quarta-feira, 16 de março de 2011

Fundação Mata do Buçaco assinala Dia Mundial da Árvore com várias actividades

 
COMUNICADO DE IMPRENSA
14/03/2011

Nos dias 20 e 21 de Março


O Dia Mundial da Árvore vai ser assinalado pela Fundação Mata do Buçaco com duas actividades distintas, uma a realizar na Mata Nacional do Buçaco e outra no Coimbrashopping, em Coimbra.

Na Mata vão estar à venda plantas, na Loja “Produtos da Mata”, das 10H às 12H, no próximo domingo, para que estas sejam plantadas junto ao caminho de paralelos na Mata Nacional do Buçaco, ajudando assim na Construção da Sebe Verde.

As espécies escolhidas caracterizam-se por serem arbustos sempre verdes, pouco exigentes em cuidados e de poda fácil, entrando na composição de numerosas sebes floridas. Técnicos florestais estarão disponíveis para acompanhar os voluntários nesta acção.

Apesar de existirem vários exemplares de loureiros-reais (Prunus laurocerasus), ao longo do caminho de paralelos, estes apresentam um comportamento invasor, sendo que a substituição gradual desta espécie com a introdução de outras espécies autóctones do folhado é bastante importante para a mata.




“Sementes do Buçaco”, acção de divulgação da Mata no Coimbrashoping

No Centro Comercial Coimbrashopping estarão à venda EcoKtis “Produtos da Mata” e Cedros do Buçaco numa acção promocional intitulada “Sementes do Buçaco”, que decorrerá durante os dias 20 e 21 de Março, no Piso 1 daquele Centro Comercial, das 10H00 às 21H00.  

A receita será integralmente aplicada na conservação dos valores naturais existentes na Mata Nacional do Buçaco, alguns dos quais únicos a nível nacional. Neste caso, reverterão para a Floresta Relíquia, cuja conservação envolve o combate a ameaças provenientes de espécies invasoras e o fomento das espécies autóctones.

O EcoKit “Produtos da Mata” é o primeiro de uma série que a Fundação Mata do Buçaco irá produzir ao longo do tempo, estabelecendo uma ligação directa entre a sua aquisição e a conservação de espécies que existem na Mata Nacional do Buçaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário