quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

DO TEMPO E DA PAISAGEM

Manual para a Leitura de Paisagens, assim diz o subtítulo deste pequeno livro DO TEMPO E DA PAISAGEM, que o Autor, Henrique Pereira dos Santos, nos apresentará no próximo dia 11 de Janeiro, na sede da Campo Aberto (Rua de Santa Catarina, 730-2.º, Porto).
Pequeno mas original e crítico, o que o torna motivo de sobra para uma troca de impressões sobre o território, o fogo, o prato, as ilusões, as paisagens artificiais, os micróbios, o tempo (que constam do nome dos vários capítulos) e sua influência na paisagem portuguesa.
Os interessados podem escolher entre a sessão que decorrerá às 18:00 e a das 21:30, pois o nosso convidado prontificou-se a aceder à solicitação de algumas pessoas que teriam dificuldade num desses dois horários.
O livro, autografado pelo Autor, poderá ser comprado na tertúlia (preço de venda ao público €9,30, para os sócios da CA 9,00).
Henrique Pereira dos Santos, arquitecto paisagista, tem uma carreira profissional essencialmente ligada ao ordenamento e gestão em áreas de conservação da natureza. Foi dirigente do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade vários anos, tendo ocupado o cargo de Vice-Presidente. É actualmente consultor independente na área da gestão da biodiversidade.
A entrada é livre e gratuita. Sugere-se no entanto deixar à entrada um contributo de 1 a 2 euros por pessoa (ou outro montante a decidir pelo próprio), como comparticipação nas despesas de organização.
Henrique Pereira dos Santos
Henrique de Menezes de Almeida Pereira dos Santos, nascido em 11 de Junho de 1960, em Huambo, Angola, casado e pai de quatro filhos, licenciou-se em Arquitectura Paisagista em 1983, em Évora.
Com uma carreira profissional essencialmente ligada ao ordenamento e gestão em áreas de conservação da natureza, trabalhou no Parque Natural de Montezinho, no Parque Nacional da Peneda-Gerês e no Parque Natural das serras de Aire e Candeeiros e nos serviços centrais do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade.
Coordenou vários planos de ordenamento e gestão de algumas das áreas protegidas em Portugal, trabalhou na avaliação de impacte ambiental, na visitação e turismo associado a áreas protegidas e na comunicação associada à gestão de áreas protegidas e da biodiversidade.
Esteve envolvido na coordenação do Plano Sectorial da Rede Natura 2000, bem como na preparação do novo regime jurídico da conservação e foi responsável operacional pela iniciativa Business and Biodiversity em Portugal.
Foi dirigente do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade vários anos, tendo ocupado o cargo de Vice-Presidente.
É actualmente consultor independente na área da gestão da biodiversidade, tendo publicado recentemente o livro Do Tempo e da Paisagem.
Organização Campo Aberto – associação de defesa do ambiente, reconhecida de utilidade pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário