sábado, 12 de março de 2011

Instituto Politécnico da Guarda - WORKSHOP IEM CARBONO SOCIAL - NORMA INTERNACIONAL SA 8000‏

PARTICIPA NO WORKSHOP IEM CARBONO SOCIAL - NORMA INTERNACIONAL SA 8000
A Responsabilidade Social das empresas é já um tema central de debate nos nossos dias e ao qual os empresários não poderão ficar alheios. É na base do conceito “Responsabilidade Social” que as empresas decidem, de forma voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo.

Num contexto de globalização e de mutação empresarial e industrial, emergiram novas preocupações e expectativas dos cidadãos, dos consumidores, das autoridades públicas e dos investidores. As empresas são, assim, incentivadas a uma participação mais activa na sociedade, assumindo preocupações financeiras (geração de riqueza), preocupações sociais (capital humano) e preocupações ambientais (redução dos impactos nocivos).

É perante este cenário actual que o Instituto Empresarial do Minho enquadra o projecto IEM Carbono Social (
www.iem-carbonosocial.com). Sob o lema “Só para empresas ECOnomicamente responsáveis”, o IEM Carbono Social é um projecto inovador e único a nível nacional, cuja intervenção assentará em três domínios principais: Eficiência Energética; Novas Práticas Ambientais; e Igualdade de Oportunidades e Responsabilidade Social.

Com o principal objectivo de alertar os empresários para a problemática da Responsabilidade Social, o IEM Carbono Social irá realizar um workshop na Guarda para apresentação e explicação do funcionamento da Norma SA 8000: Certificação em Responsabilidade Social.
Programa
09h30 – Recepção aos participantes
09h45 – Início do Workshop
Coffee-break a meio da manhã
13h00 – Pausa para Almoço
14h30 – Regresso aos trabalhos
Coffee-break a meio da tarde
18h30 - Encerramento
Objectivos
- Informar as empresas relativamente à Norma SA 8000
- Disseminar pelo tecido empresarial o conceito de Responsabilidade Social
- Incentivar as empresas a uma participação mais activa na sociedade: economia, educação, ambiente, saúde, etc.
Programa Datas e Locais de Realização
17 Março 2011
Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Instituto Politécnico da Guarda
Campus do IPG
CONSULTOR
Engº Jorge Araújo
Consultor, Auditor coordenador e Formador em Diversas organizações nas áreas de: Qualidade; Ambiente; Higiene, Segurança e Saúde; Higiene e Segurança Alimentar; Responsabilidade Social.
 O projecto IEMinho Carbono Social foi aprovado no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas do Programa Operacional Factores de Competitividade (COMPETE), dentro do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN 2007-2013). Terá uma execução de 24 meses, com início em Maio de 2010 e fim em Abril de 2012.
Para mais informações consultar:
http://www.iem-carbonosocial.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário