quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Dias de Outono - Castanhas e Cogumelos

    
​Caros sócios e amigos da APTRAN

Depois da abertura do ciclo de atividades agrícolas com a Vindima tradicional, realizar-se-á a Apanha da Castanha e de Cogumelos na aldeia de Vilarinho - Bragança.

Em tons de castanho e verde chega o Outono, época em que homens e mulheres se dedicam à apanha da castanha, atividade complementar à agricultura tradicional, representando uma importante fonte de rendimento em Trás-os-Montes, sendo mesmo um dos produtos de maior importância económica na Terra Fria Transmontana.

Com a chegada do Outono surge também a época dos cogumelos silvestres, tesouro gastronómico, ecológico e económico de Trás-os-Montes.
Dando continuidade aos “Dias de Outono”, A ALDEIA e a APTRAN propõem assim a realização da Apanha dos cogumelos e da castanha, onde se pretende conviver e aprender com os habitantes locais de Vilarinho todo o conhecimento associado a este processo, mas também transmitir as boas-práticas em torno da recolha de cogumelos silvestres, assim como as técnicas associadas à tração animal moderna - transporte a dorso e em veículos das sacas de castanhas.

Animem-se, participem e colaborem na divulgação deste evento, toda a informação em http://www.aptran.pt/castanhascogumelos  / programa em anexo a este e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário