quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Confraria da castanha vai recomendar restaurantes e criar Rota do Castanheiro em Flor

A Confraria Ibérica da Castanha pretende atribuir distinções de recomendação a restaurantes que mantenham menus com castanha. Este foi um dos projectos aprovados para o biénio de 2016/2018 depois de eleições na confraria.
inda este ano será implementada a primeira fase, nos concelhos de Bragança, Vinhais, e que se estenderá depois a outras localidades, nomeadamente de Espanha.
O regulamento já está criado e uma das regras a cumprir passa por ter uma ementa permanente que inclua castanha.
“Até à feira da Norcaça, Norpesca e Norcastanha, esperamos ter já restaurantes recomendados pela confraria. É importante para o turismo que irá por sua vez irá alavancar a economia. Deverá fazer com que a castanha seja mais falada, mais valorizada e mais consumida”, explica Paulo Hermenegildo que foi reconduzido como Grão-mestre da confraria.
Outros dos projectos incluído no plano de actividades para o próximo biénio é a criação de uma Rota do Castanheiro em Flor, que deverá ser desenvolvido em parceria com vários municípios.
“A paisagem é lindíssima e já atrai muita gente nesta altura. É importante ser um projecto em articulação com outras rotas, porque umas potenciam as outras. E aqui também terá um papel importante a recomendação dada pela confraria”, acredita.
A confraria mantém a intenção de criar o Castanea Parque, projecto que inclui um centro interpretativo da castanha, que deverá ter um telhado em forma de fruto, e ainda uma parte turística, com a instalação de bungalows num souto, tal como tinha sido anunciado há mais de um ano.
No capítulo de Primavera, que decorreu no final do mês passado foram ainda propostos mais 19 nomes para confrades, que deverão ser entronizados no capítulo de Outono, juntando-se aos actuais 100 membros. Escrito por Brigantia.
Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário