domingo, 9 de outubro de 2016

Novas ferramentas de informação do WRM

No contexto do Dia Internacional de Luta contra as Monoculturas de Árvores(21 de setembro), produzimos três novas ferramentas de informação que gostaríamos de compartilhar com vocês.

A primeira, “Plantações industriais de árvores invadindo o leste e o sul da África” é um documento conjunto da TimberWatch Coalition e do Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais. Ele alerta sobre a expansão das plantações industriais de árvores em 11 países dessas duas regiões da África, descrevendo as causas dessa expansão e os desafios que ela representa para as comunidades locais afetadas, que lutam para defender suas terras e seus meios de subsistência. Disponível apenas em inglês e, em breve, em português.

O documento seguinte, “Impactos das plantações industriais de árvores sobre a água, (Impactos en el agua de las plantaciones industriales de árboles), é uma ferramenta destinada a apoiar as comunidades locais que sofrem os impactos negativos das plantações de árvores sobre os recursos hídricos locais dos quais dependem. Quando as comunidades denunciam a escassez de água que vivenciam como sendo resultado de monoculturas de árvores, as importantes evidências empíricas que elas apresentam costumam ser desacreditadas e ridicularizadas em público pelos proponentes das plantações, que dizem não haver provas científicas para sustentar essas demandas. Com esse novo documento, queremos colocar a serviço das comunidades locais uma ferramenta que combina as evidências empíricas dessas comunidades com as evidências científicas que reforçam o que elas já sabem e têm dito sobre os grandes impactos das monoculturas de árvores sobre os recursos hídricos. Disponível em espanhol.

Por fim, publicamos a brochura 12 Respostas a 12 mentiras sobre as plantações de monoculturas de dendê em uma nova diagramação. As empresas de plantação de dendê usam uma série de declarações enganosas para promover a expansão das plantações. No entanto, a realidade concreta acaba sendo muito diferente da história que elas tentam vender. Com essa publicação, mostramos por que algumas das declarações da indústria são mentiras. Disponível em inglêsespanhol,português francês.

Seus comentários sobre essas novas ferramentas são bem-vindos, e esperamos que vocês aproveitem a leitura.

Equipe do WRM

Nenhum comentário:

Postar um comentário