvores. No final da oficina, cada aluno levará para casa a sua árvore, que deverá cuidar, para plantar no ano seguinte na Reserva da Faia Brava.

As visitas guiadas vão ser realizadas por um técnico da Associação Transumância e Natureza e são especialmente pensadas para os alunos do 8º ano, uma vez que a estrutura curricular da disciplina de Ciências da Natureza inclui vários conceitos e temas que podem ser explorados durante a visita à Reserva da Faia Brava.

A participação nas actividades é gratuita, e cabe às escolas e aos professores fazerem a requisição das actividades, através de geral@atnatureza.org ou +351 271 311 202.


O programa é promovido pelo Parque Arqueológico do Vale do Côa e pela Associação Transumância e Natureza e é financiado pelo PROVERE Turismo e Património no Vale do Côa (Programa Operacional Regional do Centro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário