quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Administradora do Grupo José Maria Vieira (JMV) planta árvore na Mata do Buçaco



A administradora do Grupo José Maria Vieira (JMV), Rosa Maria Vieira, plantou uma árvore (Carvalho Alvarinho, Quercus Robur), hoje, no Pinhal do Marquês, em plena Mata Nacional do Buçaco (Luso, Mealhada).
A plantação enquadra-se no projeto de reflorestação que a Fundação Mata do Buçaco (FMB) tem vindo a desenvolver na referida Mata Nacional, que é candidata à classificação de Património Mundial da UNESCO.
Pedro Abrunhosa, Marisa Liz (Amor Electro), Assunção Cristas, Maria de Belém e Rui Reininho foram apenas algumas das figuras públicas nacionais que plantaram, este ano, árvores no Buçaco. Recentemente, também uma equipa de futebol dos Emirados Árabes Unidos plantou uma árvore no Buçaco. No dia 10 de novembro, às 15 horas, será a vez do cantor José Cid e da sua mulher, a pintora timorense Daniela Carrascalão, seguirem o mesmo exemplo.
Recorde-se que todo o trabalho de limpeza e reabilitação da Mata decorre no âmbito do projeto BRIGHT - “Bussaco´s Recovery from Invasions Generating Habitat Threats”, com o apoio do Programa LIFE+. Com a sua execução, a FMB visa a conservação/valorização de um habitat relíquia: o adernal, cuja distribuição mundial se circunscreve aos escassos hectares existentes no Buçaco; o controlo/erradicação de flora exótica invasora que ameaça o adernal e demais espécies/habitats da Mata, através de trabalhos de continuidade centrados no ensaio e aplicação de novas práticas de controlo, dirigidas a espécies arbóreas e herbáceas, algumas das quais nunca aplicadas no contexto nacional e outras apenas a escalas mais reduzidas; o envolvimento ativo, nas atividades de conservação/valorização e controlo/erradicação, de diversos públicos e entidades, e da sociedade civil em geral (residentes, alunos, turistas, entre outros), com a perspetiva de assegurar o exercício de uma cidadania ativa e responsável em prol da conservação da natureza e da biodiversidade.




SOBRE O GRUPO JMV:
Fundado na década de 60 do séc. XX, o Grupo JMV – José Maria Vieira dedica-se especialmente à torrefação dos cafés Torrié e à produção de vinhos da marca Borges. É também uma empresa de relevo na área de distribuição de bebidas de reconhecidas marcas nacionais e internacionais. As suas marcas estão presentes em mais de 50 países dos 5 continentes. Fatura cerca de 50M€/ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário