segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Emprego - Ornitologia‏

Fonte: SPEA

*** Assistente de Investigação em Ecologia e Evolução

Procura-se um assistente de investigação com Licenciatura ou Mestrado em Biologia ou numa área afim para colaborar no trabalho de campo de um projecto sobre evolução durante invasões biológicas. O projecto estuda a variação geográfica em bicos-de-lacre (Estrilda astrild), que gradualmente invadiram o território de Portugal continental nos últimos 40 anos. O candidato trabalhará inserido numa equipa multidisciplinar com elementos nas Universidades do Porto e de Coimbra.
Mais informações em http://sites.google.com/site/estrildacibiouc/.
Contactos: gcardoso@unimelb.edu.au ou jramos@ci.uc.pt.



*** Assistente de Investigação em Comportamento Animal

Procura-se um assistente de investigação com Bacharelato ou licenciatura em Biologia ou numa área afim para colaborar em experiências de comportamento animal num projecto sobre evolução durante invasões biológicas. O projecto estuda selecção sexual durante a invasão de Portugal continental por uma espécie de ave exótica, o bico-de-lacre (Estrilda astrild). O candidato trabalhará inserido numa equipa multidisciplinar com elementos nas Universidades de Coimbra e do Porto.
Mais informações em http://sites.google.com/site/estrildacibiouc/.
Contactos: pgmota@ci.uc.pt ou gcardoso@unimelb.edu.au.



*** Colaboração em estudo sobre Cuco

Manuel Soler, investigador espanhol, está a realizar um estudo comparativo sobre cucos e os seus hospedeiros na Europa e está interessado em obter informações provenientes dos ornitólogos portugueses, aos quais pede agora a colaboração:

“Como parte de um projecto europeu sobre o Cuco (Cuculus canorus), estamos a preparar uma base de dados sobre espécies hospedeiras e reconhecimento de ovos em toda a Europa. Queremos conseguir informação sobre a percentagem de parasitismo e percentagem de expulsão de ovos de todas as espécies hospedeiras potenciais do cuco em todas as zonas da Europa. Neste estudo comparativo os zeros também são muito importantes, portanto, também interessam os dados sobre todas as espécies e zonas mesmo que não estejam a ser parasitadas. Perante a escassez total de informação publicada sobro o Cuco e seus hospedeiros em Portugal, solicita-se a colaboração dos ornitólogos portugueses para que forneçam dados que tenham recolhido.

As informações que necessitamos são: 1) nome da espécie; 2) zona (coordenadas ou povoação mais próxima); 3) número de ninhos controlados; 4) número de ninhos parasitados (mesmo que seja zero); 5) se havia, ou não, cucos na zona; 6) número de ninhos em que desapareceu algum ovo (este último dado é para recolher informação sobre possíveis erros em que o casal expulsa um dos seus próprios ovos em ninhos não parasitados).

O nome das pessoas que fornecerem informações será citado nos possíveis trabalhos que se publiquem com estes dados. Os dados podem ser enviados para Manuel Soler (msoler@ugr.es). Obrigado pela atenção, Manuel Soler".

Nenhum comentário:

Postar um comentário