domingo, 9 de outubro de 2016

Quercus entrega petição para parar a caça na Reserva Natural da Serra da Malcata e pede ao Governo para cumprir recomendação da Assembleia da República



Lince Iberico














A Quercus entregou aos Ministros do Ambiente e da Agricultura uma petição com 5486 assinaturas para travar o regresso da caça a esta Reserva Natural. A Quercus também solicitou ao Governo que cumpra as resoluções aprovadas em Maio na Assembleia da República, que recomendam ao Governo que volte a proibir a caça nesta Reserva Natural.

O Governo, através Portaria n.º 19/2016 de 8 de Fevereiro, revogou a Portaria n.º 874/93 de 14 de Agosto que proibia a caça na Reserva Natural da Serra da Malcata. A Quercus tem vindo a contestar esta opção do tomada pelo Governo, pois a mesma pode colocar em causa a recuperação de várias espécies presa que se encontram a recuperar na zona, tais como o Corço, o Veado ou o Coelho, e ainda de espécies em perigo como o Lince, o Lobo ou o Abutre-preto.

Na maioria do território português é possível exercer a actividade cinegética, sendo muito poucas as áreas no território nacional onde não se caça. A decisão do Governo de voltar a permitir a caça na Serra da Malcata carece da devida fundamentação científica, não se conhecendo até à data nenhum estudo sobre as populações de espécies que possam vir a ser exploradas cinegeticamente. Esta opção também representa um aumento do risco para o Plano Nacional de Reintrodução do Lince-ibérico, através do qual estão a ser investidos de milhões de euros, e que prevê que venham a ser libertados Linces nesta Área Protegida.

A Quercus não está contra a actividade cinegética, mas esta apresenta também riscos, como qualquer outra actividade, e neste caso não existe qualquer necessidade ou fundamentação científica que justifique permitir a caça numa reserva natural, sobrepondo os interesses da caça aos da conservação da biodiversidade. O abate a tiro é uma das principais causas de morte não natural do lince-ibérico e do lobo-ibérico.


A Quercus entregou petição com 5486 assinaturas
A Quercus entregou ao Presidente da República, aos Ministros do Ambiente e da Agricultura, ao Presidente do ICNF e a vários partidos, uma petição pública iniciada por Joaquim Gil, um cidadão preocupado com esta problemática, e que contou o apoio da Quercus na sua promoção e divulgação a nível nacional.


Parlamento recomenda ao Governo que volte a proibir a caça na Malcata
No passado dia 29 de Maio de 2016, a Assembleia da República aprovou duas resoluções do PAN e do BE que recomendam ao Governo que volte a proibir a caça na Reserva Natural da Serra da Malcata. A Quercus alerta novamente o Governo para o facto de ainda estarem por cumprir estas resoluções e exige que o Ministério do Ambiente actue em conformidade, adoptando uma postura mais activa em defesa da conservação da natureza e da biodiversidade.


Lisboa, 04 de Outubro de 2016.

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário