segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Documentos do Pluridoc

A Floresta na Cidade
Resumo em Português: Educação ambiental nas escolas das cidades
Autor: Luis Côrte-Real
Ano: 1997
Idiomas do Documento: Português


Mapping invasive species (Acacia dealbata Link) using STER_TERRA and LANDSAT 7 ETM+ imagery
Resumo em Inglês: The rapid spread of invasive alien species (IAS) is now recognised as one of the greatest threats to the ecological and economic well being of the planet. This study shows a comparison between ASTER/TERRA and ETM+/LANDSAT 7 sensors data suitability for mapping the Acac...
Autor: Helder Viana1; José Aranha2
Ano: 2010
Idiomas do Documento: Inglês



História do Montado - do fim da Idade Média ao início da Época Moderna
Resumo em Português: Muito provavelmente, todos os que se interessam pelo Montado terão verificado já a carência de estudos referentes à história mais remota deste sistema. Diversos autores abordaram o tema, como Vieira da Natividade, Balabanian, Adalgisa Carvalho, Castro Caldas, Th...
Autor: Ana Margarida Pinto da Fonseca
Ano: 2002
Idiomas do Documento: Português

Colóquio FAUNA - Novas Perspectivas na Conservação de Animais Silvestres‏

"O *FAUNA** *- Núcleo de Espécies Exóticas, Selvagens e Silvestres da
AEFMV-UTL tem o prazer de divulgar o seu novo evento: *Colóquio "Novas
Perspectivas na Conservação de Animais Silvestres"*.


Cada vez mais as saúdes humana e animal se influenciam e cada vez mais a
conservação da fauna silvestre autóctone deverá ser uma preocupação das mais
variadas áreas da Biologia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Economia, entre
outras. Tudo isto e muito mais será abordado na *Faculdade de Medicina
Veterinária de Lisboa - UTL, dia 2 de Abril de 2011*.
Este evento é destinado a todos os Estudantes e Profissionais das áreas da *
Biologia*, *Medicina Veterinária*, *Enfermagem Veterinária*, *Engenharia
Zootécnica *e todos os interessados nesta área.


 O Programa e as inscrições já estão todos disponíveis em:
http://fauna-fmv.blogspot.com/


Contamos com a sua presença!
*FAUNA*"

“Domingos na Mata” regressa dia 6




“Essências e Aromas” no próximo domingo

O segundo passeio temático, no âmbito do programa “Domingos na Mata”, na Mata Nacional do Buçaco, acontece já no próximo domingo, dia 6 de Março.
“Essências e Aromas” é o mote para a próxima visita, já que, a flora do Buçaco é rica num conjunto de espécies cujas essências são a base de usos medicinais, condimentares e aromáticos.
Além das autóctones, aqui se incluem espécies cultivadas e acarinhadas pelos monges Carmelitas Descalços, que delas usufruíam nas suas actividades.
Recorde-se que este programa, desenvolvido pela Fundação Mata do Buçaco em parceria com a empresa Desafio das Letras, propõe visitas temáticas, orientadas por monitores especializados, e visa a divulgação de aspectos específicos sobre a fauna, flora, habitats e curiosidades/estórias da Mata e os valores naturais que alberga.
Junte-se a este passeio para descobrir algumas das espécies mais comuns e outras de maior raridade, e conhecer como utilizá-las e para que fins.

Inscrições através:
domingosnamata@fmb.pt ou pelos contactos: 931147020 ou 939200733.
Preços: 15€ / adulto e 5€ / criança até aos doze anos, por inscrição prévia até à sexta-feira anterior, incluindo oferta de um mini-ecokit com vaso e sementes relacionados com a temática de cada passeio.
O valor da inscrição inclui ainda entrada de veículo ligeiro na Mata Nacional do Buçaco.

Reflorestação no Parque Natural da Serra da Estrela

No âmbito da campanha de reflorestação "F de Florestar", promovida pelo Governo Civil da Guarda, a Junta de Freguesia de Santa Maria, em parceria com o Agrupamento de Escuteiros de Santa Maria e o Externato Nossa Senhora de Fátima, em Manteigas, realizou ontem, dia 22, uma ação de florestação no sítio do Corredor dos Mouros, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela.
Esta iniciativa, que contou com a presença do Governador Civil, Santinho Pacheco, “corresponde a mais uma ação de plantação de espécies autóctones (carvalhos, faias, pseudotsugas, etc), organizada por aquela Junta de Freguesia, que, na totalidade, prevê o plantio de cerca de 4000 árvores.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Nova release do site FAGF

Já está online uma nova versão do site de Ferramentas de Apoio à Gestão Florestal em Portugal (http://www.isa.utl.pt/cef/pub/FAGF/SiteFAGF/index.html), incluindo alguns formulários de ferramentas.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Terminou a época de Reflorestação na Faia brava

Associação Transumância e Natureza (ATN): Terminou a época de Reflorestação na Faia brava: "Em Outubro de 2011 haverá mais plantações e sementes para colocar na terra no vale do Côa, terminou no fim de semana 12 e 13 a época d..."

Bioparque - Parque Florestal do Pisão


Hoje fui abordado por um promotor do bioparque que passo aqui a fazer publicidade por causa de um projecto que tem em mente de reflorestar a área ardida  desde logo abracei a causa e disponibilizei me para os ajudar no que puder, por isso é mais um projecto que desconhecia e passo ajudar.

Espero que consigam bons frutos, podem seguir o bioparque no facebook aqui:

Missão:
Lazer - Aventura - Descanso
Descrição:
Bioparque, um lugar onde o repouso e tranquilidade abundam, associados a uma vegetação magnifica em comunhão com uma grande variedade de espécies e plantas, desfrutadas através dos seus percursos pedestres.

A simpatia da sua equipa, estruturada a pensar na qualidade dos seus serviços e no apoio em qualquer situação, permitir-lhe-á grandes momentos de divertimento, lazer e descontracção….

Viver a Montanha no seu pleno, é possível neste nosso espaço, através dos nossos alojamentos nos nossos... (ler mais)

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Workshop Como assegurar a Oferta de Bens Públicos pela Agricultura e Floresta?‏

1º Workshop da Associação Portuguesa de Economia Agrária (APDEA) integrado no Ciclo




A PAC APÓS 2013 – IMPACTOS NA ECONOMIA E SOCIEDADE PORTUGUESA



Como assegurar a Oferta de Bens Públicos pela Agricultura e Floresta?



Vila Real, 1 de Abril 2011



Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro



Informações adicionais e inscrições no website da APDEA: http://www.apdea.pt







Convite à apresentação de comunicações e posters



Submissão de resumos:







http://www.apdea.pt/index.php?option=com_aicontactsafe&view=message&layout=message&pf=4&Itemid=110&lang=pt







terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Planos distritais de defesa contra incêndios devem ajudar a diminuir ignições, diz presidente da AFN

O presidente da Autoridade Florestal Nacional (AFN) disse hoje, em Santarém, esperar que os planos distritais para defesa da floresta contra incêndios possam ajudar a diminuir o número de ignições, que atinge as 22.000 por ano.


Amândio Torres presidiu hoje à abertura do Fórum Planos Distritais Defesa da Floresta Contra Incêndios, organizado pelo Governo Civil de Santarém e que visa a confrontação de experiências e permitir o levantamento de questões que, segundo a governadora civil Sónia Sanfona, possam ajudar a responder “às vicissitudes” que se colocam à floresta portuguesa.

Para o presidente da AFN, o número de ignições (incêndios deflagrados), apesar dos esforços feitos nesta área, “é revelador de que algo está mal”.

Sónia Sanfona disse à agência Lusa acreditar que, concluída que está a aprovação dos planos distritais, cuja elaboração se iniciou em 2009, será possível conseguir diminuir quer o número de ignições quer a área ardida em Portugal.

Frisando que, neste momento, o país está coberto por planos municipais e por planos distritais, colocados sob o “chapéu” do plano nacional, a governadora civil de Santarém afirmou que fazia todo o sentido proporcionar uma reflexão que envolva as várias entidades.

Na sua intervenção, Amândio Torres apelou a que o dinheiro disponível para o sector florestal no Programa de Desenvolvimento Rural (Proder), 750 milhões de euros, seja investido na melhoria da gestão (com implicações na protecção) e na expansão da área produtiva.

Sublinhando que o sector florestal é exportador, sendo a importação residual, o presidente da AFN voltou a defender alterações às medidas florestais do Proder, de forma a que o país possa tirar proveito das verbas disponíveis para melhorar a gestão e expandir a área de produção.

Em particular, referiu o facto de o país dispor de 2 milhões de hectares abandonados “e que têm que ser aproveitados”. continua in publico 

Planos e mais planos  se  no terreno fosse  como está nos planos seria tudo mais fácil, eu diria que são bem mais do que 2 milhões de hectares abandonados, todos os que recebem o rendimento mínimo e outros subsídios deviam era cuidar da terra.....

Sessão Pública de apresentação do Sistema Nacional de Informação de Ambiente (Sniamb)


Logotipo Sniamb

Data: 2011-02-21

 


A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai realizar uma Sessão Pública de apresentação do Sistema Nacional de Informação de Ambiente, presidida pelo Secretário do Ambiente, Professor Humerto Rosa, no próximo dia 28 de Fevereiro, a partir das 14.00, no Auditório da APA.

Ano Internacional das Florestas - Renascer das cinzas‏

Renascer das cinzas

Depois do desastre ambiental que foi o devastador incêndio de 2005, a Mata Nacional de Vale de Canas tem sido objecto de diversas iniciativas visando a reflorestação das áreas ardidas.

No âmbito das comemorações do Ano Internacional das Florestas, o Núcleo da Região Centro da LPN-Liga para Protecção da Natureza, com a colaboração da ESAC – Escola Superior Agrária de Coimbra, associa-se a este esforço colectivo promovendo no próximo domingo, dia 2011-02-27, entre as 10h e 13h, uma plantação de carvalhos naquela mata nacional.

Convidamos todos os interessados e, em particular, os habitantes de Coimbra, a participar e divulgar esta iniciativa.

O ponto de encontro será no Parque de Merendas da Mata Nacional de Vale de Canas, às 10h.

Seja bem-vindo

Núcleo da Região Centro da LPN – Liga para a Protecção da Natureza
Tel. 967667735/933324784

Formação Engenharia Natural em Tavira‏

Pré - Inscrições na Formação de Engenharia Natural - Comemoração do Ano Internacional da Floresta Caros Colegas,  No âmbito das Comemorações do Ano Internacional da Floresta, a Almargem está a organizar alguns eventos e actividades que abordam a temática Florestal.  Inseridas nestas comemorações gostaríamos de divulgar a Formação em Engenharia Natural, a realizar nos dias 19 e 20 de Março, no Hotel Vila Galé Albacora e no Perímetro Florestal da Conceição de Tavira. Esta Formação pretende alertar e sensibilizar para a importância da correcta gestão e preservação dos espaços florestais através da utilização de técnicas de construção naturais, que permitam a recuperação ambiental de linhas de água e zonas degradadas.   Deste modo, pretendemos fornecer aos técnicos regionais de ambiente, decisores e planeadores, assim como a todos os demais com conhecimento ou interesse nestas temáticas, as ferramentas
úteis menos ofensivas e melhor integradas no meio natural, que permitam requalificar os espaços florestais. Vimos assim pelo presente convidar-vos a participar nesta formação.   Posteriormente enviaremos o folheto e o cartaz divulgativo, com informação das entidades patrocinadoras. Solicitamos também a divulgação desta Formação pelos vossos contactos. De modo a justificar a realização desta Formação é necessário garantir um número mínimo de 20 participantes, pelo que em anexo enviamos uma Ficha de Pré-Inscrição, a qual se solicita que seja devidamente preenchida e enviada por e-mail ou por correio até 4 de Março. Contamos com a vossa participação.  Saudações Verdes, 

Sílvia Marques


Departamento de Património e Ambiente
Almargem
Rua de S. Domingos nº 65,
8100 Loulé
E-mail: smarques@almargem.org
Tel. 289 412 959
Fax. 289 414 104

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Desempregados para florestas‏

Desempregados em recrutamento para proteger a floresta
Posted: 19 Feb 2011 03:00 AM PST

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), tem abertas, até 30 de Junho, candidaturas à contratação de desempregados inscritos nos centros de emprego, para acções de prevenção de incêndios florestais, de reflorestação e de vigilância das florestas. Esta medida é dinamizada ao abrigo dos Contratos de Emprego-Inserção e Emprego-Inserção+, que integram o mercado social de emprego e destina-se a entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos que intervenham na área da protecção civil ou da floresta ( municípios, juntas de freguesia ou associações humanitárias de bombeiros). Segundo a ANPC:
“As organizações de produtores florestais, administrações de baldios e cooperativas florestais, organizações não-governamentais de ambiente ou instituições particulares de solidariedade social são entidades que também podem participar na iniciativa. “
Todos os interessados devem dirigir-se aos serviços do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) para apresentar as respectivas candidaturas (via Portal do Cidadão).
Informação complementar:

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Uma árvore plantada por cada sócio dos bombeiros de Penacova | Diário As Beiras

O objetivo é plantar muitas árvores. Isso significa que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penacova (AHBVP) tem muitos novos sócios. No ano em que se celebra o Ano Internacional da Floresta, a associação quer plantar árvores que tenham um significado ainda mais especial, pois traduz-se em mais pessoas a ajudar.
António Simões, comandante dos Bombeiros Voluntários de Penacova, lembrou ao DIÁRIO AS BEIRAS que há cerca de três anos foi lançada uma campanha de angariação de novos sócios “e na altura entraram cerca de 200 pessoas de todo o concelho”. Agora, os soldados da paz voltam e sensibilizar a população e recordam que “para se ser sócio da associação apenas é necessário pagar uma quota de 1 euro por mês (12 euros por ano)”.
Minimizar dificuldades
As verbas angariadas com os sócios contribuem “para minimizar as dificuldades financeiras da associação”.
Cada sócio, destacou o comandante, “tem um desconto de 25 por cento em cada serviço pago” que tiver necessidade de utilizar.
António Simões recordou também que estão a ser “realizados investimentos”, nomeadamente obras de requalificação no quartel. Está também a ser preparada “uma candidatura para aquisição de um veículo especial de desencarceramento para ser utilizado em acidentes”. Apesar dos apoios do Quadro Estratégico de Referência Nacional (QREN), é necessária verba para efetuar o restante pagamento.
A Câmara Municipal de Penacova e as juntas de freguesia do concelho associam-se a esta campanha. Para além destes locais, a ficha de adesão poderá ser obtida no Posto de Turismo, na secretaria dos Bombeiros Voluntários de Penacova e na sua página da internet. Retirado d as Beiras

Viveiros regionais dos Açores têm 500 mil plantas endémicas para ajudar a preservar a floresta‏

Viveiros dos Açores têm 500 mil plantas endémicas para ajudar a preservar a floresta regional:
Noticia aqui

Alto Minho: CIM vai ajudar na «construção» de melhor floresta



A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM) vai assumir um conjunto de responsabilidades na gestão da floresta da região, através de um contrato com o Governo que será assinado até finais de maio, foi hoje anunciado.
«Estamos disponíveis para a dar a cara, politicamente, numa área tão importante para a economia nacional como é a floresta e para executar um conjunto de intervenções que sejam consideradas importantes, desde que haja garantias de financiamento», disse o presidente da CIM.
Segundo Rui Solheiro, o objetivo da CIM é contribuir para «uma melhor floresta» no Alto Minho, com intervenções concretas que serão definidas até finais de maio, num grupo de trabalho que integra representantes daquela Comunidade Intermunicipal, da Autoridade Florestal Nacional e da Secretaria de Estado das Florestas.
Diário Digital / Lusa


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Concurso "A floresta em texto"


Cada árvore tem pelo menos uma história para contar. Talvez por viverem muitos anos... talvez por tantos animais fazerem delas as suas casas... talvez por não se mexerem e não terem pressa, ao contrário dos seres humanos atarefados, podem passar os dias a contemplar o mundo que as rodeia... talvez por tudo isto elas  mereçam que nós contemos as suas histórias ou escrevamos os seus poemas.

Escreve uma história ou um poema em que as árvores, ou toda a floresta, sejam as principais personagens. Mas não escolhas uma árvore qualquer. Apresentamos-te algumas árvores autóctones da Serra da Estrela:

Carvalho-negral, Carvalho-alvarinho, Sobreiro, Azinheira, Feixo, Amieiro, Vidoeiro, Tramazeira, Teixo



Regulamento do concurso:

1. O concurso “A floresta em texto” decorrerá entre 21 de Fevereiro de 2011 e 14 de Março de 2011.
2. A inscrição efectua-se na BE/CRE nas categorias A (3º ciclo) e B (ensino secundário).
3. O texto, em prosa (criativo/ artigo científico) ou poesia, tem como tema obrigatório “A Floresta”. Recomenda-se que a extensão máxima de cada texto não ultrapasse uma página A4 (arial, tamanho 11, espaço 1,5).
4. Só serão consideradas válidas as inscrições com os dados de identificação do(s) participantes. Os trabalhos deverão ser entregues via e-mail para bologta@gmail.com , dentro do prazo.
5. Os trabalhos serão avaliados por um júri de três elementos, a designar. O júri terá em conta a correcção da escrita, a riqueza de conteúdo e a originalidade do tema e da linguagem.
6. Não haverá recurso das decisões do júri.
7. Os prémios a atribuir aos três primeiros classificados de cada nível de ensino serão anunciados oportunamente.
8. Os trabalhos premiados serão divulgados no blogue da BE/CRE, no blogue blogota: a bolota que tem um blog e no Jornal PalmeirasImpress.
9. Os premiados serão convidados a apresentar pessoalmente os seus trabalhos na cerimónia de entrega dos prémios, a realizar no 21 de Março de 2011 (Dia Mundial da Poesia e da Floresta), na BE/CRE da escola.

Muita imaginação... e bom trabalho! Retirado daqui

Sonae Indústria refloresta Mata Nacional do Buçaco


COMUNICADO DE IMPRENSA


18/02/2011



Acção de plantação decorre a 26 de Fevereiro






Os colaboradores de todas as unidades da Sonae Indústria vão participar numa acção de plantação de árvores na Mata Nacional do Buçaco, dedicando um dia ao voluntariado e em prol da floresta.



Em associação com a Fundação Mata do Buçaco, a Sonae Indústria vai participar numa acção de reflorestação na Mata Nacional do Buçaco, no próximo dia 26 de Fevereiro, na área do Pinhal de Marquês.



Mais de uma centena de colaboradores da Sonae Indústria e familiares virão de vários pontos do país, com o objectivo de plantar árvores, em cerca de um hectare e em apenas um dia, no ano dedicado às florestas e ao voluntariado – Ano Internacional das Florestas e Ano Europeu do Voluntariado.



Esta actividade faz parte da intervenção que a Fundação Mata do Buçaco preconizou para a área do Pinhal do Marquês.



A espécie predominante naquela área é o Pinheiro Bravo, contudo após o corte de alguns exemplares, há já alguns anos, várias espécies invasoras surgiram no local, que entretanto foi limpo, no passado dia 9 de Fevereiro, e convenientemente preparado para acolher esta acção de voluntariado corporativo.



Com esta iniciativa, a Sonae Indústria visa dar continuidade à sua atitude ambientalmente responsável, pretendendo assim ajudar na protecção do património florestal, contribuir para a sustentabilidade dos recursos naturais e chamar a atenção para a importância das florestas nacionais, alertando para a necessidade dos agentes económicos promoverem, em conjunto, mais e melhor floresta, que seja geradora de valor, tanto na perspectiva ambiental, como económico-social.



Esta acção de voluntariado contará com o apoio da Associação Floresta Unida, que vai ter no terreno uma equipa técnica e ceder algum equipamento e árvores, e da empresa Silvapor, Agricultura e Silvicultura, Lda, que vai também fornecer árvores para a respectiva plantação.

Com este tipo de iniciativas, a Fundação Mata do Buçaco pretende também envolver os seus Fundadores, como é o caso da Sonae, em acções na Mata Nacional do Buçaco.


Curso em e-Learning de Fundamentos de Sistemas de Informação Geográfica -> Preço especial 10,00€

SIG - Fundamentos e-learning




A Formação SIG – Fundamentos, desenvolvida para e-learning, está estruturada para dar a conhecer e sensibilizar os profissionais e os candidatos a profissionais, para as potencialidades das ferramentas SIG (Sistemas de Informação Geográfica), em apoio decisões de gestão, análise espacial e desenvolvimento de trabalhos académicos.



Não perca esta oportunidade de descobrir o mundo dos SIG e as suas potencialidades para a sua carreira!



Preço especial de lançamento – 30,00€ - 10,00€



Objectivos



· Saber o que é, e para que serve um SIG



· Compreender o modelo de funcionamento dos SIG



· Saber onde encontrar dados para trabalho



· Identificar o software que mais se adapta ao que pretende executar



· Criar valências para transitar para um curso de exploração e desenvolvimento



Destinatários



Profissionais em áreas como Turismo, Gestão, Marketing, Logística, Ciências da Terra e da Vida, Biologia, Geografia, Arquitectura, Profissionais ligados ao ambiente e território, professores, alunos do ensino secundário que pretendam seguir áreas com utilização se SIG, ou que pretendam fazer trabalhos escolares com SIG



Mais informações em



GeoPoint elearning



http://elearning.geopoint.pt



elearning@geopoint.pt



21 387 95 57



GeoPoint Academy



www.geopoint.pt/



academy@geopoint.pt



21 387 95 57



Eng. Florestal




Altri Florestal

Oferta de Estágio - Engª Florestal

(17/02/2011)

Descrição da empresa:

Altri Florestal

Descrição da função:

A Altri Florestal procura estagiário de engenharia florestal ou

agrícola, para a área de I&D:

1- Gestão de resíduos de biomassa e controlo de infestantes

O trabalho é para desenvolver num período mínimo de 1 ano, com início em Março.



Contacto:

Os eventuais interessados deverão entrar em contacto com:

Clara Araújo

Gestora de Investigação e Desenvolvimento

caraujo@altri.pt

Quinta do Furadouro

2510 - 582 Olho Marinho

Telem. +351 966493345

Telef.: +351 262 965 112

Fax: +351 262 965 109

http://www.altri.pt



quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

workshops de Agrofloresta

O Sítio está a organizar dois workshops de Agrofloresta ministrados por Ernst Gotsch.
Agrofloresta
Uma floresta é um organismo vivo. É uma rede interdependente de seres que cooperam para gerar cada vez mais recursos, mais vida, mais complexidade e mais biodiversidade. Trata-se de uma entidade em constante transformação em que o todo é maior do que a soma das suas partes. Cada ser tem uma função específica e o seu papel é indispensável para a saúde de todo o sistema.
A agrofloresta (ou floresta de alimentos) é um método de produção que propõe, não a criação de um novo ambiente produtivo, mas que o homem, e a produção agrícola da qual tira proveito, integrem um ambiente florestal. A agricultura deixa assim de ser uma agro-mineração que, ao sugar recursos, promove a degradação dos solos e se torna dependente da aplicação de químicos poluentes. Torna-se num processo regenerativo com uma grande capacidade produtiva de uma vasta gama de produtos alimentares e florestais. Promovendo ecossistemas cada vez mais férteis e abundantes é capaz de recuperar solos totalmente degradados em curtos espaços de tempo.
É uma prática agrícola de carácter micro regional, e por isso capaz de dinamizar economias locais e de vizinhança. Uma vez que se evitam todo o tipo de fertilizantes, pesticidas, herbicidas, maquinaria pesada e tarefas de mão-de-obra intensiva, esta prática é orientada para pequenos produtores e ideal para uma lógica de auto-sustentabilidade.
O método é, na sua essência, uma tentativa de imitar a natureza. Na natureza a maioria das plantas vive em associação com outras espécies, das quais necessita para um crescimento pleno. Estas associações, ou consórcios, sucedem-se de forma dinâmica e contínua, processo a que se chama Sucessão Natural. Estas são as forças motrizes que asseguram a saúde das plantas e dos solos.
A agricultura realizada por Ernst, mais do que uma crítica aos modelos hegemónicos de produção agrícola, é uma proposta que se tem construído através da observação e respeito profundos pela Natureza. Este processo é a prova que é perfeitamente possível desenvolver uma agricultura que harmoniza o trabalho do homem com os processos da Natureza, conseguindo dela o que é necessário para viver bem.
“O nascimento de. cada ser vivo, a sua força de crescer, de frutificar, de criar o próximo a seguir, de completar o processo de amadurecimento tendo no final a morte, ou melhor dizendo, a transformação em outras formas de vida – tudo isso faz parte do metabolismo do macroorganismo Mãe Terra.
A sucessão natural das espécies é o pulso da vida, o veículo em que a vida atravessa o espaço e o tempo.
A partir dessa sabedoria, podemos adivinhar o modo de trabalhar e as ferramentas para uma futura agricultura – cultura – que não se tornará mais uma exploração e mineração, como são as práticas dominantes da agricultura moderna. Concretamente, isto significa que eu, como agricultor, só posso fazer uma intervenção na minha plantação quando eu souber que o resultado da actividade planeada será um balanço energético positivo, como aumento da vida e favorecimento dos processos de sucessão.” Ernst Gotsch
Workshop de Agrofloresta com Ernst no Tibá (Brasil)
Ernst Gotsch
Ernst Gotsch nasceu na Suíça em 1948. trabalhou, na década de 70, no melhoramento genético de espécies vegetais. Esta pesquisa permitiu-lhe concluir que, em vez de adaptar as plantas cultivadas, podia obter melhores resultados se criasse agroecossistemas em que as plantas, num sistema de cooperação, se desenvolviam vigorosamente sem inputs químicos. Depois de obter os primeiros resultados na Suíça, mudou-se em 1979 para a Costa Rica, onde realizou trabalhos de recuperação de terrenos degradados. Implantou inúmeros sistemas complexos e altamente produtivos que dispensavam todo o tipo de adubos e agrotóxicos. Em 1982 fixou-se no Brasil. Começou por fazer consultoria a várias fazendas e, em 1984, iniciou um projecto de recuperação de uma área de 500ha extremamente degradada no sul da Bahia. Ao fim de 15 anos, a mata atlântica (ecosistema da região hoje muito ameaçado), estava recriada e toda a fauna característica reinstalada ao mesmo tempo que se tornou extremamente produtiva com um grande numero de espécies incluindo o cacau e a banana. Desde 1993, depois de alcançar resultados extraordinários, tem-se dedicado ao ensino e transmissão dos seus métodos em todo o mundo.
Hoje, Ernst presta assessoria a organizações não governamentais, universidades e órgãos de assistência técnica rural em quase todas as regiões do Brasil assim como a organizações da Europa e da América Latina.
Workshops
Workshop de Iniciação à Agrofloresta – 25 a 29 de Abril (250€) Programa
Workshop Avançado de Agrofloresta – 2 a 6 de Maio (250€) Programa
Os preços incluem o workshop, o material, alojamento e alimentação.
As incrições devem ser feitas até dia 10 de Abril.
Inscrições
Material Didático
Os workshops terão uma componente fundamentalmente prática, ainda que informada em profundidade com momentos de teoria, e vão consistir na instalação de uma floresta. O primeiro workshop será de introdução ao tema e orientado para pessoas sem conhecimentos especiais na área enquanto que o segundo consistirá no aprofundamento das relações ecofisiológicas entre as várias espécies e será orientado para todos aqueles que fizeram o primeiro workshop, para produtores agrícolas e/ou florestais ou para pessoas formadas nesta área de conhecimento.
Os workshops serão levados a cabo na Quinta de Darei, no centro de Portugal perto de Viseu, Mangualde.

Voluntariado Jovem para as florestas

Voluntariado Jovem para as Florestas: participa!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Duas novas espécies de plantas descobertas em Espanha


16.02.2011
Helena Geraldes

Já poucos acreditavam que ainda era possível descobrir novas plantas na Península Ibérica. Mas investigadores espanhóis anunciam ter encontrado duas novas espécies de dentes-de-leão nos Pirenéus e na cadeia montanhosa da Cantábria.

Os botânicos encontraram a Taraxacum decastroi nas florestas de Lérida, nos Pirenéus, e a Taraxacum lacianense nas florestas de bétulas perto de Laciana, na Cantábria, no decorrer da revisão do género Taraxacum para o projecto “Flora iberica”.

São plantas com longas folhas e pouco pólen que vivem em solos com muita humidade. Além disso, têm uma distribuição muito localizada, “talvez devido às condições climáticas montanhosas”, explicam os autores na revista “Annales Botanici Fennici”, onde a descoberta foi publicada. A Taraxacum decastroi vive nos Pirenéus espanhóis entre os 1540 e os 2340 metros de altitude e dá flor em Junho e Julho. A altitudes um pouco mais baixas, na ordem dos 1500 metros, ocorre a Taraxacum lacianense, espécie endémica das montanhas de Leão que floresce em Junho.

Descobri-las não foi tarefa fácil. “Precisámos compará-las com numerosos exemplares da Europa (principalmente em Espanha e Portugal), que nos foram emprestados das colecções de outros investigadores”, explicou Antonio Galán de Mera, principal responsável pelas descobertas.

“Agora é difícil encontrar novas espécies em Espanha”, admite. “Tudo depende da complexidade do grupo de plantas que estamos a estudar”, acrescentou o investigador do Departamento de Biologia (Botânica) na Universidade San Pablo, em Madrid, à Plataforma SINC (Scientific Information and News Service).

Os habitats de ambas estão ameaçados pela subida das temperaturas e pela exploração mineira de carvão, nomeadamente na Cantábria.

Depois destas duas descobertas, a lista da biodiversidade vegetal da Península Ibérica ficou mais rica, registando mais de 50 espécies do género Taraxacum. In Ecosfera

Relatório de caracterização da fileira florestal portuguesa 2010







O "Relatório de Caracterização da Fileira Florestal" é promovido pela AIFF – Associação para a Competitividade da Indústria da Fileira Florestal e tem como objectivo iniciar um processo de caracterização na óptica de uma visão de conjunto, integrada, da Fileira Florestal, avaliando o seu impacto, conhecendo a sua evolução recente e o papel que desempenhaem diferentes domínios.

Tendo sido definido como período temporal de referência o biénio 2008-2009, constatou-se que, em virtude do impacto da conjuntura económica nesse período, seria oportuno, inclusive para proporcionar uma visão mais completa da caracterização da Fileira Florestal, alargar o período definido ao decénio 2000-2009, sempre que existissem dados disponíveis.


80 págs. - formato PDF - 11 MB
> download <

Acção de limpeza no rio neiva‏

No próximo sábado, 19 de Fevereiro pelas 14h00, o agrupamento 85 do CNE de Barroselas vai, mais uma vez, levar a cabo uma acção de limpeza do Rio Neiva, mais concretamente, na área envolvente à Azenha de Vale.
Com este tipo de acções pretende-se devolver a dignidade e protagonismo que as nossas áreas de laser, principalmente junto ao nosso rio, foram perdendo ao longo dos últimos anos.
Por isso:
contamos com a ajuda de todos!

P.S: aos participantes agradece-se que se façam acompanhar de alguma ferramenta (sacholas, foicinhões, catanas, gadanhas, etc)

Conferência 'Gestão e Conservação de Habitats e Flora Associada'

A conservação dos habitats naturais e semi-naturais é essencial para a manutenção da diversidade florística e da singularidade das suas comunidades. No caso Português e dos outros países Europeus a acção milenar do Homem sobre a paisagem alterou-a profundamente, reduzindo drasticamente a área ocupada por formações vegetais naturais e consequente diminuição ou perda de muitas espécies. Contudo, a ocupação do espaço natural através do fogo, pastoreio, uso agrícola, etc., criou novos habitats, por vezes de grande riqueza, e em alguns casos situações de quase-dependência das comunidades e espécies em relação às práticas tradicionais. Surge então uma pergunta: como gerir habitats e espécies da flora no contexto das grandes alterações dos usos do solo que ocorrem? Será o abandono da gestão tradicional uma problemática para a conservação das espécies?
 
Neste contexto, a Sociedade Portuguesa de Botânica, a ALFA – Associação Lusitana de Fitossociologia, a Escola Superior Agrária de Coimbra e a Naturlink estão a organizar a conferência ''Gestão e Conservação de Habitats e Flora Associada''  http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=30420&bl=1 , na qual serão apresentados os resultados de diversos projectos e linhas de trabalho relativos à ecologia, monitorização e conservação destes habitats e da sua flora, discutindo as principais ameaças a que têm sido sujeitos, a sua evolução e a sua gestão operacional. A conferência decorrerá no próximo dia 25 de Março de 2011, no anfiteatro do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico de Coimbra.
 
Pretende-se que este evento seja não só muito útil e interessante para técnicos e investigadores que trabalham ou venham a trabalhar nestes temas, bem como para planeadores, empresários, gestores do território, professores e estudantes, chamando a atenção da opinião pública para as acções e projectos que têm sido realizados no nosso País e para a importância de uma cuidada gestão dos habitats e da conservação da sua flora.
 
O Programa da Conferência é o seguinte:

08h30 - Recepção dos Participantes

10h00 - Sessão de Abertura

10h15 - "Conservação de Habitats e Ordenamento do Território: Dilemas e Paradoxos das Práticas Portuguesas"
Pedro Bingre, ESAC - Escola Superior Agrária de Coimbra

10h40 - "Monitorização de Habitats e da sua Biodiversidade em Paisagens Heterogéneas"
João Honrado, CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos

11h05 - "O Papel do Fogo nos Ecossistemas Mediterrânicos"
Otília Correia, CBA – Centro de Biologia Ambiental

11h30 - Pausa para café

11h50 - "Efeitos a Longo Prazo da Limpeza de Matos Sobre as Comunidades Herbáceas em Sobreirais – Caso de Estudo da Serra do Caldeirão"
Miguel Porto, CBA – Centro de Biologia Ambiental

12h15 - "Diversidade Fitocenótica e Biogeográfica dos Ecossistemas de Montado em Portugal: Implicações no Planeamento e Gestão para a Conservação de Habitats"
Jorge Capelo, INRB – Instituto Nacional de Recursos Biológicos

12h40 - "Gestión de la Flora y sus Habitats Atraves de Microrreservas"
Emilio Laguna, Conselleria de Medi Ambient, Generalitat Valenciana

13h20 - Almoço livre

15h00 - "Gestão Tradicional de Bosques Ripícolas: Amiais e Salgueirais"
Carlos Aguiar, Escola Superior Agrária de Bragança

15h25 - "Gestão e Conservação de Turfeiras no Alvão (habitat de Maculinea alcon) e Loendro (Rhododendron ponticum subsp. baeticum) em Vouzela"
Paulo Pereira, Ideias Sustentáveis

15h50 - "Efeito da Presença de Espécies Exóticas Invasoras sobre a Flora Ameaçada – o caso de Carpobrotus sp."
David Draper Munt, Banco de Germoplasma de la Universidad Politécnica de Madrid

16h15 - Pausa para café

16h35 - "Planificação de Corredores Dispersivos para Plantas Anuais com Dormência Variável: o caso de Ononis hackelii (espécie Anexo II)"
Manuel João Pinto, Museu Nacional de História Natural, Jardim Botânico

17h00 - "Os Habitats que Encontrámos – Exemplos Práticos de Gestão
Pedro Serafim e Henk Feith, Altri Florestal

17h25 - Conclusões e encerramento dos trabalhos
 
 
Os interessados poderão aceder a informação adicional sobre a Conferência no seguinte artigo do portal Naturlink:
''Conferência Gestão e Conservação de Habitats e Flora Associada''
 
As inscrições poderão ser efectuadas até ao dia 11 de Março de 2011, preenchendo e enviando a Ficha de Inscrição que poderá ser descarregada aqui:
 
Agradecemos a divulgação da Conferência.