segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mais 500 árvores na Serra de Santa Justa


Acção de reflorestação contou com a participação de 80 pessoas

Cerca de oito dezenas de pessoas plantaram este sábado 500 árvores de espécies autóctones na Serra de Santa Justa, em Valongo, em mais uma acção de reflorestação e sementeira da serra considerada um dos «pulmões» do Grande Porto. Em declarações à Lusa, Carla Pardal, da Divisão de Proteção do Ambiente da Câmara de Valongo, afirmou que «a campanha de reflorestação e sementeira na Serra de Santa Justa, que decorreu em terrenos da autarquia, incluiu a plantação de sobreiros, carvalhos, medronheiros e castanheiros, espécies autóctones de Portugal».
A responsável da autarquia explicou que a tarefa que envolveu o movimento Limpar Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Valongo, Governo Civil do Porto, Comando Distrital da Protecção Civil e Quercus, foi «fazer o levantamento das árvores plantadas em outras campanhas de reflorestação dos últimos quatro anos, que não vingaram e substitui-las».
Esta campanha decorreu em terrenos municipais, disse, acrescentando que «o objectivo é que os privados adiram à iniciativa para reflorestar toda a Serra de Santa Justa».
«Estamos a começar pelos nossos terrenos, mas a intenção é plantar toda a serra», realçou Carla Pardal, um processo que pretende também acabar com o domínio da floresta de eucalipto, «menos resistente à propagação de incêndios» por espécies da região.
Em Novembro, a Câmara Municipal de Valongo assinalou o Dia da Floresta Autóctone com a plantação de 700 árvores numa área ardida da serra de Santa Justa, junto ao corredor ecológico.
A iniciativa dá sequência a diversas campanhas de reflorestação dinamizadas nos últimos três anos que já permitiram plantar na serra de Santa Justa cerca de 4.500 árvores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário