A Agência Espacial Europeia (ESA) disponibilizou um novo mapa global da superfície da Terra na Internet, oferecendo uma ajuda importante no âmbito dos estudos sobre as alterações climáticas e a perda de biodiversidade no planeta. O mapa, dez vezes mais detalhado que os já existentes, foi criado a partir de dados obtidos em 2009, pelo satélite Envisat, lançado em 2002.
O projecto foi apresentado em tempo recorde, em menos de um ano, devido à cooperação entre a ESA e a Universidade de Louvain, na Bélgica, utilizando o MERIS (Medium Resolution Imaging Spectrometer), com uma resolução de 300 metros. Actualmente, pode ser consultado online, através do portal GlobCover.
As legendas mantêm-se iguais às lançadas em 2005, ou seja, 23 classes de cobertura terrestre, baseadas no FAO’s Land Cover Classification System (LCCS), uma vez que pretendem ser coerentes e comparáveis. A validação será concluída durante esta semana e o relatório estará disponível em breve para download, no site GlobCover. in greensavers.
Nenhum comentário:
Postar um comentário