sexta-feira, 4 de novembro de 2016

10 de novembro - Dia Mundial da Bolota


No dia 10 de novembro de 2016 comemora-se, pelo 8º ano consecutivo, o Dia Mundial da Bolota (1).


A participação (2) é muito simples. Basta que se recolham bolotas de carvalhos autóctones e no dia 10 de novembro se realizem atividades, tais como: 
Semear as bolotas no campo a partir das quais se desenvolverão os carvalhos;
Semear as bolotas em vasos para no ano seguinte terem pequenos carvalhos para plantar;
Distribuir bolotas a elementos de uma instituição (escolas, escuteiros, etc.) para serem semeadas no campo durante o outono e inverno e/ou semeadas em vasos, para no ano seguinte terem pequenos carvalhos para plantar;
Plantar os carvalhitos obtidos a partir da sementeira realizada em vasos na comemoração do Dia Mundial da Bolota em 2015;
Outro tipo de atividades que os participantes julguem adequadas, tais como demonstrações de sementeira e plantação, elaboração de cartazes, músicas, receitas de cozinha com bolotas… e outras ideias criativas!
Para conhecerem melhor o Dia Mundial da Bolota, consultem http://bologta.blogspot.com
Ajudem-nos na divulgação do Dia Mundial da Bolota reencaminhando este e-mail para todos aqueles que desejam um ambiente melhor.
Bom Dia Mundial da Bolota
Jorge Carecho

(1) O Dia Mundial da Bolota surgiu na Escola Secundária Quinta das Palmeiras (Covilhã), em 2009, e tem como principais objetivos a união de esforços com vista à recuperação da nossa floresta autóctone e a realização de atividades de Educação Ambiental.
(2) A comemoração do Dia Mundial da Bolota não necessita de qualquer inscrição. Em http://bologta.blogspot.com poderão encontrar alguns materiais úteis, tais como o “Manual da Bolota”. Se desejarem, contactem-nos por e-mail (bologta@gmail.com) para nos darem algum feedback das vossas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário