segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Acção de Limpeza_Mata Nacional do Buçaco


COMUNICADO DE IMPRENSA


Actividade realiza-se na próxima quarta-feira, dia 9

Silvapor, Agricultura e Silvicultura desenvolve acção de limpeza na Mata do Buçaco


A empresa Silvapor, Agricultura e Silvicultura, Lda, com sede em Idanha-a-Nova, vai desenvolver no próximo dia 9 de Fevereiro, quarta-feira, uma acção de limpeza na Mata Nacional do Buçaco, junto às Portas das Ameias, a partir das 08H30.

Esta acção, que vai abranger cerca de um hectare, vai contar com a presença de uma equipa técnica e de uma equipa prática, com cerca de dez elementos, com o objectivo de controlo de espécies invasoras.

De acordo com o José Gameiro, sócio-gerente da Silvapor, Agricultura e Sivicultura, Lda, esta é uma iniciativa de cariz cívico e em defesa da floresta.

“A minha empresa, está afastada fisicamente da Mata do Buçaco, mas este facto, não a impediu de acompanhar atentamente, de certa forma, a transição que vem acontecendo desde há dois anos a esta parte e que dá mostras de poder vir a ser a devolução do espaço à comunidade de proximidade e à comunidade anónima, possibilitando de novo, a mobilização das pessoas, à participação activa e cívica, num espaço desta natureza”, defende.
“No seguimento da satisfação da curiosidade pelo que ultimamente tem sido feito na Mata do Buçaco, a minha empresa fez várias aproximações, participando em pequenas acções pontuais, nomeadamente de cedências de plantas, para acções de plantação, mas suficientes a que se possa comprometer com novas acções, pela confiança que a determinação dos seus responsáveis, mostra, em fazer algo de diferente e que me mereceu o meu total apoio e incentivo”, diz ainda, salientando a importância deste tipo de acções e incentivando a participação de outras empresas.
“É desta forma que, no dia 09 de Fevereiro de 2011, a minha empresa dedicará um dia à defesa da floresta do Buçaco, colocando à disposição da Fundação, uma equipa técnica e uma equipa prática, em serviço cívico, activo, pela Mata do Buçaco, onde preconizamos o controlo de invasoras lenhosas, rechega e destruição de sobrantes. Dada a possibilidade que me foi concedida, e à minha equipa, de podermos realizar esta acção, sentimo-nos agora no direito de apelar às restantes empresas congéneres, aos técnicos florestais deste país, às organizações governamentais e não-governamentais, que tenham a mesma atitude e venham ao Buçaco, praticar um acto de cidadania”, conclui.

Já o Presidente da Fundação Mata do Buçaco, António Jorge Franco, aproveita para “agradecer à Silvapor a disponibilidade de toda a equipa para abraçar esta causa em prol da Mata Nacional do Buçaco”, reforçando o facto da Fundação Mata do Buçaco estar “sempre receptiva a este tipo de parcerias com empresas que queiram dar o seu contributo em defesa da floresta”.

“É este tipo de acções que pretendemos para a Mata Nacional do Buçaco e das quais a Mata necessita. A boa vontade é o elemento chave para que todos tenhamos sucesso e a Fundação Mata do Buçaco estará sempre aberta a novos desafios do género, de outras empresas, em defesa da Mata Nacional do Buçaco”. 


Iniciativas como estas é que a floresta precisa.

Parabéns a Silvapor.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário