segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Green Cork/Floresta Comum | Publicação nº 2 | novembro 2014

Campanha de recolha de rolhas de cortiça para Escolas e IPSS
Uma nova campanha de recolha de rolhas teve início no passado dia 1 de novembro, mês em que se celebra o Dia da Floresta Autóctone (23), prolongando-se até 5 de junho (Dia Mundial do Ambiente). Esta campanha, que tem como destinatários escolas e IPSS, vai premiar as 4 entidades que se destacarem em termos de recolha de rolhas.  A 1ª campanha decorreu no ano de 2012 com a iniciativa “Rolhas que dão Folhas” promovida pelo Continente, foram entregues mais de 45 mil sacos cheios de rolhas de cortiça pelas 854 escolas participantes.
O prémio pode variar a nível do local, mas consistirá sempre numa visita a um espaço que respeite os valores naturais e da sustentabilidade e constitua uma experiência de aproximação à natureza e à construção de cidadãos ambientalmente responsáveis. Prémios:
  1. Norte - Visita à Mata de Albergaria e Museu da Geira Romana, no Parque Nacional da Peneda Gerês com o apoio do Parque de Campismo da Cerdeira e Município de Terras do Bouro;
  2. Centro - Visita à Fundação Mata do Bussaco com a participação numa atividade;
  3. Sul - Visita à Herdade do Freixo do Meio com possibilidade de ser durante a época de descortiçamento.
  4. Ilhas dos Açores ou Madeira - A visita terá que ser programada num local situado na ilha da entidade vencedora a decidir.
Regulamento aqui.
Inscrições aqui
Campanha de recolha de sementes florestais de espécies autóctones
A campanha de colheita de sementes do projeto Floresta Comum começou no dia 19 de setembro e termina no final do mês de outubro. Já foram recolhidas cerca 155 kg das seguintes 13 espécies florestais autóctones: Acer pseudoplatanus, Arbutus unedo, Betula celtiberica, Crataegus monogyna, Fraxinus angustifolia, Ilex aquifolium, Prunus lusitanica, Pyrus bourgaeana, Pyrus cordata, Quercus faginea, Quercus robur, Sorbus aucuparia eViburnum tinus. As ações de colheita decorreram na Mata Nacional do Buçaco (2,5 kg), no Parque Natural da Serra da Estrela (17 kg), no Parque Nacional da Peneda Gerês (55 kg), e na zona de Rede Natura 2000 Sicó-Alvaiázere (80 kg). As sementes recolhidas foram entregues para processamento no viveiro da Malcata e no CENASEF em Amarante.
Esta campanha termina a 21 de dezembro e até lá já estão programadas as seguintes ações de colheita:
  • 2.novembro.2014 – Caldas da Rainha | Parque Natural de Serra Aire e Candeeiros
  • 8 e 9.novembro.2014 – Miranda do Douro e Mogadouro | Palombar (vários locais)
  • 9.novembro.2014 – Ponte de Lima – Calheiros | Esmorigo
  • 22 e 23.novembro.2014 – Miranda do Douro e Mogadouro | Palombar (vários locais)
  • 29 e 30.novembro.2014 – Goís, Lousã e Castanheira de Pera
  • 5 e 6.dezembro.2014 – Campo do Gerês | Mata de Albergaria
  • 13 e 14.dezembro.2014 – Mata Nacional do Bussaco
Inscrições através do e-mail: pedrosousa@quercus.pt
De outubro de 2014 a março de 2015 vão ser plantadas cerca de 100 mil plantas florestais oferecidas pelo projeto Floresta Comum
Pela 3ª vez, entidades públicas e comunitárias apresentaram candidaturas ao projeto Floresta Comum. A campanha de (re)arborização 2014/15 recebeu 62 candidaturas com projetos florestais, educativos e de parques urbanos, em 70 municípios do continente português.
Foram solicitadas o dobro das plantas disponíveis nos viveiros, circunstância que fez com que lamentavelmente algumas entidades não tenham sido contempladas, apesar de as respetivas candidaturas serem válidas. Perante este quadro, o Floresta Comum vai reforçar os esforços que tem vindo a desenvolver para que as disponibilidades de plantas seja reforçada, designadamente através do estabelecimento de novas parcerias.
O projeto Floresta Comum já ofereceu 170 mil plantas autóctones para ações de (re)arborização em 134 municípios.
Mais informação sobre esta campanha, aqui.
Relatórios das campanhas anteriores, 
aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário