quarta-feira, 23 de março de 2011

Penafiel: Município apresenta Projecto Municipal “Roteiro das Árvores Notáveis de Penafiel”



Comentários
No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Floresta, Município de Penafiel apresentou projecto inovador.

A Câmara Municipal de Penafiel associou-se às comemorações do Dia Internacional da Floresta, no passado dia 21 de Março, no jardim do Calvário, em Penafiel, com a apresentação do Projecto Municipal “ Roteiro das Árvores Notáveis de Penafiel”, com o objectivo de promover um maior envolvimento da população com a Floresta.

O concelho de Penafiel, com mais de 50% de área florestal, o segundo concelho com maior tecido florestal na região do Vale do Sousa, assume-se como um importante atractivo do ponto de vista ambiental, social, económico e turístico.

O projecto “ Roteiro das Árvores Notáveis de Penafiel” pretende contribuir para a conservação do património arbóreo, dinamizando um movimento cívico, de âmbito municipal, através do qual se irão identificar os exemplares arbóreos existentes no concelho que, atendendo ao seu porte, idade, raridade, entre outros aspectos, poderão integrar o “Roteiro das Árvores Notáveis de Penafiel”, podendo mesmo algumas delas vir a ser propostas para classificação como Árvores de Interesse Público.

Para Antonino de Sousa, Vereador da Protecção da Floresta, “Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Penafiel pretende dar visibilidade a estes Monumentos Vivos, conferindo-lhes um estatuto de protecção com vista à sua valorização e preservação, garantindo assim a salvaguarda de exemplares únicos existentes no Concelho. Este projecto pretende que a população contribua para a identificação de árvores que mereçam reconhecimento de forma a culminar no final do ano com a apresentação do Roteiro das Árvores Notáveis de Penafiel.”

Das cerca de 437 árvores isoladas classificadas no país, duas situam-se no concelho de Penafiel, na Casa da Companhia em Paço de Sousa, tratando-se de dois exemplares arbóreos da espécie Quercus robur L. (de nome vulgar Carvalho roble ou carvalho alvarinho) com uma idade estimada de 226 anos e objecto de classificação em 1950. É também neste concelho que se encontra um arvoredo classificado, dos 75 existentes, classificado no ano de 2003, que integra um conjunto de árvores notáveis em bom estado vegetativo e com uma boa diversidade de espécies, e que se situa na envolvência do Hotel das Termas de S. Vicente.

Esta iniciativa que decorrerá durante todo o ano de 2011, pretende alargar a lista de reconhecimento de árvores e maciços arbóreos, no Concelho de Penafiel e junto da Autoridade Florestal Nacional. In averdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário