sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Proposta unidade de recolha e transformação de cogumelos da Serra da Estrela

Associação Florestal da Encosta da Serra da Estrela (Urze), com sede em Gouveia, está a liderar um projeto de constituição de uma unidade de recolha e transformação de recursos micológicos naquela região.
Segundo José Mota, presidente da Urze, a ideia, que pretende valorizar os cogumelos de toda a área do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), será apresentada na sexta-feira, em Seia, nos “Encontros Micológicos da Serra da Estrela” organizados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Durante o encontro, o responsável irá divulgar o projeto que permitirá colmatar a “grande falha” que existe na região relacionada com “a inexistência de entidades que procurem a recolha, a concentração e a transformação” dos produtos micológicos.
O dirigente da Urze disse hoje à agência Lusa que propõe a constituição da Cooperativa Micológica da Serra da Estrela para “promover e valorizar um produto endógeno, associado à questão fundamental que tem a ver com o desenvolvimento rural”.
Com a criação de uma unidade de recolha, transformação e comercialização de recursos micológicos será criada a possibilidade de as mais-valias associadas a estes produtos ficarem na região, pois segundo José Mota, atualmente “levam-nos para outros lados e os produtores florestais e as populações rurais não ganham nada com isso”.
“Chegou o momento de fazer alguma coisa por este setor e por este produto, tanto interna como externamente”, disse, sublinhando que os cogumelos produzidos na área do PNSE têm características únicas, devido ao solo e às diferenças de altitude.
A localização da futura unidade ainda não está decidida, mas o dirigente da Urze considera que, pelo facto de o processo estar a ser liderado por aquela associação, com sede em Gouveia e um núcleo em Seia, a mesma possa ser instalada em um daqueles concelhos.
O projeto, que ainda não tem custos definidos, deverá ser candidatado aos fundos comunitários do novo quadro de apoio, indicou.
A Urze adianta que irá envolver no processo as autarquias, os baldios e as associações florestais da área do PNSE.
Para além da constituição da cooperativa que irá gerir o projeto da futura unidade de recolha, transformação e comercialização de recursos micológicos, o responsável também defende que seja formada uma rede de “coletores de cogumelos” na área do PNSE.
José Mota alertou ainda para a necessidade de ser criada legislação para regulamentação do setor da micologia, lembrando que existiu um código florestal que previa normas para a recolha de cogumelos, que foi suspenso.
Durante os “Encontros Micológicos da Serra da Estrela” do ICNF, a realizar em Seia, será ainda feita a “Apresentação do observatório regional de micologia das Beiras e Serra da Estrela” (Manuela Silva) e abordados temas como “Promoção dos recursos micológicos” (Helena Vicente) e “As boas práticas de colheita e consumo de cogumelos silvestres” (Carlos Sequeira).
Fonte: Porto Canal
- See more at: http://obloguedosmanteigas.com/#sthash.7JK3oWzy.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário