terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Quais as 10 florestas mais ameaçadas do mundo?


Publicado em 08 de February de 201
Uma região florestal entre a Índia e Myanmar, na Ásia-Pacífico (na foto), é considerada a mais ameaçada do mundo, conservando apenas 5% do seu habitat original. A indicação é da ONG Conservação Internacional (CI), que elaborou um ranking das 10 florestas mais ameaçadas do mundo.
No Ano Internacional das Florestas, a CI procura desta forma “focar a atenção do mundo na necessidade de aumentar a protecção das florestas e garantir que a sua grande importância para a conservação da biodiversidade, estabilização do clima e desenvolvimento económico não é subavaliada”.
De acordo com a CI, a segunda floresta mais ameaçada do mundo situa-se na Nova Caledónia, também na região da Ásia-Pacífico, que conservará, de igual forma, apenas 5% do seu habitat.
Seguem-se na lista as florestas de Sundaland (Ásia-Pacífico), Filipinas (Ásia-Pacífico) e a Mata Atlântica, no Brasil.
Completam o top 10 as montanhas do sudoeste chinês, na Ásia, a floresta da Califórnia, nos Estados Unidos, as florestas da costa da África Oriental, as florestas de Madagáscar e das ilhas do Oceano Índico e, finalmente, a floresta Afromontane, em África.
Leia o comunicado de imprensa da CI.
De acordo com a CI – que trabalha em perto de 40 países de todo o mundo – estas 10 florestas perderam já cerca de 90% do seu habitat original e perto de 1500 espécies de plantas endémicas.
“Estas florestas ajudam a suportar, potencialmente, as vidas de perto de mil milhões de pessoas que vivem perto delas e dependem, directa ou indirectamente, dos recursos naturais que estes ecossistemas proporcionam.
Consulte o top 10 das florestas mais ameaçadas do mundo, com a respectiva percentagem de habitat original.
1.Floresta Indo-Burma: 5%
2. Nova Caledónia: 5%
3. Sundaland: 7%
4. Filipinas: 7%
5. Mata Atlântica (Brasil): 8%
6. Montanhas do Sudoeste da China: 8%
7. Floresta da Califórnia (EUA): 10%
8. Florestas da costa da África Oriental: 10%
9. Madagáscar e Ilhas do Oceano Índico: 10%
10. Afromontane (África): 11%
In Greensavers

Nenhum comentário:

Postar um comentário