No contexto do Dia Internacional de Luta contra as Monoculturas de Árvores(21 de setembro), produzimos três novas ferramentas de informação que gostaríamos de compartilhar com vocês.
A primeira, “Plantações industriais de árvores invadindo o leste e o sul da África” é um documento conjunto da TimberWatch Coalition e do Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais. Ele alerta sobre a expansão das plantações industriais de árvores em 11 países dessas duas regiões da África, descrevendo as causas dessa expansão e os desafios que ela representa para as comunidades locais afetadas, que lutam para defender suas terras e seus meios de subsistência. Disponível apenas em inglês e, em breve, em português.
O documento seguinte, “Impactos das plantações industriais de árvores sobre a água”, (Impactos en el agua de las plantaciones industriales de árboles), é uma ferramenta destinada a apoiar as comunidades locais que sofrem os impactos negativos das plantações de árvores sobre os recursos hídricos locais dos quais dependem. Quando as comunidades denunciam a escassez de água que vivenciam como sendo resultado de monoculturas de árvores, as importantes evidências empíricas que elas apresentam costumam ser desacreditadas e ridicularizadas em público pelos proponentes das plantações, que dizem não haver provas científicas para sustentar essas demandas. Com esse novo documento, queremos colocar a serviço das comunidades locais uma ferramenta que combina as evidências empíricas dessas comunidades com as evidências científicas que reforçam o que elas já sabem e têm dito sobre os grandes impactos das monoculturas de árvores sobre os recursos hídricos. Disponível em espanhol.
Por fim, publicamos a brochura “12 Respostas a 12 mentiras sobre as plantações de monoculturas de dendê” em uma nova diagramação. As empresas de plantação de dendê usam uma série de declarações enganosas para promover a expansão das plantações. No entanto, a realidade concreta acaba sendo muito diferente da história que elas tentam vender. Com essa publicação, mostramos por que algumas das declarações da indústria são mentiras. Disponível em inglês, espanhol,português e francês.
Seus comentários sobre essas novas ferramentas são bem-vindos, e esperamos que vocês aproveitem a leitura.
Equipe do WRM
Nenhum comentário:
Postar um comentário