sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Famosos ajudam o maior projecto de reflorestação do mundo


«Floresta Unida» tem como meta plantar 400 milhões de árvores em todo o mundo, até 2030

Várias figuras públicas vão associar-se ao Projecto Floresta Unida que este fim-de-semana inicia a plantação de sete mil árvores em Mira, numa área pública da Câmara Municipal sob gestão da Autoridade Florestal Nacional, no âmbito de um programa de reflorestação nacional, noticia a Lusa.

«Vamos plantar pinheiro bravo e pinheiro manso, espécies autóctones do local, numa área a precisar de intervenção com urgência e onde não se dá mais nada a não ser estas árvores», explicou David Lopes, coordenador e mentor do projecto.

A acção, que se inicia sexta-feira e conta no sábado com o apoio no terreno de algumas figuras públicas do mundo artístico, como Luciana Abreu, Cláudia Jacques, Marta Leite e Castro e Alexandre Silva, marca o arranque da campanha nacional de reflorestação 2009/2010.

Até final do ano, prevê David Lopes, deverão ser plantadas cerca de 100 mil árvores em 35 locais do país, de Norte a Sul.

400 milhões de árvores em todo mundo até 2030

O Projecto Floresta Unida tem como meta plantar 400 milhões de árvores em todo o Mundo até 2030, com garantia de protecção durante 30 anos.

Trata-se, segundo David Lopes, «do maior projecto de reflorestação do mundo envolvendo a gestão e protecção das espécies durante 30 anos».

Apesar de só arrancar oficialmente em 2010, o projecto de reflorestação já se iniciou em Portugal com a plantação de 172 mil árvores nos últimos três anos em diversas áreas do país, como a serras da Lousã ou a da Boa Viagem (Figueira da Foz).

O coordenador do Projecto Floresta Unida adiantou ainda à agência Lusa que, a partir de segunda-feira, os municípios portugueses podem candidatar-se a acções de reflorestação recorrendo aos apoios dos patrocinadores do programa.

As candidaturas encerram em Fevereiro de 2010, devendo os projectos aprovados ser realizados no Outono do mesmo ano.

«Será menos uma dor de cabeça para as autarquias, que podem ficar com uma área reflorestada com 30 anos de gestão assegurada por nós», sublinhou David Lopes.

O Projecto Floresta Unida é uma associação portuguesa sem fins lucrativos, de cariz internacional, que tem como objectivo reflorestar o planeta, em articulação e com o patrocínio de diversas entidades governamentais, instituições e empresas de vários países. Diário


Nenhum comentário:

Postar um comentário