terça-feira, 13 de outubro de 2009

Extinção de espécies de água doce atinge níveis alarmantes



Cientistas alertaram que a extinção de espécies de água doce atingiu níveis alarmantes, tornando os animais destes ecossistemas os mais ameaçados do mundo.

Peixes, sapos, tartarugas e crocodilos que vivem em rios, lagoas e pântanos estão a desaparecer a um ritmo entre 4 e 6 vezes mais acelerado que as espécies terrestres ou marinhas, segundo especialistas internacionais que se reúnem a partir desta terça-feira, na Cidade do Cabo, na África do Sul, para a Conferência do programa Diversitas sobre biodiversidade.

«Há evidências científicas claras e crescentes de que estamos à beira de uma enorme crise de biodiversidade em água doce. No entanto, poucos sabem do catastrófico declínio em biodiversidade em água doce tanto a escala local como global», disse Klement Tockner, do Instituto Leibniz de Berlim.

Segundo o responsável, as implicações para a humanidade são «imensas», porque a perda de biodiversidade afecta a purificação das águas, a regulação de doenças, e a agricultura e pesca de subsistência. Diário Digital


Nenhum comentário:

Postar um comentário