domingo, 6 de fevereiro de 2011

Câmara rejeita eucaliptos em Santo Estêvão

A Câmara Municipal do Sabugal inviabilizou um projecto de arborização que previa a plantação de eucaliptos num terreno com perto de quatro hectares na freguesia de Santo Estêvão.
 
O Gabinete Técnico Florestal do Município pronunciou-se pela rejeição do projecto, apresentado pela empresa Dendrifructus Lda, alegando que a região é inapta para o eucalipto, que é uma árvore pouco tolerada em solos de altitude superior a 400 metros. Assim, por não haver potencial ecológico para uma tal espécie, o executivo camarário decidiu, na reunião de 19 de Janeiro, dar parecer negativo, facto que inviabiliza o avanço do projecto, nos termos da lei vigente. Continua em Capeia Arraiana

Sou deste assunto pelo blog Capeia Arraiana, e fico contente pelo GTF do Sabugal ter dado parecer negativo, uma zona como a de Santo Estevão, bem podia receber uns Castanheiros ou Carvalhos negrais,  uma vez que o clima e o solo são aptos para esta espécie, temos que valorizar as espécies autóctones  da região e que dão maior valor a longo tempo.

Esperemos que a empresa repense o projecto, e  aposte nas espécies autóctones.

2 comentários:

  1. Agradeço a partilha da notícia e deixava uma pergunta de leigo:

    Quais costumam ser as aplicações comerciais das espécies autóctones que mencionou?

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigado pela visita e pelo comentário.

    Quanto as aplicações comerciais para o Castanheiro temos a curto prazo a produção de castanha cada vez este produto está mais valorizado, e ainda pode ter a produção de madeira a longo prazo para a industria mobiliário, madeira muito valiosa também. e cada vez mais escassa.
    Quanto ao Carvalho negral, se for bem conduzido poderemos ter árvores bem direitas que irão dar uma boa madeira muito boa para mobiliário e valorizada, que cada vez é mais difícil de encontrar, porque os madeireiros cortam as árvores todas para a lenha ser utilizada nas lareiras, sejam árvores tortas ou direitas jovens ou velhas.
    Estas são as aplicações mais valiosas.

    A fixação de carbono por serem espécies de crescimento lento, vão fixar mais ao longo do tempo.
    Não podemos querer só lucro a curto prazo, temos que pensar nas mais valias a médio e longo prazo.

    Disponha sempre.

    ResponderExcluir