domingo, 23 de janeiro de 2011

Colaboradores da Sociedade da Água do Luso abraçaram iniciativa


Mil árvores plantadas na Mata Nacional do Buçaco

Cerca de 100 colaboradores da Sociedade da Água do Luso, SA plantaram, hoje, dia 21 de Janeiro, na Mata Nacional do Buçaco, cerca de mil árvores. Uma iniciativa a repetir.

Os voluntários começaram bem cedo a efectuar a limpeza e a reflorestação na zona do Pinhal do Marquês, um início de jornada que contou com a presença do Presidente da Fundação Mata do Buçaco, António Jorge Franco, a vice-presidente da Câmara Municipal de Mealhada, Filomena Pinheiro, e respectivos vereadores, José Calhoa e Júlio Penetra, que se associaram a esta iniciativa.

De acordo com Júlio Cabral, da Sociedade da Água do Luso, esta acção “virada para a comunidade” teve um significado muito especial para todos os envolvidos. “É nesta zona que a nossa água se infiltra”, sublinhou, garantindo que a iniciativa é para repetir.

Já para o Presidente da Fundação Mata do Buçaco, “este tipo de acções são fundamentais, no sentido que valorizam cada vez mais a Mata Nacional do Buçaco” e aproveita para agradecer “a todos os voluntários presentes na iniciativa, aos responsáveis da Sociedade da Água do Luso e à Fundação Floresta Unida”.

O Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (IcNB), com o apoio do Eng. João Silva, associou-se a esta acção de voluntariado ao fornecer 70 árvores para a plantação, nomeadamente, 25 azevinhos, 25 ginkgo biloba, 10 medronheiros e 10 prunus lauroceosus. 
As restantes árvores foram oferecidas pela Sociedade da Água do Luso e pela Fundação Floresta Unida.

Esta iniciativa acarretou também um grande simbolismo para as organizações e participantes envolvidos, já que se realiza no início do Ano Internacional das Florestas, declarado pelas Nações Unidas, e do Ano Europeu do Voluntariado e da Cidadania Activa, declarado pelo Conselho da União Europeia. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário