Na área da proteção civil, a prioridade do Executivo é a implementação de uma estratégia nacional de cariz preventivo e de "robustez operacional".
Para tal, é intenção do Governo promover a criação de unidades locais de proteção civil nas freguesias, enquanto "estruturas de concretização das ações fixadas pelas juntas de freguesia, em articulação com os serviços municipais de proteção civil".
Outro dos objetivos passa pelo "reforço do patamar municipal" do Sistema Nacional de Proteção Civil através da "descentralização de competências, consolidação dos serviços municipais de proteção civil e melhoria dos níveis de coordenação operacional à escala concelhia".
O Governo quer também o reforçar "a capacidade de monitorização e gestão dos riscos, dos sistemas de alerta e de aviso às populações e do envolvimento dos cidadãos para a construção de comunidades mais resilientes a catástrofes".
De acordo com as GOP, é ainda intenção do Governo valorizar o voluntariado, através do reforço do financiamento das associações e de novos incentivos aos bombeiros.
CMP//GC
Lusa/fim