sábado, 15 de janeiro de 2011

Madeira: sementes lançadas de avião vão reflorestar zonas ardidas

Medida anunciada pelo secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais

O secretário do Ambiente e Recursos Naturais da Madeira anunciou hoje que vão ser lançadas por via aérea, nos próximos dias, 380 quilos de sementes de plantas endémicas para reflorestar a área destruída pelos incêndios no Verão, noticia a Lusa. Manuel António Correia falava no decorrer da visita que ecfetuou ao viveiro florestal situado no Santo da Serra.
«A partir do meio aéreo lançaremos nessa cordilheira, numa área de cerca de dois mil hectares (¿) em lugares seleccionados, que nesta altura do ano têm condições para se fixar e depois crescer com o objetivo de ter essa cordilheira ainda melhor do que tínhamos antes dos incêndios», disse o governante madeirense.
Manuel António Correia disse que os 380 quilos de sementes de plantas endémicas foram recolhidos nos últimos meses por cerca de 350 voluntários e vão ser espalhados pela cordilheira entre os Picos Ruivo, Areeiro e Encumeada.
O responsável do executivo insular mencionou que nesta operação será utilizado o helicóptero «Merlin» da Força Aérea Portuguesa, apontando que deverá começar no próximo fim-de-semana.
Os incêndios que deflagraram no último Verão devastaram uma vasta área da floresta madeirense, incluindo o Parque Ecológico do Funchal, que ficou praticamente destruído, tendo sido desencadeada uma acção de limpeza e reflorestação dada a sua importância para a segurança da cidade. In diário
 

Se a moda pega, depois dos gastos com os aviões no combate vem os gastos no lançamento de sementes

Um comentário:

  1. Iniciativa de grande interesse. Esperemos que os resultados previstos sejam alcançados.

    ResponderExcluir